Já que existem algumas duvidas sobre o assunto, deixo aqui as principais técnicas/dicas básicas do detalhe.
Lavagem Exterior
Técnica do fio de água
[video=youtube;JgSQpYywQ1c]http://www.youtube.com/watch?v=JgSQpYywQ1c[/video]
Limpeza Interior
Fonte detalhe.net
Vários tutoriais (em espanhol)
Os produtos utilizados ou similares podem ser comprados nas seguintes lojas online:
http://store.carcareeurope.com/
http://www.detailstore.pt/loja/
http://www.detailspot.com/index.php?option=com_virtuemart&Itemid=55&vmcchk=1&Itemid=55
http://www.santerchips.pt/index.php?route=product/category&path=59_69
entre outras...
Espero ser útil.
Lavagem Exterior
... vamos então para o exterior.
Mais importante que polir, dar ceras (…) é fazer uma lavagem em condições e regular. Isto sim é o mais importante para se manter o bom estado da pintura.
Ora vamos então começar.
Iniciamos o trabalho pelas jantes e isto será parte do material necessário:
![]()
Devemos sempre usar dois baldes. Um deverá ter shampoo e o outro apenas água.
Restante material:
- Luva de MF
- Escova para pneus
- Escova para as jantes
- Produto para jantes
- Produto limpar os para pneus (este terá de ser diluído)
- Pincel
Borrifamos então as jantes com o limpa jantes
![]()
De seguida, com a ajuda do pincel, lavamos todos os recantos mais complicados de chegar com a luva.
![]()
Em seguida, com a luva, lavamos toda a jante. O ideal é fixar um ponto de começo e dar a volta a ela toda, para que depois não existam falhas.
A luva der ser limpa com regularidade no balde que tem apenas água e em seguida, passamos novamente pelo que tem shampoo e voltamos a jante. Desta forma a sujidade tirada da jante, fica sempre no mm balde.
![]()
Depois com a escova, lavamos o interior todo da jante
![]()
Passamos então por água e repetimos uma vez mais a passagem da luva, para retirar qq vestígio de limpa jantes e para termos a certeza que percorremos todos os recantos.
![]()
Em seguida, vamos até ao pneu. Borrifamos o Carstar no pneu e com a escova lavamo-lo bem.
![]()
Terminamos então passando a jante novamente por água
![]()
*Com a ajuda do carstar, podemos tb lavar as cavas das rodas e o procedimento será o mesmo.
Jantes prontas, vamos então á pintura…
O material será idêntico ao das jantes:
- Dois baldes, um deles com shampoo outro apenas com água
- Uma luva MF ou uma luva de Pele de Ovelha
- Toalha de secagem WW
Inicio então dos trabalhos
Se tiverem maquina, poderão usa-la para passar todo o carro por água, guardando sempre uma distância de segurança. (mesmo antes de lavarem as jantes, podem usa-la para tirar a maior e ajudar na lavagem das cavas)
![]()
Depois de todo passado por água começamos então a lavagem.
Passamos a luva no balde que tem shampoo e começamos por lavar as partes mais altas do carro e vamos descendo. Lavar sempre por secções. Nos painéis horizontais, lavar no sentido do vento.
![]()
Depois de todo lavado, passamos então por água e começamos a secar.
Usar a toalha WW sempre aberta e começamos por secar todos os vidros
![]()
Depois dos vidros, passamos para a pintura e o processo será o mesmo. Usar sempre a toalha toda aberta. Pousar na pintura e puxar pelas pontas
![]()
Já seco, podemos passar uma cera liquida. Irá dar alguma protecção e um brilho extra.
Borrifamos então a pintura e com um pano MF, passamos de seguida.
![]()
Já com cera, vamos entao hidratar os pneus.
Se ainda estiverem molhados, podemos passar com um pano para que fiquem prontos.
Borrifamos o produto num aplicador
![]()
E em seguida é passar nos pneus
![]()
Nunca borrifar no pneu directamente e ter cuidado para não tocar na jante para não ficar marcado.
