Tenho uma duvida Pedro e talvez saibas responder.
Não é novidade para ninguém que os bancos são diferentes....
Mas é do conhecimento de todos que um carro programado é mais rápido na aceleração....
A ideia que eu tenho de alguns MAHA e posso estar errado mas é o que me parece que se o carro tiver 150cv de origem demora X tempo a fazer o teste e se depois de chipado se tiver 200cv vai demorar o mesmo tempo.... Isso é Fiavél?
A ideia de um banco é criar as condições necessárias para registar uma leitura o menos intercalada possível. O facto de demorar mais tempo, significa que o freio está com maior amplitude de actuação e permite-lhe registar quase ponto a ponto. Portanto, concluo que é fiável.
No geral os testes em MAHA são sempre mais demorados do que na estrada.... Isso é Fiavél?
Da mesma forma que um carro com um condutor é mais rápido que um carro com um condutor e 4 ocupantes. Não é uma questão de fiabilidade nem percebo bem ao que pretendes que dê o conceito de fiabilidade, mas estamos a falar da correcta leitura, ou seja, o maior número de registos durante toda a escala.
No Rotronics o carro tem apenas uma superficie do pneu no rolo tal como na estrada e Maha tem 2
que é os 2 rolos..... Isso é Fiável?
A estrada apresenta a superfície de um rolo? A estrada é plana. O angulo de ataque ao rolo é tangencial, da mesma forma que é tangencial em dois rolos. Nao sei se me faço explicar bem, mas se for o caso por colocar uma imagem.
Não estou com isto a dizer que o Maha mede mal mas sim mede de maneira diferente....
A medição é, sem dúvida, diferente de um Rotronics. Eu já medi em 4 marcas de bancos diferentes e, para mim, e quero que entendas que se trata da minha opiniao, MAHA rula e muito.
Estas a dar exemplos de carros que mediram em climas e altitudes diferentes e isso tem influencia como sabes e também sabes que os carros tem comportamentos diferentes da estrada para o banco....Teste medidos com ventiladores diferentes também alteram valores como sabes... É muito usual medir carros de origem que são para chipar e estarem parados algum tempo a espera por algum motivo, e quando vou medir espero só que a agua aqueça um pouco e faço a medição é claro
o carro tem o IC frio e marca mais qualquer coisa e nalguns casos ainda marca mais por o escape ficar quente e faz mais umas gramas de turbo...
Uma diferença de 5 a 10cv ou mesmo mais de Vila Real para Lisboa parece-te muita coisa tendo em conta estes factores todos num caso normal eu acho que não...e é tão certo que basta veres as diferenças de algumas medições por exemplo entre a AutoEscafia e a JC...
Por isto tudo pode haver diferenças entre medições até no mesmo banco...
Abraço
Se os bancos tem a particularidade de apresentar valores segundo normas, sejam ISO, DIN, etc... é porque entram em linha de conta com pressões e temperaturas ambiente.
Entendo perfeitamente que o Rotronics venha a registar valores superiores a um MAHA nao dizendo com isso que meça mal. Medem diferente, um tem uma curta duração de tempo que é ideal para evitar perdas de joule, etc... Mas o caso do Gonçalo foi diferente. Supostamente e pelo que dizes, deveria sair benefiado num Rotronics e passou-se o inverso. Eu nao tenho explicação para isso e é daí que advém a minha ideia em relação ao Rotronics. Marcar 5 ou 10cv mais num carro com 200cv é perfeitamente aceitável. Marcar menos é que é um pouco estranho.
Também ja vi disparidades num teste no 5500 ja AutoEskafia para o Rotronics da JC e acompanhei ha umas semanas a conversa com o dono desse automóvel aqui no fórum.
Na minha opinião e é pouco fundamentada porque desconheço e nunca me quis inteirar a 100%, existe diferença no freio e na forma como age e se ele é mais fraco numa velocidade angular mais baixa e se apanhar um automóvel que consegue grande binário nessa zona, o mais certo é aparecer uns valores extra devido à aceleração que lhe consegue induzir.
Abraço.