Fumo Sinónimo de Andamento?

Num gasolinas até tem a sua vantagem...

[YOUTUBE]http://www.youtube.com/watch?v=puGCda4ThvU[/YOUTUBE]

Até dá para limpar o carvão...:rir:
 
Nem esses, nem os Audi que ganharam Le Mans.

Meninos, não passa por mais repros ou menos filtros.

Falem com alguem que saiba de mecanica de competição e eles explicam.

Eu dou-vos uma dica, PONHAM O DÈBITO REGULADO PELO BINÀRIO, é logico que têm de ter binário alto, o que não quer dizer que tenham uma brutalidade de cavalos no motor.

[...]

Então, se os nossos motores são reprogramados para fornecer mais débito de gasóleo que o necessário, e pedido pelo binário, o sistema como é calculado para fornecer alta pressão de gasóleo (+2000 Bar ) na agulha do bico e assim vencer a contrapressão do oxigênio no interior do cilindro já comprimido, essa operação acontece no momento da compressão e exato instante que o embolo do pistão encontra-se 6º antes do ponto morto superior, uma quantidade predeterminada de combustivel é pulverizado. Na realidade, as válvulas que retém o bico injetor fechado, é que cedem “sob pressão” e liberam a passagem do gasoleo, que entra atomizado na câmara e detona, o que provoca um excesso de gasoleo/oleo na camara de combustão, daí o fumo.

O teu post tem algumas noções importantes sobre física e mecânica mas com algumas incorrecções no final. Tanto nos motores Diesel como nos Otto (gasolina) o ponto de injecção de combustível ou de ignição, respectivamente, varia consoante o binário requerido e a rotação do motor. Estes dois factores são muito importantes. Quanto mais elevado for o regime do motor, maior será o avanço. Se o motor estiver a um regime de 1500rpm, a fase de compressão demora 20ms (mili-segundos ou milésimas de segundo). Se estiver a 4500rpm irá demorar apenas 6.67ms. São fracções de tempo realmente pequenas. Em baixo, estão os cálculos desenvolvidos:

Tempo de compressão @ 1500rpm:
1500rpm /60s = 25 rps  50tempos/s (dado que o motor é 4T os “tempos” s são o dobro das rotações por segundo)
Tempo de 1 compressão:
50 “tempos” perfaz 1 segundo, então
1 “tempo” demora “x” segundos
(pela regra de 3 simples) x = 1/50 = 20ms (2 centésimos de segundo)

Tempo de compressão @ 4500rpm:
4500rpm/60s = 75  150tempos/s
1compressão = 1/150 = 6.67ms

Como a velocidade de inflamação é limitada pelas leis da física, o avanço da injecção tem que ser maior quanto maior for o regime do motor. Se não se avançasse a injecção, a combustão dar-se-ia depois do PMS (ponto morto superior) e o motor perderia binário com o aumento da rotação. O avanço também é maior quanto maior for o binário exigido pelo condutor.
Ainda há outros factores que a ECU (unidade de comando electrónica) tem em conta para determinar o avanço da injecção, como a temperatura do ar, a pressão de admissão entre outros, mas o binário e o regime são os principais.

Uma outra coisa que gostava de frisar é que o que faz subir a agulha do injector é a abertura do retorno de combustível. O ar comprimido que está na câmara de combustão é na ordem das dezenas de bar, não vai ser isso que vai subir a agulha. O combustível que está no interior do injector anda sempre nas várias centenas de bar e como tu disseste, pode atingir 2000 bar (mas em pico) na ponta da agulha. Isto nos motores mais recentes!


