Admissão de Ar? Solução barata à vista?!

Boas...

Tenho um 1.4 16v e Queria saber o que o pessoal alterou para a entrada de ar, se apenas filtros de caixa, se kit's completos de admissão... :brilho:

Será que se nota o rendimento se puser um filtro de caixa tipo KN em relação ao original descartável?

Filtro de caixa passa na IPO e não dá tanto nas vistas porque não é necessário tirar a tampa do motor... já se tirar a tampa e puser um kit admissão é reprova logo certo? :redcard:

A única coisa que que para já fiz no 1.4 16v foi retirar o 1º estrangulador que está logo atrás da válvula, falta-me retirar o 2º estrangulador lá atrás a beira do filtro. Mas para já notei que se pisar a fundo ouve-se um ronco que não se ouvia dantes :D
 
Last edited:
Estás a falar do estrangulador que está à entrada do filtro, aquilo que parece um funil certo?

Só não estou a ver onde é que está o 2º...:rolleyes:
 
Estás a falar do estrangulador que está à entrada do filtro, aquilo que parece um funil certo?

Só não estou a ver onde é que está o 2º...:rolleyes:

Sim esse...

O outro que estou a falar é uma peça em plástico parecido com uma cortina que está preso a uma mola, logo no começo da entrada de ar quente que vem de baixo...

pict0006j.jpg


Ao retirar isto supostamente vai entrar mais ar porque não tem esta cortina a tapar a entrada.
 
Isso é uma clapeta que faz de by-pass entre o ar quente que bem dos colectores de escape e a entrada de ar frio...;)
Essa mola faz-te abrir a clapeta para entrar ar quente enquanto o motor ainda está frio.
A respectiva mola é accionada com o aumento da temperatura fechando a clapeta, assim com o motor já quente, só te entra ar frio.

Deixa lá estar isso, o que podias fazer seria bloquear isso de maneira a ficar sempre fechado mesmo com o motor a frio. :ideia:

Cumps
 
Isso é uma clapeta que faz de by-pass entre o ar quente que bem dos colectores de escape e a entrada de ar frio...;)
Essa mola faz-te abrir a clapeta para entrar ar quente enquanto o motor ainda está frio.
A respectiva mola é accionada com o aumento da temperatura fechando a clapeta, assim com o motor já quente, só te entra ar frio.

Deixa lá estar isso, o que podias fazer seria bloquear isso de maneira a ficar sempre fechado mesmo com o motor a frio. :ideia:

Cumps

exactamente...
isso é o sensor de entrada de ar que está na "tampa do motor", se retirares, garanto-te que vais notar que tens menor resposta no acelerador, entra mais ar quente constantemente vindo dos colectores tal como foi dito...
deixa estar isso... já o outro, estamos de acordo...
bota filtro de caixa, ou BMC's ou mesmo admissão directa, só pelo ronco depois nao queres outra coisa e fica melhor em resposta e andamento........ :p
 
Mete um CDA n metas filtro d caixa. Bem puxadinho à frente fikas c boa resposta e um barulho mais agradavel.
 
Sim, mas...

O barulho não é sinónimo de andamento, digo isto porque tb tenho uma CDA e sem dúvida que o barulho é viciante, mas o certo é que em termos de andamento deixa um pouco a desejar...:rolleyes:

Penso que a solução mais eficaz e barata e também não dá tantas chatices (IPO's e Afins), seria colocares um bom filtro de caixa + o restritor fora.

Ah... e já agora...

Também são mais fáceis de limpar.
 
Last edited:
Pois...o melhor será então voltar a colocar a clapeta, e então retirar o estrangulador à entrada do filtro :D

E não entrar em BMC's e admissões directas, primeiro porque não quero investir muito, só melhorar um bocado as baixas, e segundo porque já tenho o xénon para andar ilegal e para tirar nas IPO's e assim era mais uma chatice. :mad:

A minha dúvida é restringindo a questão a um filtro de caixa, será que vale a pena 40 ou 50 euros por um filtro tipo KN? :bored::bored::cool::cool:
 
Sim, mas...

O barulho não é sinónimo de andamento, digo isto porque tb tenho uma CDA e sem dúvida que o barulho é viciante, mas o certo é que em termos de andamento deixa um pouco a desejar...:rolleyes:

Penso que a solução mais eficaz e barata e também não dá tantas chatices (IPO's e Afins), seria colocares um bom filtro de caixa + o restritor fora.

Ah... e já agora...

Também são mais fáceis de limpar.

Já vi uns testes d potência num forum brasileiro em k o CDA dava em media 5/6cv e o filtro d caixa praticamente nada. Tem mais do k logica, s vens buscar o ar fresco à frente ainda por cima entra c maior velocidade é natural k seja mais eficaz k um d caixa. Eu meti uma box e n notei nada, já c CDA senti bastante e basta ir ver os testes d potência aki do forum apenas c BMC pa comprovar a sua eficacia... claro k n é o equivalente a uma repro num tdi, mas aos pcos s vai buscar + uns CV ;)
 
Pois...o melhor será então voltar a colocar a clapeta, e então retirar o estrangulador à entrada do filtro :D

E não entrar em BMC's e admissões directas, primeiro porque não quero investir muito, só melhorar um bocado as baixas, e segundo porque já tenho o xénon para andar ilegal e para tirar nas IPO's e assim era mais uma chatice. :mad:

A minha dúvida é restringindo a questão a um filtro de caixa, será que vale a pena 40 ou 50 euros por um filtro tipo KN? :bored::bored::cool::cool:

Em termos de filtragem não há nada melhor que um filtro de papel, mas tens de os mudar a cada 30mil e quando eles começam a ficar colmatados com sujidade o motor recente-se... Os filtros de caixa/substituição são feitos de fibras de algodão são menos restritivos e não precisas de os substituir, tu próprio é que fazes a limpeza deles...

