Tudo sobre os nossos 1.9d, Km's, velocidade, etc..

Lima6k diz:




Senao tiveres EGR, como no meu caso,,,nem precisas de limpar os colectores,,poi no maximo estarao humidos de oleo,,,,,sem ter perdido diametro interior de admisao do ar.

Estou a "inventar" um sistema electromecanico de aproveitamento de ar,,,,para os nossos 1.9d, se td correr bem:drool: dou novidades aos interessados por PM

o do Majinbo tem egr, e normal que o colector de admissao dele esteja bues de sujo..
nao vai ter ganhos brutais apenas ira notar o carro mais solto 1 cadinho pk o motor ira respirar melhor.
 
O meu tem...mas se limpar os colectores vo ter ganhos? recentement vou tirar o Kat, puxada d ar com Konico, e dar debito...mais sugestoes pa fikar makina infernaal? :D

tens egr entao tapa-a e ao mm tempo limpa os colectores e dá uma polidela interna neles k isso deve tar com uma pasta d lixo, lol. além disso k disseste tira tb a panela silenciadora. o conico com puxada convem tar dentro d uma cx p apanhar sp com ar frio.
mas s keres mm 1 makina infernal podes abrir janelas d colectores admissão, respectivas janelas da cabeça d motor, trabalhar internamente cabeça motor (retirar akelas arestas e polir tdo), rebaixar cabeça motor... mas isto já comporta gastos maiores (€€€€).
isso dos injectores tb ando interessado em saber s há alguns melhores p lá...
 
a minha ibiza 6k 1.9D kuando xega lá à temperatura d ligar a ventoinha do radiador, liga-a mas só durante uns 6s dpois passado outros 6s d desligar liga outra vez e assim sucessivamente. isto não m parece um procedimento normal, poix lembro-me dessa ventoinha ligada durante mais tempo e só uma vez em vez d andar em alternancias...

e sugestões pa isto?
 
Hum....2400Cc o de 78cv do ano 92? ou a de 130cv a mais recente?segundo m parece a mais nova tambem e' D! o de 130 nao será mta jarda :D?
 
Nunca ovi falar de tal coisa...ja me aconteceu foi andar co carro e a ventoinha nao disparar...e o carro akecer como e' obvio...mas isso de desligar e ligar nao tera a ver com um mau contacto?
cumps

julgo k poderia ter a ver com mau contacto se o desligar e ligar nao fosse temporizado em 6s...
 
a minha ibiza 6k 1.9D kuando xega lá à temperatura d ligar a ventoinha do radiador, liga-a mas só durante uns 6s dpois passado outros 6s d desligar liga outra vez e assim sucessivamente. isto não m parece um procedimento normal, poix lembro-me dessa ventoinha ligada durante mais tempo e só uma vez em vez d andar em alternancias...

situação aparentemente resolvida. hj dedikei um bocado da tarde p ver isto lá na terrinha (a minha 6k enkuanto não preciso dela ta na terrinha, até fica a maioria das vezes na rua lá sem prob nenhum, pk aki em gmr é uma gatunagem...). 1º fui ver os fusiveis e tavam bons e dpois passei p o motor da ventoinha e reparei k há 3 cabos k vão aí dar -> 1 castanho e 2 vermelhos com lista branca, sendo um dos vermelhos mais grosso k o outro. lembrei-m lgo dos motores d arranke e pensei k o castanho seria massa, o vermelho grosso +12v e o vermelho fino +12v ligado ao sensor da ventoinha p passar corrente vinda do sensor kuando a agua xegasse a determinada temperatura. nos meus testes com o busca-polos reparei k o castanho era mm massa e os vermelhos nao tinham kualker corrente com motor desligado ou em funcionamento. aproveitei p passar bala na ficha do motor da ventoinha e continuou a nao dar kk corrente nos cabos vermelhos. entao liguei a ficha p ver s continuava a funcionar da mm forma (incorrecta) e kuando a agua akeceu bem, a ventoinha disparou normalmente sem alternancias. cmo aparentemente ja tava bom nao kiz mexer + p não estragar, lol, mas fikei sem saber o k era...
 
