6L 130 Fagulhas pelo escape? É normal ?! A que se deve ?

Em tempos lembro-me de ter visto aqui uma thread sobre um 6L PD que o dono se queixava que por vezes o carro deitava fagulhas pelo escape... na altura nem liguei e agora não encontro essa thread.

Então é assim... após andar com o carro uns 15mn.. e a temp da agua e o do óleo chegarem aos valores habituais, aproveitei a AE estar livre para puxar um pouco pelo carro.... 3ª, 4ª 5ª.... qd já vou em 5ª a fundo a +/- a 215 começo a ver sairem fagulhas do escape (mas mesmo bué) coisa que nunca me tinha sucedido em 92.000kms... foi tanto ao ponto de que o carro que vinha atrás se desviou para a faixa do lado.
Entretanto deixou de fazer.. voltei a pisar a fundo em 5ª e não mais aconteceu.

Como tal tenho algumas questões:

É normal/não é normal ?
A que se deve ?!
Que eu tenha dado conta... nunca me aconteceu... porquê agora !?

O carro em questão é um 6L 130 stock.

Thanks pelos esclarecimentos.
 
LOLOLOLOLOL

Ibizas do bafo!!!

Vcs ainda têm catalizador?

Isso deve-se à acumulação de partículas no Catalizador, que por vezes saem em brasa, pois as temperaturas no catalizador atingem perto de 1000ºC, quando se estica um bocado mais!!! Não se preocupem, é normal....

Abraço
 
Boas! n sou ng k perceba mto disto, mas ja vi outros carros disel a fazerem o mesmo... penso k seja o acumular do carvão k se conserva no escape, k devido a um akecimento esse carvão entra em conbustão e sai pelo escape.. ou seja nada de anormal!! :D

Cumps
 
então e porke ek so fez uma vez kuando tinha +/- 10.000km e depois nunka mais fez? e ja ta com 50.000km:confused:

Depois nunca mais andaste devagar :rir:

Ei o que eu curtia ver o meu manco deitar fagulhas pelos escape... :clap: :rir:

Acho que vou por o catalisador de novo :ideia: :D
 
LOLOLOLOLOL

Ibizas do bafo!!!

Vcs ainda têm catalizador?

Isso deve-se à acumulação de partículas no Catalizador, que por vezes saem em brasa, pois as temperaturas no catalizador atingem perto de 1000ºC, quando se estica um bocado mais!!! Não se preocupem, é normal....

Abraço

Tenho catalizador claro! Sou amigo do ambiente!

Mas essas particulas dá para limpar ou fazer algum tipo de intervençao !? Não estão a obtruir parte da saida dos gases de escape ?

Haviam de ver o efeito ontem na A2... eu reparei pk começei a ver uma coisa estranha pelo espelho interior... parecia uma árvore de natal e os poucos carros que vinham atrás a abrandarem e mudarem de faixa.

Foi a loucura!! :D :D
 
isso pelo que li é normal nothing.isso é geralmente devido ao carvao acumulado.
Ontem por acaso andei na a2 e curtia ter visto isso eheheh.Trocava o meu fumo por fagulhas. :lol: assim quem se colasse comia com fagulhas :rir:
Nao te preocupes com isso ;)
Abraço
 
Falta de eskafia.... :whistle:

Condutores de fim-de-semana...... :D

PS-> Tira o catalizador..... Abraço.
 
Falta de eskafia.... :whistle:

Condutores de fim-de-semana...... :D

PS-> Tira o catalizador..... Abraço.

Vou lhe dar uma estica no fim de semana uns bons kms a prego para ver se limpa! :D

Quais as vantagens de tirar o catalizador num carro stock ?
Vou notar algo ? Não me parece....
E inspecção ?
 
Vou lhe dar uma estica no fim de semana uns bons kms a prego para ver se limpa! :D

Quais as vantagens de tirar o catalizador num carro stock ?
Vou notar algo ? Não me parece....
E inspecção ?

Num sei se iras notar algo em performance... Mas digo-te k barulho fica diferente e na garagem não se pode tar com o carro a bulir.

Ya IPO eskece!! Tanto podem passar com chumbar. Pior é em operações STOP k andam com o espelho armados em artistas...

PS-> Se precisares de carro para te ir a dar cone... Já sabes avisa k eu levo o meu xanato... :D

Abraço.
 
A vantagem em tirares o catalizador, não são notórias em performance, mas diminuis a temperatura de gases de escape (EGT) à saída to turbo, o que só é benéfico para o mesmo. Outra das vantagens, é o fluxo de ar ser muito mais directo, sem o catalizador a fazer restrição!

Para fazeres tudo de modo a não dar nas vistas nas operações stop e nas IPO é só moer o miolo do catalizador e colocar um tubo directo por dentro da carcaça do mesmo... Simples!

Abraço
 
E prepara-te que fica a deitar um cheirinho..... argh.:mad:

Também notei quando "desliguei" a EGR, mas realmente o catalisador fica a cheirar mto mais :whistle:

Fora os comentários de amigos "epá o teu carro agora é que parece mesmo um tractor..." :finga:
 
Acho que esse post era meu :)

Na altura o carro era novo e vinha de um "encontro imediato" com o user "caspinha" e qdo tirei "gás" aquilo parecia um maçarico :)

Não te preocupes, não voltou a fazer portanto acho que a explicação reside em algo que já foi digo em cima
 
Não notei cheiro nenhum.. mas só parei cerca de 5mn depois de ter acontecido.

Mas não acham estranho acontecer num carro stock !?

Supostamente os gases saem AINDA mais quentes em carros reprogramados.
 
O cheiro é quando tiras o catalisador, acorda...

LOL.

Eu cá não faço parte do clube dos poluidores, como é que queres que saiba se cheira bem ou mal!???

Quer dizer que não basta teres um manco vermelho com jantes negras, ainda por cima é um manco vermelho com jantes negras e mal cheiroso!! :redcard:

O meu proximo xaruto há de ter FAP! :D
 
Back
Top