* Detalhe Automóvel em casa By DSP TECH (Post #46)

Já que existem algumas duvidas sobre o assunto, deixo aqui as principais técnicas/dicas básicas do detalhe.

Lavagem Exterior

... vamos então para o exterior.

Mais importante que polir, dar ceras (…) é fazer uma lavagem em condições e regular. Isto sim é o mais importante para se manter o bom estado da pintura.

Ora vamos então começar.
Iniciamos o trabalho pelas jantes e isto será parte do material necessário:
2.jpg


Devemos sempre usar dois baldes. Um deverá ter shampoo e o outro apenas água.
Restante material:
- Luva de MF
- Escova para pneus
- Escova para as jantes
- Produto para jantes
- Produto limpar os para pneus (este terá de ser diluído)
- Pincel

Borrifamos então as jantes com o limpa jantes
4.jpg


De seguida, com a ajuda do pincel, lavamos todos os recantos mais complicados de chegar com a luva.
5.jpg


Em seguida, com a luva, lavamos toda a jante. O ideal é fixar um ponto de começo e dar a volta a ela toda, para que depois não existam falhas.
A luva der ser limpa com regularidade no balde que tem apenas água e em seguida, passamos novamente pelo que tem shampoo e voltamos a jante. Desta forma a sujidade tirada da jante, fica sempre no mm balde.
6.jpg


Depois com a escova, lavamos o interior todo da jante
7.jpg


Passamos então por água e repetimos uma vez mais a passagem da luva, para retirar qq vestígio de limpa jantes e para termos a certeza que percorremos todos os recantos.
8.jpg


Em seguida, vamos até ao pneu. Borrifamos o Carstar no pneu e com a escova lavamo-lo bem.
9.jpg


Terminamos então passando a jante novamente por água
10.jpg


*Com a ajuda do carstar, podemos tb lavar as cavas das rodas e o procedimento será o mesmo.

Jantes prontas, vamos então á pintura…
O material será idêntico ao das jantes:
- Dois baldes, um deles com shampoo outro apenas com água
- Uma luva MF ou uma luva de Pele de Ovelha
- Toalha de secagem WW

Inicio então dos trabalhos
Se tiverem maquina, poderão usa-la para passar todo o carro por água, guardando sempre uma distância de segurança. (mesmo antes de lavarem as jantes, podem usa-la para tirar a maior e ajudar na lavagem das cavas)
1.jpg


Depois de todo passado por água começamos então a lavagem.
Passamos a luva no balde que tem shampoo e começamos por lavar as partes mais altas do carro e vamos descendo. Lavar sempre por secções. Nos painéis horizontais, lavar no sentido do vento.
11.jpg


Depois de todo lavado, passamos então por água e começamos a secar.
Usar a toalha WW sempre aberta e começamos por secar todos os vidros
12.jpg


Depois dos vidros, passamos para a pintura e o processo será o mesmo. Usar sempre a toalha toda aberta. Pousar na pintura e puxar pelas pontas
13.jpg


Já seco, podemos passar uma cera liquida. Irá dar alguma protecção e um brilho extra.
Borrifamos então a pintura e com um pano MF, passamos de seguida.
14.jpg


Já com cera, vamos entao hidratar os pneus.
Se ainda estiverem molhados, podemos passar com um pano para que fiquem prontos.
Borrifamos o produto num aplicador
15.jpg


E em seguida é passar nos pneus
16.jpg

Nunca borrifar no pneu directamente e ter cuidado para não tocar na jante para não ficar marcado.

Depois é só apreciar os resultados…
17.jpg


18.jpg


19.jpg


Técnica do fio de água

[video=youtube;JgSQpYywQ1c]http://www.youtube.com/watch?v=JgSQpYywQ1c[/video]


Limpeza Interior

Faço este tópico para quem se quer iniciar no Detalhe.
O mais importante para mantermos o nosso carro a 100% é fazermos as manutenções com regularidade. As manutenções resumem-se á limpeza interior e lavagem exterior.
Este irá ser apenas sobre o interior.

Vejamos então o estado inicial do carro. Não deveremos deixa-lo chegar a este ponto. Apenas irá dificultar mais a próxima limpeza e ajudar á degradação prematura dos materiais.
attachment.php


Ao fazermos a limpeza interior, convém visitarmos todos os cantos, para que fique tudo em condições. Assim sendo, tudo o que mexe, tem de ser mexido, como por exemplo andar com os bancos, subir e descer o volante… Se não o fizerem, um dia mais a frente que tenham de acertar por exemplo o volante, vão ver a sujidade que estava escondida.

