GTTDi - Tenho algumas dúvidas..

Antes de mais um BOM ANO pra todo a gente :) espero que tenham entrado em 2010 com o pé direito..
Agora vamos as dúvidas.

1ª Questão - tenho um GTTDi de 96 e queria saber qual é a designação do motor ?! AFN?!

2ª Questão - o oleo para estes motores tem de obedecer à norma 505.00 correcto?! e ja agora visto que sou eu que vou fazer a revisão ao meu :) :) quantos litros de oleo leva este motor com a mudança do filtro?!

3ª Questão - O que acham deste oleo para o meu carro Shell Helix Ultra 5W40?! é que sempre achei que era bom para carros a gasolina, mas para o meu gasoliozinho ñ sei..

Cumps pra toda a malta do forum
 
Boas,

bom ano também ;)

em relação à 1ª questão, os GTTDi's antes de 98 era o modelo de 90cv (a designação sinceramente não sei, penso que será 1Z ou AHU, mas os entendidos que se cheguem à frente..), logo não é AFN.
em relação à 2ª, sim, os TDI's VP tem de obedecer à norma 505.00. em relação à quantidade penso que leva entre 3,5 e 4litros(foi o que o meu levou à 1 semana).
em relação à 3ª, penso que é um bom óleo (mais uma vez os entendidos que se cheguem à frente.). Eu pessoalmente usei o Visco 7000 Sport (5W40), mas penso que o Helix Ultra 5W40 não fique atrás ;)

Cumps
 
não tenho a certeza, mas em caso de existirem penso que só a partir da 2ª metade de 97, mas penso que só a partir de 98.
mais uma vez pede-se ajuda aos experts:D
cumps
 
não tenho a certeza, mas em caso de existirem penso que só a partir da 2ª metade de 97, mas penso que só a partir de 98.
mais uma vez pede-se ajuda aos experts:D
cumps

bom é assim o meu é de 11-97 e tem discos atras e a frente.. n sei se os de 90 cvs tambem tinham
 
hm, se tem discos atrás e à frente penso que seja um AFN entao.. mas nada melhor que veres no autocolante que está naquela tampa de plastico ao lado do motor (penso que seja a proteccao da correia de distribuicao), ou entao experimenta ver no autocolante que está na mala.
cumps
 
OK AFN Confirmado :) em relaçao aos litros de oleo alguem me pode dizer mais em concreto?! é que quero fazer a revisao e meter 4l ou 3,5l ñ é bem a mesma coisa :S
 
Leva + de 4 ltr de oleo. 1 jerricam de de 4 ltr nao xega para a revisao com troca de oleo. Tens AC??? E k se tiveres o filtro de oleo tem de ser o do tdi 90 senao nao cabe.
 
ve no livrete se diz afn i se é de 81 kws...qto ao oleo..ja andei com esse no meu....mas ha oleos melhores, o visco 7000 sport, ou o castrol gtx por exemplo...

cumps
 
Leva + de 4 ltr de oleo. 1 jerricam de de 4 ltr nao xega para a revisao com troca de oleo. Tens AC??? E k se tiveres o filtro de oleo tem de ser o do tdi 90 senao nao cabe.

É pá não percebi esta?
Pois o filtro de oleo dos afn, no caso da MALHE é o OC262, com as seguintes medidas
Diameter [mm] 86,5
Height [mm] 116
Thread Size 3/4"-16UNF-2B
Diameter 2 [mm] 72
Diameter 3 [mm] 62

Referençia da VW: 028115561B

O filtro do AHU e 1Z é o OC249, no caso da MALHE e tem as seguintes caracteristicas:
Diameter [mm] 93,2
Height [mm] 149
Thread Size 3/4"-16UNF-2B
Diameter 2 [mm] 72
Diameter 3 [mm] 62

E a referençia VW é 068115561E

As medidas D2 e D3 é o diamentro do o-ring de vedação do filtro, aonde ele "encontra" a face do suporte do filtro

Falo da MALHE porque para mim são os melhores filtros e fornecem a muitas marcas como material de origem, e até a audi sport utiliza estes filtros nos seus motores de competição!

Atençao aos filtros de oleo, pois pode entrar lá, mas o seu fluxo e design inetrno são diferentes, por vezes quando querem alterar a pressao de oleo de um motor coloca-se filtros com medidas diferentes...mas primeiro tem-se que se estudar o caso!

Façam atenção a isto!!!:shock:
 
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