Bem vou dar a minha opinião, que vale o que vale mas que pode ajudar...
Já tive muitos carros em casa, já conduzi muitos e estou a falar de gasoleo e gasolina.
Também já li os comentários de todos aqui no tópico e em relação ao melhores carros serem a gasolina isso deve-se ao facto de muitos dos carros a gasoleo estarem preparados para serem economicos e não potentes como acontece nos a gasolina.
Um caso simples é os motores audi 3.0 que tenho um em casa... é a gasoleo e aquilo sim dá a sencação de um carro potente. Claro que não é deste patamar mas é apenas para não dizerem que a gasolina é melhor ou mais potente.
Naquele carro a sensação é brutal, desde o disparo à velocidade de ponta. O barulho? não se houve, mas nada que uma linha não trate do assunto e então ai sim
Não digo que os carros a gasolina sejam piores porque não são... mas é uma questão de ponto de vista.
Eu quando comprei o meu FR 2.0CR tinha a hipotese do cupra (por menos 1000€, não tinha o bixenon e umas coisitas) mas não quis... também não foi pelo combustivel porque só o uso de 3 em 3 meses.
O que me levou a ser a gasoleo é o puder extrair potencia... um repro e uma linha e já fica brutal... e gasto uns euros. Se fosse um cupra tinha então um problema.
Além disso, caixas automaticas nunca mais na minha vida.
Tenho amigos que tem BMW's e que dizem que é melhor caixa automatica e que perde menos ao trocar de mudanças, mas isso é para que não sabe usar a caixa...
o meu pai tinha um mercedes c220 com caixa automatica e era brutal... mas mesmo assim nunca mais.
tive um citroen com caixa automatica e nunca mais...
conduzi um audi com caixa automatica e também continuo a dizer nunca mais...
Em relação à tua troca... não a fazia.
Aproveita porque tens um carro brutal, faz uma repro, uma linha e um rebaixamento e vais ver que não queres mais nada...
eu com 2000€ meto o meu 2.0CR com mais potencia que um 1.4TSI que gaste também 2000€ a melhorar...
Boa escolha...
Cumprimentos