130 FastR by PKE 320cv em MAHA LPS3000

Não tenho nada contra a MB nem a PKE nem A ou B ou C, simplesmente cada um tem a sua maneira de trabalhar, tem pessoas , obviamente , qualificadas para prestarem estes serviços!!! Um exêmplo prático, a MB n existe "lá fora" , ou seja , fora do país e ha carros com carga por aí adiante, o mesmo não invalida cá em Portugal haver pessoal que faça bons trabalhos !Há por aí fora tanto pessoal qu nunca ouviu seker falar em PKE ou MB ou AP e tem os carros preparados a nível de motor que metem respeito..
Basicamente as preparações já dependem dos €€ que cada um está disponível para investir no carro!
Se eu tivesse capital suficiente já teria o meu rico 6k2 teria ultrapassado a barreira dos 250cv com uma pinta do caraças..mas n tenho sequer para uma bela da turbina portanto fiko pelos 110cv d origem...

Um conselho, deixem-se de críticas e bocas pk no fim ainda podem é acabar por perder a razão, nessa altura são "vocês" os criticados:brilho:
 
Devo felicitar o Nelson pelo carro que tem e pelo bom gosto na escolha de todos os spares quem tem aplicados no carro. Nao posso tambem deixar de o felicitar pelos valores absolutos obtidos no teste de potencia e fico a aguardar pelos valores da electronica final.
Tenho autorização do Nelson para dar o meu ponto de vista relativamente ao gráfico. Aviso já que nao sou detentor da verdade e posso inclusíve estar enganado.
Existe algo que me deixa um pouco céptico. Nao se trata dos valores absolutos pois nao sei se se trata de uma unidade que recorreu a algum tipo de gas para atingir estes valores, se é apenas turbocomprimidos com recurso a cambio de turbo, injectores, intercooler, came, etc...
O que me deixa céptico sao as linhas presentes no gráfico que são dignas de um motor otto ou gasolina como lhe queiram chamar. De facto nao é vulgar verificar-se um binário crescente até proximo das 3800RPM, ainda para mais que o sentido descendente não seja notório. Atrevo-me a dizer que a continuar o dyno, que mais potencia iria surgir guiando-me pela linha de binário. Outro aspecto é a baixa temperatura de intake durante um teste que dura cerca de 30segundos em que ja vi modelos semelhantes atingirem temperaturas na ordem de 70ºC. Nao sei qual o boost deste turbo, mas para a potencia atingida deve ser superior entre as 3000RPM e as 4000RPM, logo para se conseguir uma temperatura de intake inferior a propria temperatura ambiente... teríamos que estar na presença de um dos melhores radiadores do mundo com arrefecimento não so a ar e com um ventilador extremamente potente! No caso de existir lapso ou má medição da temperatura de intake e supondo que atingiu pelo menos 50ºC teríamos uma potencia NORMA superior a potencia motor.
Nao quero com isto descredibilizar o apresentado pelo Nelson, pretendo apenas que seja tido em conta na analise deste dyno.

Nelson, caso pretendas a minha presença na deslocação avisa por PM porque ando de férias. Desejo-te muitos e bons Km's nesse TDI.

Edit: so para acrescentar que fico triste de quando ha 2/3 anos duvidavam de 270cv em TDI.
 
Last edited:
Kem melhor sabe, então ha mais de 10 anos os JTD bravos com cerca e 218cv?:whistle: eu kuando via essas makinas na F3Auto quando la ia buscar a minha mae co meu pai ,o meu pai ficava fascinado cas bombas , por isso n m admira nada pds 130 com mais de 270 cv
 
"cepticos,olhem para o post de cima do TdisportR e deixem-se guiar pela luz que dele se faz!!"

obrigado Pedro, muito obrigado pelo teu post ser realmente coerente,sem as ditas guerras, com questoes concretas,sabedoria e digno de uma resposta com vontade de responder ,todas as tuas questoes sao de facto muito bem colocadas e vou tentar dar algumas respostas do que sei,

antes de mais quero-vos dizer o seguinte,nao é politica da PKE estar a tentar adulterar valores ou transmitir algo que nao seja veridico,por 2 razoes:
1-a verdade sempre vem ao de cima e a mentira tem perna curta.
2-queremos a credibilidade e confiança de todos, se isto fosse mentira ou nao fosse o meu carro com o motor original isto iria-se tornar no pior golpe publicitario de todos os tempos e seriamos gozados para sempre.

