BioDiesel!

Biodiesel, Alternativa?


  • Total voters
    447
Tenho um amigo meu que tem um golf 2 motor 1.9 td usa oleo vegetal queimado, o oleo de casa e de restaurantes daqui guardam o oleo e ele vai la buscar so filtra o oleo e mete directo no deposito sem fazer qualquer mistura ja anda assim algum tempo e nao tem problema nenhum
 
Tenho um amigo meu que tem um golf 2 motor 1.9 td usa oleo vegetal queimado, o oleo de casa e de restaurantes daqui guardam o oleo e ele vai la buscar so filtra o oleo e mete directo no deposito sem fazer qualquer mistura ja anda assim algum tempo e nao tem problema nenhum
é um caso de sorte. pois gastar óleo não é assim tão linear como isso, muito menos o usado, senão andávamos todos no mesmo.
 
so por curiosidade, encontrei estas duas fotos em que o dono andava a usar biodiesel vendido em bombas
smaller_top_cover.jpg

shopstuff_0111.jpg


se alguém não vir nada de anormal esta é uma foto de uma bomba limpa..
Fuel_Pump_Temp_Sensor_04a.jpg


também já vi um relato de um PD que teve de ser reconstruido totalmente por andar a óleo de fritar. teve de levar quase tudo novo, pois o óleo mal queimado, agarra aos segmentos, mistura com o óleo do motor e acaba por o gripar totalmente.
 
Tenho um amigo meu que tem um golf 2 motor 1.9 td usa oleo vegetal queimado, o oleo de casa e de restaurantes daqui guardam o oleo e ele vai la buscar so filtra o oleo e mete directo no deposito sem fazer qualquer mistura ja anda assim algum tempo e nao tem problema nenhum
ele faz isso num motor de injeção indireta... Eu também faço (óleo vegetal a 100% no verão e mistura de óleo vegetal com gasóleo no inverno) há bastante tempo, mas uso óleo novo comprado em promoções não me interessando pela marca do óleo a aplicar (já tem tido promoções do óleo vegetal a metade do preço do gasóleo). Não arrisco a andar a filtrar óleos usados, pois ficam sempre partículas microscópicas, e para elas desaparecerem totalmente tem de se aplicar uns químicos no óleo.

é um caso de sorte. pois gastar óleo não é assim tão linear como isso, muito menos o usado, senão andávamos todos no mesmo.
Neste caso a única sorte que vejo é um injetor não ter ficado preso por causa de uma partícula pequena quase invisível do óleo filtrado. óleo vegetal não é para todos os motores. Quem pode... pode! Quem não pode põe gasóleo :cool:

também já vi um relato de um PD que teve de ser reconstruido totalmente por andar a óleo de fritar. teve de levar quase tudo novo, pois o óleo mal queimado, agarra aos segmentos, mistura com o óleo do motor e acaba por o gripar totalmente.

Strikerofdeath, quando um motor de injeção indireta com bomba bosch ve (motores vw 1.5D, 1.6D, 1.6TD, 1.9D ou 1.9TD) gripar apenas por causa de queimar óleo vegetal novo avisa, pois tal seria uma novidade...

No meu de injeção indireta com bomba bosch ve ponho óleo vegetal (mais barato, melhores consumos e melhores prestações), mas penso 1000 vezes antes de por biodiesel...
 
ele faz isso num motor de injeção indireta... Eu também faço (óleo vegetal a 100% no verão e mistura de óleo vegetal com gasóleo no inverno) há bastante tempo, mas uso óleo novo comprado em promoções não me interessando pela marca do óleo a aplicar (já tem tido promoções do óleo vegetal a metade do preço do gasóleo). Não arrisco a andar a filtrar óleos usados, pois ficam sempre partículas microscópicas, e para elas desaparecerem totalmente tem de se aplicar uns químicos no óleo.