Exemplo do banco:
attachment.php


Junto ás calhas…
attachment.php


Retiramos os tapetes e começamos então por aspirar tudo. Qual quer aspirador caseiro irá servir.
attachment.php


Aspirar as zonas escondidas
attachment.php


Tentar fazer alguma pressão nas costuras dos bancos, para que não fique lá sujidade (quer sejam tecido ou pele)
attachment.php


Se possível, com ajuda de utensílios, para chegar onde o tubo normal do aspirador não chega.
attachment.php


Com ajuda de pincéis, soltar algum lixo que possa haver e aspirar. Em carros mantidos com regularidade, irão ter apenas pó, nada mais. O pincel vai ajudar em outros recantos, como por exemplo saídas de ar.
Ter em atenção para a ponteira do aspirador não bater em plásticos, correndo o risco de os danificar.
attachment.php


Depois de tudo aspirado, borrifamos por exemplo um pouco de APC num pano MF e começamos a limpar o tablier, portas…
attachment.php


Depois dos plásticos limpos passamos entao para os vidros.
Com um pano especifico, para vidros, borrifamos o limpa vidros no pano
attachment.php


Passamos no vidro, passando depois com as costas do mesmo. Convém ir a todos os cantos e em alguns casos, temos de abrir um pouco os vidros.
attachment.php

Vamos desdobrando o pano, sempre que preciso.

Caso o carro tenha tapetes de borracha, podem borrifar com APC, deixar actuar um pouco e depois passar por água. Se já estiverem muito sujos, convém usarem por exemplo Car Star.
attachment.php

Em tapetes de tecido, acaba sempre por ser mais simples e com melhores efeitos.
Aspiram o tapete muito bem, dão uns borrifos de APC e a seguir com a ajuda de uma escova, escovam, escovam-nos todos. Se fizerem isso com regularidade, vão ver como se mantêm sempre limpos e bonitos.

Nas ombreiras das portas, em carros mantidos com regularidade, no final de tudo com um QD e um pano MF conseguem limpar tudo.
attachment.php


Este será então o resultado final:
attachment.php


Este tópico serve apenas de ajuda para quem está a iniciar. Como é obvio, existem sempre algumas coisas que podem ser alteradas, consoante as necessidades.
De uma coisa não nos podemos esquecer, se fizermos a manutenção com regularidade, eles irão ficar novos durante muitos e bons anos. Isto sim é o Detalhe!!!

Fonte detalhe.net


Vários tutoriais (em espanhol)


Os produtos utilizados ou similares podem ser comprados nas seguintes lojas online:

http://store.carcareeurope.com/
http://www.detailstore.pt/loja/
http://www.detailspot.com/index.php?option=com_virtuemart&Itemid=55&vmcchk=1&Itemid=55
http://www.santerchips.pt/index.php?route=product/category&path=59_69
entre outras...

Espero ser útil.
 
Last edited:
Desde já obrigado pela partilha, eu também sou um amante do detail e é sempre bom saber mais um pouco sobre este mundo...

Agora tenho umas perguntas para os experts neste assunto:

1º No fim de uma boa lavagem gosto de conservar a pintura do carro, como tal após a lavagem utilizo este produto: http://store.carcareeurope.com/meguiars-ultimate-quik-detailer.html
no entanto visto estar-me a acabar o produto necessito comprar outro, e assim sendo gostava de saber qual a melhor cera fácil e rápida de aplicar para este caso, vi que há muita variedade eu estou contente com o que tenho no entanto nunca experimentei mais nenhum, e há produtos muito mais baratos do que o que neste momento tenho. Qual a melhor opção qualidade/preço?

2º Neste momento não tenho qualquer produto para o interior para além APC e panos micro fibras, qual o produto que aconselham para a conservação dos plásticos?

3º Visto ter duas pequenas mossas no meu carro (uma no tecto e outra atrás da porta do pendura) reparei que existe o dent-out para estas situações, alguém já experimentou o produto em que possa me dizer se vale apenas dar os 40€ por aquilo? Vi também que existem 3 tipos diferentes deste produto, qual deles melhor aprova? http://store.carcareeurope.com/search.php?mode=search&page=1

4º Qual o melhor local para mandar vir produtos de detalhe em termos de preço carcareeurope, detailspot, detailstore ou outro?

Desde já o meu muito obrigado pela atenção.

Cumps.
 
Desde já obrigado pela partilha, eu também sou um amante do detail e é sempre bom saber mais um pouco sobre este mundo...

Agora tenho umas perguntas para os experts neste assunto:

1º No fim de uma boa lavagem gosto de conservar a pintura do carro, como tal após a lavagem utilizo este produto: http://store.carcareeurope.com/meguiars-ultimate-quik-detailer.html
no entanto visto estar-me a acabar o produto necessito comprar outro, e assim sendo gostava de saber qual a melhor cera fácil e rápida de aplicar para este caso, vi que há muita variedade eu estou contente com o que tenho no entanto nunca experimentei mais nenhum, e há produtos muito mais baratos do que o que neste momento tenho. Qual a melhor opção qualidade/preço?