aqui nao existe qualquer truque senao a dedicaçao de 5 pessoas envolvidas neste projecto que passo a citar;
1-myself (dedicaçao/research)
2-Eng.Nuno Zeferino (research/eletronica)
3-Njoy (turbo)
4-Steponit (conhecimento e apoio)
5-Rui Cordeiro (mecanica)

em relaçao as questoes colocadas por TdisportR;
garanto que a unidade de motor é o original 1.9tdi 130cv sem qualquer alteraçao mecanica a nao ser ,turbo, injectores,cames,só mais nada.o quer que seja que possas imaginar garanto que nao tem,
o motor vai ser aberto para proceder a uma substituiçao de um vedante para eliminar uma pequena fuga de oleo que tem para o escape e deixo te desde ja o convite para se quiseres vir ao montijo veres pelos teus proprios olhos que esta original.

nao tem qualquer outra fonte de sobrealimentaçao do tipo nitro ou outra coisa qq a nao ser um turbo normal como mnts outros que por aí andam.

em relaçao aos valores do grafico pelo que sei é que tem a ver com as pressoes do turbo,devido ao esforço a que ele é submetido limitamos um pouco numa faixa de rotaçao mais baixa para garantir a fiabilidade do mesmo,daí ele atingir o binario max numa faixa de rotaçao mais elevada.

o teste termina mais cedo tambem devido as mesmas questoes,pressao turbo e garantir a fiabilidade dos componentes mecanicos pois nunca antes tinhamos atingido estes valores,foi uma salvaguarda.

como disse no primeiro post a eletronica ainda nao esta acabada,tudo isto sao questoes para serem resolvidas por etapas,nao vamos já querer espremer tudo e ficar sem sumo para depois,

é exatamente como dizes e bem no teu post, apartir da potencia max as 4040ele parece querer continuar a crescer e isso é evidente que irá acontecer quando outros ajustes entrarem em cena que permitam garantir a fiabilidade do turbo e do motor.ou seja tudo indica que estamos no bom caminho para extrair mais qq coisa deste motor se ele aguentar a bronca.vamos ver.

a situaçao da temperatura nao te sei explicar,vou perguntar ao Zeferino ,
o que sei é que no interior do pavilhao estava mais quente e no exterior deveriam estar cerca de 10º e atras do ventilador esta uma porta que fica aberta para o exterior e o ventilador manda uma jarda do caraças,praí 140/150kmh mas o sistema de intercooler que tenho é o do cupra,nada de especial.

espero ter conseguido esclarecer algumas duvidas que tinhas Pedro.
um grande abraço e até amanha que me vou deitar pessoal.
cumps.
Nelson.
 
Last edited:
sem kerer entrar em bocas nem kesilias, mas para os duvidosos, se a electronika foxe MB ja era poxivel... o banko ate pode dar erro a menos ou a mais, mas k esta ali no papel a brutalidade, esta...
 
Last edited:
sem kerer entrar em bocas nem kesilias, mas para os dividosos, se a electronika foxe MB ja era poxivel... o banko ate pode dar erro a menos ou a mais, mas k esta ali no papel a brutalidade, esta...

só tu mesmo, andas em todas andas a tirar o lugar a alguem :rir::rir:

Uma duvida os dividosos, são aqueles que devem certo?:finga:
 
o amigo mas isso ja muita gente sabe.Tudo o que nao seja (MB power)nao presta so eles é que sao bons
ou ainda nao reparas-te nisso sabem falar dos outros mas quando os outros falam mal mas nao sabe falar da m@@a que eles fazem olha faz como eu deixos falar a dor de cotovelo e lixada

o carro esta bem bom esta optimo muitos parabens mesmo que tenha menos 10 ou 15cv esta muito bom os meu parabens a PKE continuem e deixem os outros meninos falarem ;)

mas isto e sempre a mesma coisa se nao disser em baixo MB POWER nao presta o turbo vai partir a embraiagem vai-se deitar cedo o banco nao esta bom e o catano.
ainda vai aver um maluco que lhe vai dar umas boas palmadas ao menino do jet7 ou tem a mania que é
e ai e que eu me vou rir e depois dizemos temos pena :rir:

deixem o menino falar ele tem que mostrar o ar da sua grasa se nao isto perde a piada:rir:

abraços

sem kerer entrar em bocas nem kesilias, mas para os duvidosos, se a electronika foxe MB ja era poxivel... o banko ate pode dar erro a menos ou a mais, mas k esta ali no papel a brutalidade, esta...