Neste caso a única sorte que vejo é um injetor não ter ficado preso por causa de uma partícula pequena quase invisível do óleo filtrado. óleo vegetal não é para todos os motores. Quem pode... pode! Quem não pode põe gasóleo :cool:



Strikerofdeath, quando um motor de injeção indireta com bomba bosch ve (motores vw 1.5D, 1.6D, 1.6TD, 1.9D ou 1.9TD) gripar apenas por causa de queimar óleo vegetal novo avisa, pois tal seria uma novidade...

No meu de injeção indireta com bomba bosch ve ponho óleo vegetal (mais barato, melhores consumos e melhores prestações), mas penso 1000 vezes antes de por biodiesel...

agora falaste bem, óleo novo, estamos entendidos então.
 
o Ax já vai no segundo dono... e com mais 30 e tal mil no pelo...
e continua na paz... filtros de vez em quando e OV usado :rir:

lembram-se do AX??? hehehe
ainda anda ai... já passou largamente a barreira dos 400mil, pelas minhas contas já vai perto dos 70 mil a OV usado em percentagem nunca inferiores a 60% OV... hehehe
e continua do aço e a cheirar ao risol... pena estar a ficar cada vez mais complicado arranjar óleo de batata....
 
Baos pessoal,
Nao sou muito entendido nesta area, recentente comprei um saxo1.5d de 1997 para substituir o meu VP no dia a dia sera que posso misturar OV com gasoleo neste motor?

Abraço
 
Baos pessoal,
Nao sou muito entendido nesta area, recentente comprei um saxo1.5d de 1997 para substituir o meu VP no dia a dia sera que posso misturar OV com gasoleo neste motor?

Abraço

podes á vontade...
cvomeça com percentagens baixas e vai aumentando... vais ter problemas do filtro de gasóleo em breve... depois trocas e a partir dai é traquilo....
ao principio o OV vai soltar mt trampa que está no deposito....
 
Boas pessoal...
Acerca de Biodiesel e Oleos usados á muitas historias por aí...
Por experiência própria, já vi varios carros a funcionar com 50% gasóleo e 50% oleo usado filtrado, e funcionam na perfeição, mas em vez de sair aquele fumo com cheiro a oleo queimado do motor, sai um fumo com um cheiro semelhante aos vapores que ficam dentro de casa quando se fazem batatas fritas :p
Quanto ao Biodiesel, antigamente todos diziam que era a inovação, que seria o futuro.. Mas atravéz de algumas pesquisas e histórias que ouço, já me explicaram que estiveram para construir fábricas em França (julgo eu) destinadas ao fabrico de Biodiesel, mas para que o biodisel chegasse a todos os cantos do mundo, seria necessário uma grende área em terrenos para a plantação de vegetais para extrair os seus oleos... e que a produção destes seria muito maior do que a produção actual para a nossa alimentação (ou seja, teria que haver uma produção gigante de alimentação para os nossos carros, e nós quase que ficariamos em segundo plano) :p
Pronto, isto está um bocado confuso e não sei se está tudo certo, mas são apenas historias que fui lendo e ouvindo :p

imgres
 
em motores D já vi alguns com biodiesel, o cheiro é que jasus, dava pra vomitar enquanto não havia espaço para passar o carro em questão.

agora no meu carro isso não entra decerteza, apenas gasóleo normal
 
em motores D já vi alguns com biodiesel, o cheiro é que jasus, dava pra vomitar enquanto não havia espaço para passar o carro em questão.

agora no meu carro isso não entra decerteza, apenas gasóleo normal
estás a falar de biodiesel ou óleo vegetal?
não uso biodiesel mas conheço quem use e aquilo não deita cheiro :)
uso óleo vegetal e o cheiro é como descreves (ou pior). haja cheiro do AÇOOOO :rir::rir:

p.s.-> vê lá se me mandas uma pm com o teu número de telemóvel para quando eu passar na pvz te mandar um sms.