Quanto ao tópico em si, acho que de certa maneira fumo é sinónimo de andamento. Pela expressão do rendimento da combustão:

Rendimento = calor libertado na combustão / (massa de combustível * PCI)
PCI - Poder Calorífico Inferior do combustível (constante de cada combustível)

Dado que os motores Diesel operam com misturas pobres (há mais ar que o necessário, definido pela equação estequiométrica) há espaço para admitirmos mais algum combustível. Vamos ter mais massa de combustível mas mais ainda calor libertado. Assim, pela expressão acima o rendimento aumenta.
À medida que se vai aumentando o combustível injectado, o calor libertado deixa de aumentar proporcionalmente à massa de combustível introduzida na câmara de combustão. Os valores de CO2 vão baixando e os de CO aumentando ao ponto de começar a sair combustível pelo escape, como certos “petroleiros”… Deixa de haver oxigénio suficiente, para inflamar todo o Diesel. O calor libertado vai estabilizando, a massa de combustível é cada vez mais elevada e assim o rendimento baixa. No caso dos “petroleiros”, o Diesel em excesso que não é queimado, só vai ocupar espaço no interior do cilindro. Aumenta a massa de combustível, não gera mais calor na câmara de combustão, reduz o rendimento e é literalmente deitar dinheiro pelo escape!
Bem, basicamente era isto que queria dizer…

P.S. 1: Se acharem que tenha dito algo de errado (o que é possível) ou se quiserem que esclareça algo, digam. Estamos num fórum!
P.S. 2: Desculpem o escamartelhão de texto :p

Abraços
 
O teu post tem algumas noções importantes sobre física e mecânica mas com algumas incorrecções no final.
Abraços

Gostei do teu coment.

Quanto ás incorrecções, são normais, eu trabalho num transitário, não sou mecanico.

Mas mesmo assim, acho que se pode andar muito sem fumarada a sair pelo escape
 
Mas mesmo assim, acho que se pode andar muito sem fumarada a sair pelo escape


sim, mas um pco mais de combustível e tal, não faz mal nenhum... dps não convem cruzarem-se c a bófia e c o veículo e debitar potência! :whistle:

Meta-se ponto morto... :D:D:D
 
O teu post tem algumas noções importantes sobre física e mecânica mas com algumas incorrecções no final. Tanto nos motores Diesel como nos Otto (gasolina) o ponto de injecção de combustível ou de ignição, respectivamente, varia consoante o binário requerido e a rotação do motor. Estes dois factores são muito importantes. Quanto mais elevado for o regime do motor, maior será o avanço. Se o motor estiver a um regime de 1500rpm, a fase de compressão demora 20ms (mili-segundos ou milésimas de segundo). Se estiver a 4500rpm irá demorar apenas 6.67ms. São fracções de tempo realmente pequenas. Em baixo, estão os cálculos desenvolvidos:

Tempo de compressão @ 1500rpm:
1500rpm /60s = 25 rps  50tempos/s (dado que o motor é 4T os “tempos” s são o dobro das rotações por segundo)
Tempo de 1 compressão:
50 “tempos” perfaz 1 segundo, então
1 “tempo” demora “x” segundos
(pela regra de 3 simples) x = 1/50 = 20ms (2 centésimos de segundo)

Tempo de compressão @ 4500rpm:
4500rpm/60s = 75  150tempos/s
1compressão = 1/150 = 6.67ms

Como a velocidade de inflamação é limitada pelas leis da física, o avanço da injecção tem que ser maior quanto maior for o regime do motor. Se não se avançasse a injecção, a combustão dar-se-ia depois do PMS (ponto morto superior) e o motor perderia binário com o aumento da rotação. O avanço também é maior quanto maior for o binário exigido pelo condutor.
Ainda há outros factores que a ECU (unidade de comando electrónica) tem em conta para determinar o avanço da injecção, como a temperatura do ar, a pressão de admissão entre outros, mas o binário e o regime são os principais.

Uma outra coisa que gostava de frisar é que o que faz subir a agulha do injector é a abertura do retorno de combustível. O ar comprimido que está na câmara de combustão é na ordem das dezenas de bar, não vai ser isso que vai subir a agulha. O combustível que está no interior do injector anda sempre nas várias centenas de bar e como tu disseste, pode atingir 2000 bar (mas em pico) na ponta da agulha. Isto nos motores mais recentes!