ainda a bem pouco tempo se postou um VIDEO de um carro supostamente com uma potencia identica ao carro em questão e mostrou-se essa potencia em ESTRADA um comparativo com um R8 e o RESULTADO FOI:"ah e tal nao acredito..." "ah e tal o R8 é impossivel ir a puxar..." "ah e tal quero um video dentro do R8..." ah um 1.9TDI com 300 cavalos como se fosse possivel..." eu se fosse ao user FASTR mandava-vos era foder a todos EM BOM PORTUGUES e tirava o teste daki porke muita gente aki so posta para "dizer mal ou deitar abaixo" projectos q tomara muitos terem 1/3 de projectos como este...seja MB PKE AM SMARTCHIP...
 
Boas

Esse banco está com sérios problemas.

Querem vir medir num maha á seria ?

Cumps


Eu quis fazer um teste neste banco no principio de Janeiro, e o Nuno disse me para esperar pelo fim do mes pq estava á espera de um eng. "qlq" por parte da MAHA que vinha da alemanha para fazer as calibraçoes necessarias para poder fazer valores "comprovados" .. suponho que este teste (se a data estiver correcta - 29 Jan) tenha sido feito ja com calibraçoes e ajustes de parametros necessarios..

pq nao pegas no teu papelinho do maha a seria e vais à PKE fazer um teste ao teu ? comparas, e qd falares ja sabes o que dizes..
 
eu na dixe k akreditava no teste, apenas dixe k esta no papel a potencia, mas n estrada nem smp os + cavalos puxam mais, po isso e das koisa k apos komparativos, n 1 mas 2 , 3 etc... se tira konklusoes acertadas...

e km no desporto, 1 jogo nao sao jogos...
offtopic, a 8 dias o porto perdeu km o verdete, ontem deu 4 :D
 
nao se deve colocar todos no mesmo saco...o areias tem MB e foi o unico q postou algum texto com coerencia e perguntas sabias sobre o assunto,nao comecem a disparatar sobre mb´s pke´s am´s senao em vez de se poder discutir um belo exemplar de teste de potencia encerram a m@rda do topico.
FastR-ainda que reforcada...como se comporta a embraiagem com esse binario?aguenta bem?
 
Mas onde raio é que está a dúvida que isto pode ser mesmo verdade???

Se o meu carro com o Cylon (modelo com mais de 2 anos, desenvolvido para fazer 230cv), radiadores e linha de 60mm chegou a medir 254cv e para o dia a dia, com pouquissimo fumo ando com mais de 230cv... Com fumo à séria faz 245cv fiáveis...


Acredito plenamente que com um turbo bem estudado para o efeito, injectores, cams e uma electronica bem afinada se façam mais 70cv...


Lembram-se do carro do Paraújo e do Areias que só com hardware e electrónia stock mediram perto de 200cv??? São mais 90cv que de origem e só com hardware...


Parabéns ao FastR, pela ousadia de desenvolver algo deste género, e aos preparadores pela técnica desenvolvida...

Cumps
 
Páh, realemente é o teste de potência em MAHA dum Ibiza 130cv com melhores resultados de sempre. Segundo dizem o polini mediu 291 ou 293cv em MAHA que até agora era o mais forte em relaçao a cavalos em MAHA:D...

Pelo que cunheco o FastR e pelo que acompanhava o projecto dele cunheco-o desde sempre como uma pessoa ousada e abusada a carregar o carro...

Mas como se diz os 320cv estao lá no papel, queremos provas em estrada :D

Venham lá os testes :weedman:

Abraço a todos
 
São mesmo grandes valores para o "pouco" material anunciado... anda tão boa gente a ratar as cabeças até mais não, e afinal apenas com o material tradicional chega-se tão longe:rolleyes:

como disse o GT_Bruno_TDI... Venham lá os testes
 
Back
Top