cumps
 
Boas pessoal...
Acerca de Biodiesel e Oleos usados á muitas historias por aí...
Por experiência própria, já vi varios carros a funcionar com 50% gasóleo e 50% oleo usado filtrado, e funcionam na perfeição, mas em vez de sair aquele fumo com cheiro a oleo queimado do motor, sai um fumo com um cheiro semelhante aos vapores que ficam dentro de casa quando se fazem batatas fritas :p
Quanto ao Biodiesel, antigamente todos diziam que era a inovação, que seria o futuro.. Mas atravéz de algumas pesquisas e histórias que ouço, já me explicaram que estiveram para construir fábricas em França (julgo eu) destinadas ao fabrico de Biodiesel, mas para que o biodisel chegasse a todos os cantos do mundo, seria necessário uma grende área em terrenos para a plantação de vegetais para extrair os seus oleos... e que a produção destes seria muito maior do que a produção actual para a nossa alimentação (ou seja, teria que haver uma produção gigante de alimentação para os nossos carros, e nós quase que ficariamos em segundo plano) :p
Pronto, isto está um bocado confuso e não sei se está tudo certo, mas são apenas historias que fui lendo e ouvindo :p

imgres

Sim e verdade ate dei isso a fisico quimica e ja li um artigo a dizer o mesmo..:D
Mas nao esta de parte essa ideia, estao a espera de conseguirem formas mais rapidas e mais baratas..
 
não sei deram por ela mas nos pd no manual e no tampo do gasóleo vem a dizer que os pd não aceitam biodiesel derivado a depois médio longo prazo terem bastantes problemas
 
não sei deram por ela mas nos pd no manual e no tampo do gasóleo vem a dizer que os pd não aceitam biodiesel derivado a depois médio longo prazo terem bastantes problemas
por isso é que ja deixei as bombas como prio e assim.
perguntei uma vez a um funçionario da prio se o gasoleo continha biodiesel "agora todos os gasoleos trazem biodiesel misturado" disse logo para so meter 5€
 
não sei deram por ela mas nos pd no manual e no tampo do gasóleo vem a dizer que os pd não aceitam biodiesel derivado a depois médio longo prazo terem bastantes problemas

No meu não diz nada nem num sítio nem noutro. Será por não ter sido comprado em Portugal e cá eles gostarem de chular o pessoal?
Aliás cheguei a fazer uns 40 mil km só com biodiesel e nunca aconteceu nada.
 
O biodiesel é tão mau, assim como o GPL. GPL é pessimo, nem pode entrar nos parques subterraneos, mas só cá em Portugal.... No resto da Europa pode. Penso que cá finalmente vão passar a permitir.

As marcas só não dizem para o pessoal por lá biodiesel por 2 motivos, o primeiro é porque o biodiesel ou é bem feito ou dá porcaria. O segundo e o mais importante, INTERESSE.

O que não falta por aí é malta a usar tanto biodiesel como oleo vegetal directo (ovd) que está satisfeita e não tem qualquer problema, muito pelo contrário só tem vantagens.
 
Já fiz a mesma pergunta, ao que me responderam que o oleo até tem mais octanas que o gasóleo. Fiquei +- na mesma, porque de octanas só as da gasolina.

O gasoleo nao tem octanas, tem cetano.

"Biodiesel tem propriedades lubrificantes melhores e muito mais alto número de cetano que os atuais combustíveis diesel de mais baixo teor de enxofre. Além do biodiesel reduzir o desgaste do sistema de combustível,[31] e em níveis baixos em sistemas de alta pressão aumenta a vida útil do equipamento de injeção de combustível que depende do combustível para a sua lubrificação. Dependendo do motor, isso pode incluir a bombas de injeção de alta pressão, bomba injetoras (também chamado injetores de unidade) e injetores de combustível.
Automóveis Mercedes a diesel são populares por serem dos mais antigos a rodar com biodiesel
O poder calorífico do biodiesel é de cerca de 37,27 MJ/L.[32] Esta é 9% inferior ao óleo diesel derivado
"

http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiesel
 
Back
Top