Depois é só apreciar os resultados…
![]()
![]()
![]()
Técnica do fio de água
[video=youtube;JgSQpYywQ1c]http://www.youtube.com/watch?v=JgSQpYywQ1c[/video]
Limpeza Interior
Faço este tópico para quem se quer iniciar no Detalhe.
O mais importante para mantermos o nosso carro a 100% é fazermos as manutenções com regularidade. As manutenções resumem-se á limpeza interior e lavagem exterior.
Este irá ser apenas sobre o interior.
Vejamos então o estado inicial do carro. Não deveremos deixa-lo chegar a este ponto. Apenas irá dificultar mais a próxima limpeza e ajudar á degradação prematura dos materiais.
![]()
Ao fazermos a limpeza interior, convém visitarmos todos os cantos, para que fique tudo em condições. Assim sendo, tudo o que mexe, tem de ser mexido, como por exemplo andar com os bancos, subir e descer o volante… Se não o fizerem, um dia mais a frente que tenham de acertar por exemplo o volante, vão ver a sujidade que estava escondida.
Exemplo do banco:
![]()
Junto ás calhas…
![]()
Retiramos os tapetes e começamos então por aspirar tudo. Qual quer aspirador caseiro irá servir.
![]()
Aspirar as zonas escondidas
![]()
Tentar fazer alguma pressão nas costuras dos bancos, para que não fique lá sujidade (quer sejam tecido ou pele)
![]()
Se possível, com ajuda de utensílios, para chegar onde o tubo normal do aspirador não chega.
![]()
Com ajuda de pincéis, soltar algum lixo que possa haver e aspirar. Em carros mantidos com regularidade, irão ter apenas pó, nada mais. O pincel vai ajudar em outros recantos, como por exemplo saídas de ar.
Ter em atenção para a ponteira do aspirador não bater em plásticos, correndo o risco de os danificar.
![]()
Depois de tudo aspirado, borrifamos por exemplo um pouco de APC num pano MF e começamos a limpar o tablier, portas…
![]()
Depois dos plásticos limpos passamos entao para os vidros.
Com um pano especifico, para vidros, borrifamos o limpa vidros no pano
![]()
Passamos no vidro, passando depois com as costas do mesmo. Convém ir a todos os cantos e em alguns casos, temos de abrir um pouco os vidros.
![]()
Vamos desdobrando o pano, sempre que preciso.
Caso o carro tenha tapetes de borracha, podem borrifar com APC, deixar actuar um pouco e depois passar por água. Se já estiverem muito sujos, convém usarem por exemplo Car Star.
![]()
Em tapetes de tecido, acaba sempre por ser mais simples e com melhores efeitos.
Aspiram o tapete muito bem, dão uns borrifos de APC e a seguir com a ajuda de uma escova, escovam, escovam-nos todos. Se fizerem isso com regularidade, vão ver como se mantêm sempre limpos e bonitos.
Nas ombreiras das portas, em carros mantidos com regularidade, no final de tudo com um QD e um pano MF conseguem limpar tudo.
![]()
Este será então o resultado final:
![]()
Este tópico serve apenas de ajuda para quem está a iniciar. Como é obvio, existem sempre algumas coisas que podem ser alteradas, consoante as necessidades.
De uma coisa não nos podemos esquecer, se fizermos a manutenção com regularidade, eles irão ficar novos durante muitos e bons anos. Isto sim é o Detalhe!!!
Fonte detalhe.net
Vários tutoriais (em espanhol)
Os produtos utilizados ou similares podem ser comprados nas seguintes lojas online:
http://store.carcareeurope.com/
http://www.detailstore.pt/loja/
http://www.detailspot.com/index.php?option=com_virtuemart&Itemid=55&vmcchk=1&Itemid=55
http://www.santerchips.pt/index.php?route=product/category&path=59_69
entre outras...
Espero ser útil.
Last edited: