2º Teste - Protótipo Raio Azul (Raio Power) - Maha

Errado!!!
172.5 kw=231.32 hp
Há vários factores a ter em conta, eu se quisesse acho que conseguia aproximar-me dessa potência máxima á roda, mas certamente as linhas de potência iam ser muito más e ainda voltava a partir o escape na saída do turbo:rir:
 
Claro que tens capacidade e se não tiveres o pessoal ta aqui é para apoiar-te ! Força com isso !
Abraço
 
Depende dos cavalos de que se está a falar... Se for cavalo vapor (o mais usual) será 231.32 mas se for cavalo de força electrico ou de boiler não será nenhum desses valores... ;-)
 
Como prometido, agora dissiparemos as dúvidas em relação ás pressões de turbo:roll:
Quem não tem nada a temer, não tem nada a esconder e eu só funciono assim:rir:
Surgiu a dúvida que durante o teste tinha feito 3.0b de pico, ora eu não tinha negado, no entanto, após observação decidi mostrar as pressões dos dois dynos para podermos ver com os nossos olhos, se é verdade ou não o que penso:roll:

Teste 1 - Pico de pressão chegou até ao fim do manómetro, sem se saber ao certo se foi 2.5b, 2.6 ou até um pouco mais, conforme se prova neste video:ideia:
http://www.youtube.com/watch?v=gPrLI8WqvLE

Teste 2 - Pico de pressão chegou aos 2.3b ou 2.4b na pior das hipóteses:p
http://www.youtube.com/watch?v=E9ehoIRsH9A

É verdade, eu admito e como não tenho nada a esconder, ele fez um desvio positivo de 150 gramas a mais em altas rpms que o pedido na electrónica durante o dyno, mas também já vi há pouco tempo um Maha do Patrão, com desvio positivo idêntico em altas rpms ao meu, portanto estou tranquilo, não sendo por isso nada de grave;-)
Isto aconteceu porque tenho um sensor bar stock que só lê até 2.0b e quando é pedido na electrónica o limite, a centralina não reconhece o pedido, confundindo-se, dando mais um pouco acima do pedido=D>
Apesar disso como se vê a geometria está boa, porque ele corrige extremamente bem, e se estivesse descontrolado viamos umas linhas descontroladas a subir na potência do gráfico e das duas uma, ou se abortava o teste interrompendo-o, ou então partia o turbo8)
A verdade é que quem sabe no futuro possa tentar fazer um dyno na Cedois com somente mais avanço de injecção para limpar ainda mais fumo, pois ainda tenho margem de quase 2 graus para evoluír e chegar aos valores do 22 mercedes que o Patrão me tinha posto, só que as probabilidades de melhorar o dyno não são totalmente garantidas, aliás até pode piorar, porque o efeito do avanço para quem tem injectores é diferente e as consequências podem ser nefastas para o bloco como se sabe:shock:
Estou cá um teórico, sinto que estou quase minimamente formado na teoria:rir:
 
:clap::clap::clap::clap:
Como dizem mais acima, agora é um FMIC a homem e tubagens e os radiadores de oleo e gasoleo.
Podias te rmedido o carro amanha, assim via isso ao vivo.

Abraço
 
:clap::clap::clap::clap:
Como dizem mais acima, agora é um FMIC a homem e tubagens e os radiadores de oleo e gasoleo.
Podias te rmedido o carro amanha, assim via isso ao vivo.
Abraço
Isso que falas mais uma àrvore de cames de competição:roll:
Não sabia que lá estavas, assim fica para uma próxima oportunidade:pip:


O Maha FPS5500 por norma deve apresentar o mesmo valor motor do LPS2000, só que por norma também aparece sempre mais potência dissipada, como podemos ver pelo dyno do Maha do Cedois, do Peugeot 206 1.6HDI feito pelo Patrão=D>
http://img413.imageshack.us/img413/381/206ccdyno.jpg


Em relação ao meu, já soube de fontes da Irmandade que o Patrão já viu e disse que estava impecável, muito bonito para emoldurar:roll:
Ainda tenho pelo menos mais 1.5 grau para dar das 3500 rpm às 5000 rpm, só que a médio ou longo prazo pode dar-me conta dos pistons:rir:
Até essa margem sei que posso dar, mais que isso tenho receio, porque segundo me lembro quando falava com o Artur Costa, com injectores 33.50 graus já é abusado e por isso prefiro não arriscar:?
Mesmo que eu ponha esse avanço, não tenho certezas que ficará com mais potência máxima, mas até poderá ficar, só que provavelmente não ficaria com essa linha de potência. Era tudo uma questão de testar, quem sabe um dia na Cedois:rir:
O objectivo ai seria continuar com a linha plana mas com mais cavalos, porque não sou adepto de perdas com a rotação na potência de motor, e procuro sempre a perfeição:roll:
Talvez pudesse ter mais 10 ou 15 cvs de potência máxima, mas se a linha baixasse para mim já não faria sentido:cry:
A minha came pd 115 é igual à do pd 130 em débito, só que os casquilhos na altura tiveram que ser modificados no torneiro se bem me recordo:roll:
Segundo o Imperador, é preferivel uma linha assim do que ter muito forte das 3500 rpm às 4000 rpm, porque assim dá um aspecto de carro duro de roer:-o
O actuador do turbo está no mesmo local do 22 mercedes que tinha, porque a prioridade sempre foi o prazer de condução em detrimento da potência máxima a x rotação:roll:
Abraço8)
 