Por isso acho que compensa...

Já, agora... existem tb filtros feitos em espuma, mas não sei qual a real eficácia desse tipo de filtro. A ideia que tenho é que eles ainda são menos restritivos que os de algodão. Por isso são menos eficazes na filtragem...:rolleyes:

Já vi uns testes d potência num forum brasileiro em k o CDA dava em media 5/6cv e o filtro d caixa praticamente nada. Tem mais do k logica, s vens buscar o ar fresco à frente ainda por cima entra c maior velocidade é natural k seja mais eficaz k um d caixa. Eu meti uma box e n notei nada, já c CDA senti bastante e basta ir ver os testes d potência aki do forum apenas c BMC pa comprovar a sua eficacia... claro k n é o equivalente a uma repro num tdi, mas aos pcos s vai buscar + uns CV ;)
Sim, acredito que tenha esses ganhos, se fores ao site da BMC tb têm lá gráficos de potencia...

Eu quando levei o meu ao IPO, tive de retirar a minha CDA e andei uns tempo com filtro OEM e sem o restritor e olha que não notei grandes diferenças na resposta motor... talvez nota-se um pouco mais fraco em altas e menos barulho, claro... mas nada de diferenças notórias. ;)

O que seria se tivesse um filtro de caixa K&N ou BMC???
 
Last edited:
Sim, acredito que tenha esses ganhos, se fores ao site da BMC tb têm lá gráficos de potencia...

Eu quando levei o meu ao IPO, tive de retirar a minha CDA e andei uns tempo com filtro OEM e sem o restritor e olha que não notei grandes diferenças na resposta motor... talvez nota-se um pouco mais fraco em altas e menos barulho, claro... mas nada de diferenças notórias. ;)

O que seria se tivesse um filtro de caixa K&N ou BMC???

Mas tenhu a certeza k tb gostas do som kd o CDA abre a boca cada x k puxas por ele, só por isso apenas axo k vale a pena um CDA, mas n necessariamente um BMC k sao caros. Há mts CDA´s por ai, eu tenhu um da raceland e a semana passada fiz uns ajustes e ficou mm à maneira, dei 100€ por ele no Caracol tuning, bastante acessivel :p
 
Eu pela experiência de já ter experimentado todas as soluções, com filtro de origem, com filtro de caixa K&N e com admissão K&N + puxada de ar à frente, o que noto é que do 1º setup stock, para este último com admissão, há boas diferenças, vale a pena em todos os aspectos de rendimento, potencia, resposta e até consumos (se formos comedidos). óbvio k não ficamos com um avião, mas é o melhor possível sem entrar em aventuras de colectores, linhas, cams, etc.....
quanto ao setup de recurso (filtro de caixa), é uma boa solução, apenas peca pelo facto de que o ar está restringido a entrar tal como de origem, de resto, ronca menos é verdade do k com CDA e tem menos ponta, não há duvidas, agora em resposta é igual a uma CDA ou admissão e pouco se nota em baixas as diferenças, engasga mais talvez quando pisas repentinamente.

já agora alguém arranja uma tampa/caixa do filtro do nosso motor?? a que diz 1.4, ou 1.4 16v nos golf e skoda :rolleyes:
 
Hum...pois...

Vi na secção de vendas o tokyoracers a vender admissões tipo as DIA em plástico, a 60 e poucos euros, se puser aquilo e com tubagem a vir buscar ar cá em baixo a grelha deve ficar bom não? E talvez ainda dê para montar a tampa do motor por cima daquilo para não dar nas vistas.

Um filtro de caixa tipo KN também fica caro, 50 ou 60 euros, por isso não sei se vale a pena porque como disseste o ar continua restringido pelo circuito da tampa do motor.
 
Então mas qual e o estrangulador que se pode tirar??? Onde está e como se tira??? xD Desculpem a ignorancia...[-o<[-o<
 
Então mas qual e o estrangulador que se pode tirar??? Onde está e como se tira??? xD Desculpem a ignorancia...[-o<[-o<

Que motor tens, ano e modelo??
dependendo disso, se tiveres uma tampa/caixa de filtro no motor a dizer 1.4, ou 1.4 16v em alguns casos, isto para um Ibiza 6L, ou Skoda, ou Golf (pelo que conheço), dentro dessa mesma "tampa" grande preta onde tem o filtro, abres tirando os parafusos todos k tem pra teres acesso ao filtro e encontras umas peça plástica tipo um funil, e é sacar isso fora k não tá a fazer nada...
 
Eu no meu tenho assim, é um Polo, mas ja da para perceber, essa tampinha que tiras-te, no meu ficou la, mas esta colada no sentido em tapar a entrada de ar da cave de roda, o seja, de momento so apanha ar da frente.... Espero ter ajudado, e quanto a melhorias... bem melhor

08102008hi8.jpg


08102008001il7.jpg


08102008002dp2.jpg


08102008004ye3.jpg


08102008005hc5.jpg


08102008006ph4.jpg


08102008007km4.jpg
 
Back
Top