2º Neste momento não tenho qualquer produto para o interior para além APC e panos micro fibras, qual o produto que aconselham para a conservação dos plásticos?

3º Visto ter duas pequenas mossas no meu carro (uma no tecto e outra atrás da porta do pendura) reparei que existe o dent-out para estas situações, alguém já experimentou o produto em que possa me dizer se vale apenas dar os 40€ por aquilo? Vi também que existem 3 tipos diferentes deste produto, qual deles melhor aprova? http://store.carcareeurope.com/search.php?mode=search&page=1

4º Qual o melhor local para mandar vir produtos de detalhe em termos de preço carcareeurope, detailspot, detailstore ou outro?

Desde já o meu muito obrigado pela atenção.

Cumps.


André durante a noite dou-te umas dicas sobre o assunto ;)

adorava trabalhar no ramo automovel .. e ja nao me importava de fazer isto :D

Acredita que é uma área bastante interessante...
 
Uma sugestão, porque não fazer uma especie de "dicionário" com os significados das siglas?
abc
 
Excelente esta introdução ao detalhe. Perfeita para quem quer fazer boas lavagens com com acabamento sem se chatear muito. :D

Tens algo semelhante, mas para lavagem de motor? Abraço.
 
André@FR para o final da lavagem podes utilizar o 3M Quick Wax, o DuraGloss Aquawax, o Einszett Lackfinish, etc. São excelentes ceras liquidas e dão um excelente brilho final... Eu tenho utilizado o Einszett Lackfinish, depois de lavar o carro borrifo-o, deixo actuar durante 5 minutos depois uso a técnica do fio de água por fim seco. Fica com um brilho incrível e secas o carro mais facilmente.

Para o interior, depois de limpo, utiliza o POORBOYS NATURAL LOOK. Ficas com os interiores com a cor de origem, limpos, protegidos e com um bom aroma :p

Em relação as mossas não te posso ajudar, mas vou tentar aprofundar o assunto.

Para comprares os produtos, vê nos sites que te indiquei depois vês os melhores preços :D

Já agora, existem uns kits de detalhe muito bons da 3M, fica a dica.
 
Primeiro post actualizado com vários tutoriais de detalhe (inclusive lavagem do motor) e um video com a técnica da secagem de fio de água.
 
Last edited:
André@FR para o final da lavagem podes utilizar o 3M Quick Wax, o DuraGloss Aquawax, o Einszett Lackfinish, etc. São excelentes ceras liquidas e dão um excelente brilho final... Eu tenho utilizado o Einszett Lackfinish, depois de lavar o carro borrifo-o, deixo actuar durante 5 minutos depois uso a técnica do fio de água por fim seco. Fica com um brilho incrível e secas o carro mais facilmente.

Para o interior, depois de limpo, utiliza o POORBOYS NATURAL LOOK. Ficas com os interiores com a cor de origem, limpos, protegidos e com um bom aroma :p

Em relação as mossas não te posso ajudar, mas vou tentar aprofundar o assunto.

Para comprares os produtos, vê nos sites que te indiquei depois vês os melhores preços :D

Já agora, existem uns kits de detalhe muito bons da 3M, fica a dica.

Muito obrigado pela ajuda amigo ;) assim sendo acho que vou mandar vir o Einszett Lackfinish a ver se aprova mais do que o que tenho utiliza :p

Quanto às mossas se então souberes alguma coisa avisa sff :)

Obrigado,
cumps...
 
Muito obrigado pela ajuda amigo ;) assim sendo acho que vou mandar vir o Einszett Lackfinish a ver se aprova mais do que o que tenho utiliza :p

Quanto às mossas se então souberes alguma coisa avisa sff :)

Obrigado,
cumps...

Muito bom, é que estou a usar neste momento, experimenta também o champo Einszett Raindance, funciona muito bem em conjunto com essa cera.
Se não gostares de pouca espuma, então, esquece... este champô é conhecido por fazer pouca espuma, mas é bastante concentrado, uma ou duas tampinhas chega... e além disso é para lavagens pouco exigentes e com pouca sujidade.

Aconselho também o DuraGloss Aquawax, também muito bom...
 
Muito bom, é que estou a usar neste momento, experimenta também o champo Einszett Raindance, funciona muito bem em conjunto com essa cera.
Se não gostares de pouca espuma, então, esquece... este champô é conhecido por fazer pouca espuma, mas é bastante concentrado, uma ou duas tampinhas chega... e além disso é para lavagens pouco exigentes e com pouca sujidade.

Aconselho também o DuraGloss Aquawax, também muito bom...

Amigo, no mundo do detalhe, nada pode ser em excesso e a espuma não é excepção... a espuma não significa nada, dá apenas o efeito placebo :cool:
 
Back
Top