boas
epa, hoje quando cheguei a casa, e depois de uma pequena volta nas calmas, levanto o capot, para ver la umas cenas, e toquei nos tubos de gasoleo.. ate me queimei com tao quente que aquilo estava... depois vis os k ao de burraxa e estavam na mesma a escaldar... sera normal??? ate fiquei burro... isto num 6l pd130
 
Digam-me cá uma coisa... Vejo praí o pessoal a meter radiadores de gasóleo e de óleo nos TDi's!

Googlei um bocado e deparei-me com esta afirmação de um user do clube golf acerca do radiador de gasóleo num motor 1.9D:

Mas o gasoleo quanto maior for a diferença de temperatura entre ele e o motor melhor é o seu aproveitamento caso nunca tenhas reparado quando andas com um carro a gasoleo sem turbo e obviamente sem intercooler ele de inverno gasta menos e desenvolve melhor do que no verão eu digo isto porque tive um motor 1.9d e o radiador de gasóleo dá maior rendimento é bom de meter mas não sei preço de nenhum.

Vale a pena instalar um radiador de gasóleo no 1.9D? Que benefícios é que poderão advir da instalação de um radiador de gasóleo?

Então pessoal, ninguém mais tem opinião acerca deste assunto?

Noutro fórum disseram-me que num motor de origem, como o meu, poderá haver uma ligeira diminuiçao de consumo mas o radiador mais aplicaçao da para diferença durante muito tempo e que o ganho não é zero pois ajuda a prolongar a pontencia durante mais tempo, mas não dá cavalos (penso que esta parté é óbvia pra todos nós!).

Portanto, que me dizem?

 
Nao vai ser o Konico que te vai dar mais rendimento... Isso só vai fazer barulho e dar cabe dos segmentos...

Deixa me discordar contigo...hoje testei co conico e pralem do ronco q tem, senti o carro mais solto a partir das 2000rpm...quanto a dar cabo dos segmentos? n digo q nao...e' possivel!
Cumps
 
Deixa me discordar contigo...hoje testei co conico e pralem do ronco q tem, senti o carro mais solto a partir das 2000rpm...quanto a dar cabo dos segmentos? n digo q nao...e' possivel!
Cumps

tas a dar cabo do D para comprares 1 tdi

isso num te vai dar + força pa so da e ronco!!

abraço lagarto
 
tas a dar cabo do D para comprares 1 tdi

isso num te vai dar + força pa so da e ronco!!

abraço lagarto

:arrow: no meu 6k 1.9D tenho lá uma cx d ar cilindrica stock d outro carro aplicada com uma puxada d ar. por acaso esse carro ate já foi meu, e kuando era comprei 1 filtro KN especifico p essa cx k por acaso é conico, e notou-se algum rendimento nesse carro. cmo vendi o carro e fikei com isso adaptei ao ibiza 6k e nota-se bem a força...

:arrow: lima6k, continuas a gostar mto d postar neste tópico, isso é sinal d saudades e ainda vais arranjar outro 1.9D (ou o mesmo) :rolleyes:

:arrow: ando a tentar arranjar outra forma d puxar o ar sem ser atraves do sitio do farol d nevoeiro direito k fica uma beca xunga andar com o lado eskerdo tapado e o direito aberto e tb não sou apologista d por redes nos 2 buracos... aceitam-se sugestões ou ideias, não eskecendo akele radiador big k por lá anda...
 
boas
epa, hoje quando cheguei a casa, e depois de uma pequena volta nas calmas, levanto o capot, para ver la umas cenas, e toquei nos tubos de gasoleo.. ate me queimei com tao quente que aquilo estava... depois vis os k ao de burraxa e estavam na mesma a escaldar... sera normal??? ate fiquei burro... isto num 6l pd130

andaste a por isso a fumar mto, é o k dá :rir: :rir: :rir: :rir:
 
:arrow: no meu 6k 1.9D tenho lá uma cx d ar cilindrica stock d outro carro aplicada com uma puxada d ar. por acaso esse carro ate já foi meu, e kuando era comprei 1 filtro KN especifico p essa cx k por acaso é conico, e notou-se algum rendimento nesse carro. cmo vendi o carro e fikei com isso adaptei ao ibiza 6k e nota-se bem a força...

:arrow: lima6k, continuas a gostar mto d postar neste tópico, isso é sinal d saudades e ainda vais arranjar outro 1.9D (ou o mesmo) :rolleyes:

:arrow: ando a tentar arranjar outra forma d puxar o ar sem ser atraves do sitio do farol d nevoeiro direito k fica uma beca xunga andar com o lado eskerdo tapado e o direito aberto e tb não sou apologista d por redes nos 2 buracos... aceitam-se sugestões ou ideias, não eskecendo akele radiador big k por lá anda...


LOL hoje ia fazer uma puxada e deparei me com o mesmo problema amigo!....no meio akele radiador gigante no lado direito do farol d nevoeiro o ganxo...o q fazer?so se for como nos hondas...cortar os xokes pa fazer a puxadaaaaa:rir::rir::rir: lolol tou no gozo...mas n sei bem q fazer tamem!
 
Bom... não sou novo por cá, mas na maioria das vezes só cá venho para acompanhar e sinceramente não posto muito. No entanto não deixa de ser interessante e deveras caricato que hajam tantos 1.9D como o meu.

Mas, falando do que realmente interessa... o meu já conta com 263.000 kms e uns trocos, relativamente a problemas... ora... nada de relevante, a não ser a bomba de água que avariou e foi substituida.
No entanto, esta avaria poderia ter sido bem pior se uns dias antes eu não tivesse reparado num pormenor que me deixou intrigado, ou seja.

Desmontei o quadrante para colocar lá os novos manometros, e reparei que faltava a lâmpada da temperatura!!! Como tinha algumas guardadas coloquei uma naquele sitio.
Foi o que me valeu, pois dias depois ia eu descansadinho na variante para Vila Verde quando olho para o quadrante e vejo a luz acesa, e consequentemente a temperatura a rossar o vermelho. Foi a minha salvação. Agora eu pergunto, já alguém detectou isso?

De resto, o rapazinho, ou rapariga (comercial) só quer é gasoil.
Foram substituidos, recentemente os discos e respectivas pastilhas.

Quanto ao que por aí se fala de filtros cónicos e tal, por acaso já tive uma experiencia do género com um green, que acabei por retirar por vários motivos. Primeiro, o carro era, na altura, conduzido habitualmente pela minha mulher que se queixou do enorme ronco incomodativo que fazia, para além de consumir mais e andar menos! Conclusão... caixa de filtro normal no sítio.

Recentemente, ofereceram-me uma panela final com ponteira oval, e como andava mortinho por colocar uma coisa daquelas, fiquei hilariante.

Colocou-se então a panela... ficou com um ronco simplesmente fantástico, sem ser muito exagerado. Posteriormente começo a ouvir uns grilos por baixo do carro, e lá vai ele a um gajo dos escapes.. conclusão... catalizador à vida.
Ainda ponderei sériamente colocar um novo, mas decidi que não. Tubo no sítio e tá a andar. Lembram-se do ronco que falei da panela? Bom, agora aquilo parece uma mota quando as RPM chegam às 3000, 3500... infernal.

Já agora, tem jante 15" e sinceramente não o consigo puxar para além dos 170... mas... tb não vale a pena porque o ronco deixa de se ouvir às 4000... e alem do mais o gasoil tá caro.


Abraços
 
Back
Top