Por fim uma última explicação:rir:
Nada é impossível e a perfeição não existe, apenas nos podemos aproximar dela:-o
Vou passar a explicar com este gráfico aqui=D>


Uploaded with ImageShack.us
Estes valores negativos, são os graus de avanço que actualmente tenho de atraso sobre a reprogramação do Patrão, feita quando tinha o turbo 22 mercedes e os injectores:-o
Cada 1.0 grau de avanço a mais, por norma, desde que seja feito de forma progressiva e bem calculada, dará cerca de mais 8 a 10 cavalos de potência de motor:shock:
Imaginem que agora que está tudo certinho na minha afinação, eu daria mais esse grau calculado a cada x rpm:roll:
Pela lógica, o carro iria fumar menos e puxar mais pelo motor, sendo que iria forçar mais os pistons, mas possivelmente poderia dar mais esses cavalos;-)
O que me interessa que ele dê mais cavalos que os 270, se a linha deixar de ficar direita?
Essa é a grande dificuldade da afinação, que engloba cálculos para o inicio da injecção e a forma como ela deve ser produzida:pip:
Quando quiser meto um novo ficheiro no carro que fiz, com mais esse grau calculado na proporcionalidade da rpm, e quem sabe depois poderei ír a um dyno na Cedois, para verificar se houve melhorias ou não:D
Tal como já referi anteriormente, especialmente quando se tem injectores, avançando a mais a injecção poderá ser prejudicial, quer para o bloco, cabeça de motor, e até para as próprias linhas de potência de carro, que podem não ficar direitas:cry:

P.S. - Já tive algumas pessoas que perguntaram, se em estrada fazia o desvio que fez no Maha durante o dyno após o pico, mas posso garantir que a puxar em estrada das 2500 rpm, faz 2.0b e não mexe mais8)

Obrigado a todos, foi um prazer ter chegado até aqui com o Raio Azul:cry:
 
então quantos cv´s ja acusou!?????
Só acusou esses tristes 270cvs:cry:
Diogo saíste em ombros...
Melhorei quase 10 cvs em relação ao 1º teste:roll:
Há muito para evoluír e não estou totalmente satisfeito, faltando agora dar mais avanço e tentar tirar mais fumo, porque o objectivo final, como o Artur Costa dizia, é ter um TDI que deite o mínimo fumo possível, de preferência limpo:?
O próximo teste deverá ser feito na Cedois, e irá ter leitura de Wideband + Boost\rpm\Egt:-o
Aqui não se brinca em serviço, trabalha-se com o objectivo de atingir perfeição:shock:
Quero 275 a 280 cvs iguais a essa linha em recta!!!:clap:
O Imperador disse que já estava no top 10, mas eu quero top 3:-o
eu queria la ter estado! .. mas como sabes nao consegui!
gostava de ver isso no chão com o carapau! :ideia::ideia: :D
Sim, eu avisei-te que ía lá mas não estavas disponível:ideia:
O carro do carapau é mais pesado que o meu:?
Antes de medir, ele foi pisar para a estrada e eu estive lá dentro na pendura:rir:
O carro dele anda bem, mas falta-lhe avanço de injecção para ser mais duro ainda;-)
Ele tem capacidade para medir quase 300 cavalos, no Maha do Nuno com o material que tem:pip:
Eu dei-lhe a minha opinião, ele ficou aborrecido e queria ír para a estrada fumar-me:rir::rir::rir:
Não tenho rivalidades com ninguém, apenas faço o meu papel, que é fazer dynos e tentar sempre melhorar dia após dia=D>
 
Sim, eu avisei-te que ía lá mas não estavas disponível:ideia:
O carro do carapau é mais pesado que o meu:?
Antes de medir, ele foi pisar para a estrada e eu estive lá dentro na pendura:rir:
O carro dele anda bem, mas falta-lhe avanço de injecção para ser mais duro ainda;-)
Ele tem capacidade para medir quase 300 cavalos, no Maha do Nuno com o material que tem:pip:
Eu dei-lhe a minha opinião, ele ficou aborrecido e queria ír para a estrada fumar-me:rir::rir::rir:
Não tenho rivalidades com ninguém, apenas faço o meu papel, que é fazer dynos e tentar sempre melhorar dia após dia=D>

pois isso é verdade o carro é pesado! mas intimida :twisted::twisted:
 
pois isso é verdade o carro é pesado! mas intimida :twisted::twisted:
O carro dele tem um ronco bem mais forte que o meu=D>
Ele tem muito potencial e quando medir, estou certo que rebentará os rolos do Maha do Nuno:twisted:
Agora estou numa de avanço de injecção com redução de duração, porque já tinha duração quase ao nível do Patrão:roll:
Actualmente já testo outro ficheiro e parece que ainda está mais forte, sendo que o avanço ainda não está igual ao Patrão e ainda tenho mais quase meio grau pela frente:rir:
Espero voltar a medir mas desta vez no Maha da Cedois como o Nuno me indicou:-o
Quero cavalos e secalhar preciso mesmo de comprar um estábulo, porque não estou totalmente satisfeito:cry:
Fazer cavalos e mais cavalos, isso devia ser a minha profissão, um fazedor de cavalos, mas sempre em linha plana igual a esse dyno, porque de resto não me agrada;-)
 
Back
Top