krubs, acho esta "conversa" completamente estúpida...
no meu caso não se tratou duma questão económica pois o meu carro custou o msm que um 130 sport van..simplesmente não gosto de comerciais..e dar 25000€ por um ibiza 1.9tdi de 5 lugares :roll: por esse preço tenho outras opções bem mais aliciantes..
mas falando de consumos..
por mais que me esforçe e escafie o carro ao máximo nunca conseguirei atingir consumos de 9L/100....já fiz AE porto aveiro sempre a 170km/h e não passou dos 7,2L/100 no CB....motor stock claro..
enquanto que numa 130 conheço quem tenha feito 10L/100 sem grande dificuldade em AE....
eu sei que vocês não gostam de mancos, ou melhor 1.4tdi (sim, pk os 1.2 a gasolina tb são mancos mas ninguém fala nisso), mas dizer que gastam mais que um tdi 130? por amor de deus....contem-me outra anedota que esta não tem piada....
pelo teu raciocínio quanto maior o motor (diga-se mais cilindrada) menor é o esforço a que está sujeito o motor para puxar o msm carro..até aki tamos de acordo..
ambos com jantes 16, o 1.4tdi puxa menos cerca de 120kg em relação ao 1.9tdi..não será o msm esforço? deve andar lá perto..pensa bem....
porque não metes lá um 3.0 tdi? pode ser que nem precise de gasóleo para andar...