Quanto ao tópico em si, acho que de certa maneira fumo é sinónimo de andamento. Pela expressão do rendimento da combustão:

Rendimento = calor libertado na combustão / (massa de combustível * PCI)
PCI - Poder Calorífico Inferior do combustível (constante de cada combustível)

Dado que os motores Diesel operam com misturas pobres (há mais ar que o necessário, definido pela equação estequiométrica) há espaço para admitirmos mais algum combustível. Vamos ter mais massa de combustível mas mais ainda calor libertado. Assim, pela expressão acima o rendimento aumenta.
À medida que se vai aumentando o combustível injectado, o calor libertado deixa de aumentar proporcionalmente à massa de combustível introduzida na câmara de combustão. Os valores de CO2 vão baixando e os de CO aumentando ao ponto de começar a sair combustível pelo escape, como certos “petroleiros”… Deixa de haver oxigénio suficiente, para inflamar todo o Diesel. O calor libertado vai estabilizando, a massa de combustível é cada vez mais elevada e assim o rendimento baixa. No caso dos “petroleiros”, o Diesel em excesso que não é queimado, só vai ocupar espaço no interior do cilindro. Aumenta a massa de combustível, não gera mais calor na câmara de combustão, reduz o rendimento e é literalmente deitar dinheiro pelo escape!
Bem, basicamente era isto que queria dizer…

P.S. 1: Se acharem que tenha dito algo de errado (o que é possível) ou se quiserem que esclareça algo, digam. Estamos num fórum!
P.S. 2: Desculpem o escamartelhão de texto :p

Abraços

Boa noite.
Deixe-me só fazer uma pergunta , visto eu ter uma duvida relativamente ao seu exclarecimento:
Visto o tempo da injecção ter de ser alterado em função das rotações do motor e termos de respeitar as leis da fisica relativamente ao tempo de inflamação do gasoleo , não teriamos de ATRASAR a injecção para compensar a rapidez no tempo de compressão , ou seja , visto o tempo de compressão diminuir com o aumento da rotação , não teria de se anticipar a injecção do diesel ( atrasar a injecção ) ??
Não sei se me fiz entender na minha duvida , mas se não perceber a pergunta ,eu formulu-a de outra forma.

Atentamente

João Teixeira
 
relativamente ao tempo de inflamação do gasoleo , não teriamos de ATRASAR a injecção para compensar a rapidez no tempo de compressão , ou seja , visto o tempo de compressão diminuir com o aumento da rotação , não teria de se anticipar a injecção do diesel ( atrasar a injecção ) ??


Boas.


É precisamente o oposto.
Quando se aumenta a rotação, adianta-se sempre o ponto de injecção. O ponto de injecção mede-se em graus de cambota ou em mili-segundos relativamenta ao ponto morto superior.


Se restar qualquer dúvida, apita! ;)
 
Tenho um friend meu k fez repro para 150cv , a partir de um TDI110 sport, tudo stock e o meu era capaz de fazer mais fumo k o dele e eu n tenho repro!Sinceramente acho um abuso a fumarada k muitos TDI´s HDI´s e por aí adiante fazem com carga..uma nuvem de fumo n é propriamente saudável nem bonito :whistle:
 
:Dora nem mais.. k é isso de F! a beira do TDí´s ??? nda. lol
mas uma koisa e k inda n se falou aki, e k esxexo de gasoleo, faz "lavagem" de cilindros, o k mts mas mts vezes furam os pistoes...
mt gasoleo e bom.. mas em demasia ai,ai.... la vai os €uros...


Ninguem fez comentario a este post, axo que a ideia do ricardo ta correcta, gasoleo a mais pode ser prejudicial
 
poiss na cagam fumo nenhum!! mas convem relembrar que tem filtros de particulas que custam mais que duas ou tres grandes preparaçoes aqui do forum!!! mas enfim cada um sabe de si!!! o meu caga fumo as postas:D
 
poiss na cagam fumo nenhum!! mas convem relembrar que tem filtros de particulas que custam mais que duas ou tres grandes preparaçoes aqui do forum!!! mas enfim cada um sabe de si!!! o meu caga fumo as postas:D

as postas? ou as paletes? :weedman:

Mas anda!
 
Será que fumo é sinal de andamento?? :D

[YOUTUBE]http://www.youtube.com/watch?v=Rve2Z3xZ02A&feature=related[/YOUTUBE]

Combustão mais eficiente menos fumo...:clap:
 
oda-se!! aralho... :eek: k tiro. o gajo metia mudanças cm se tivesse a por cavacas na caldeira, era logo 2 e 3 troncos duma vez! :pip: :)
 
Back
Top