Deve ter piada nao saber tanto nao é :rir::rir::rir::rir: gostas-te. :lol:
se eu te disser pq que me estou a rir..
vais ver que é o contrario...
mas posso te dar uma dicas para começar:
1º o jet engine que falas sera um RB 211-22 ou outro 211-535,etc... e não 212 ,esse n existe.
2º e tu ? sabes qual a temperatura dos gases de escape? o EGT desse motor e desse tipo motores são no max do max 900ºc
no TOGA (takeoff / goaround),para ti eu explico : descolagem ou borrego; onde os motores sao puxados ao max por curtos periodos de tempo.
por ex . esse motor ja bastante cansado se alcançar entre 930ºc e 940ºc terá de ser durante um max de 20 sec, se for a 960ºc max 5 sec.. isto é dado em graficos!! 960ºc é area c (considerando a, b, c) acima deste parametros e os motores sao desmontados... for full repair, qualquer deste motores em TOGA, ou seja full throttle durante 5 min - 10 min, derretem literalmente as pás (FAN). isto só para dizer que ha muitos carros a fazerem temperaturas superiores a isto.
3º 16 camaras de combustao... essa foi demais. :clap: só tem 1 mesmo.
tem é varios stages de compressores, a dita "camara" de combustao e varios
stages de turbina.. podem ser 8 stages no compressor com variaçao de pressoes e 8 stages na turbina..
4º nem vou comentar o ferro fundido nem os parafusos em ouro.:axe:
5º esse motor no 747 esta obsoleto, ja é substituido pelos GENX ( GE-general electric)
6º maior parte dos materiais usados sao ligas ultraleves e alta densidade, tb aluminios, titanio, kevlar..etc,etc
7º cada vez baixam mais as temperaturas EGT. hi temp n= power
80% do power dos motores esta no ar frio que passa pela fan mas for fora do motor e por dentro da carenagem por isso os motores sao cada vez mais gordos por fora (a carenagem) e o motor em si pequeno.. esse ar frio que passa entre a carenagem do motor e o motor e sai a volta do nozzle da turbina... é o "segredo". :finga:
abraço