O tenente que te mostrou o despacho que te explique o resto..
Mas então não sabes? mostra-me lá onde está isso na lei!
Ou se os agentes têm dúvidas nós é que temos de mostrar em IPO B que estamos legais, mas quando nós temos dúvidas os agentes mandam-nos perguntar aos superiores deles? Quando não sabem uma regra, que não são obrigados a saber tudo de cor, não vão ver ao código? Ou dizem "vou multar porque acho que parar alí é ilegal.." Então porque não perguntam a quem sabe e tem competências se uma barra é legal ou não? Quando o próprio IMTT diz "essa barra é legal, tem a declaração da seat a dizer que é homologada para esse chassi nº 11223344, não precisa de a colocar no livrete.. mas se não quer chatices com a polícia de o mandarem a IPO B perder tempo, então sugiro colocar no livrete..." Eu sei a lei e o código da estrada.. prova-me, mostra-me, diz-me qual é o decreto ou alínea onde diga claramente que o "prevaricador" têm direito a indemnização completa por todos os danos caso se prove que a IPO B está OK, e que não é só o dinheiro da coima em depósito que é ressarcida.. Falar é fácil..
E mais uma vez digo. É preciso senso comum e saber aplicar a lei. Senão, mais uma vez digo que, se a opinião de agentes é essa, então sou obrigado a concordar com os agentes que são condenados por teres disparado contra criminosos que fugiam ou colocavam outros em perigo, porque é o que está na lei.. (não concordo obviamente, mas é o mesmo principio..)
edit: eu estou a perguntar uma coisa muito simples.. concordo 100% com coisas que não são legais, concordo que multem a 121 km/h, concordo que tentem multar se o condutor se começar a armar aos pincaros.. agora não é justo alguém ser enviado para IPO B legal por causa de "dúvida" muito menos, uma vez provada inocência, não ser indemnizado por tudo.