1.9 D vs 1.9 TD

boas pessoal td em cima ??

boas pessoal tou aki kom algumas duvidas k mtos d vcs d certeza k mas podem tirar.

quais as diferenxas entre estes 2 motores para alem de um ter turbo e o outro nao ?? a nivel da cabeça e dos pistons bielas etc..?? o bloco em si e o msm ???

desde ja o meu obg


cumps
 
o bloco é identico só não tem a saida para o oleo do turbo.

Outra diferença é a compressão do bloco, a da D é mais alta para compensar o facto de não ter o. turbo
 
pois mas o k muda para ter compressao diferente ??? e so msm na cabeça ??? e k ja ouvi dizer k os pistons e as bielas sao diferentes..... era essa a minha duvida se muda so msm a cabeça e o resto e igual....... :S
 
Não é bem assim lol
Ambos os motores são muito identicos mas podes encontrar algumas diferenças dependendo do mes de fabrico.
Código do motor
1Y --- diesel atosférico
AAz --- TD
cilindrada --- 1986(cm3) --79,5x95,5
taxa de compressao, ambos os motores -- 22,5/1
No 1.9 D, tens a versao catalizada, depois de 1994 e tem 64Cv, a versao sem catalizador tem exactamente 68CV.
No motor 1.9D tens uma versao em que o bloco já tem os injectores de oleo para arrefeciemnto dos pistoes e que é igual ao do 1.9TD e também há a versão sem os ditos injectores, nao sei mt bem dizer o porque, o meu era o 1.9D e já tinha os injctores de oleo.A unica coisa que encontrei foram blocos com designação na parte de traz que tinham escrito D/TD e outros que só tinham escrito D, ambos no motor sem turbo e tanto uns como outros podem ter os ditos injectores , só mesmo desmontando para ver.
A cabeça do motor é identica,ou pode ser mesmo igual, a diferença está no diametro do do orificio de retorno do oleo de lubrificação das valvulas e da arvore de cames para o carter, no TD é maior segundo o manual técnico, mas todas as que vi até hoje eram iguais, a arvore de cames é igual, o diametro das valvulas é o mesmo.
A unica diferença mesmo é o facto de no bloco 1.9D o orificio de retorno do oleo de lubrificação do turbo estar lá mas estar tapado.
Penso que a VW para ter um aumento de 7 cv , isto é, de 68CV da versao sem catalizador para 75 cv da versao 1.9TD nao ia gastar dinheiro a alterer o motor.
A caixa de velucidades é igual mas a embraiagem do 1.9TD é maior.

Espero ter ajudado.
 
Last edited:
vamos ver se percebi.... se tiver no bloco D/TD o bloko é igual ao do TD certo ??

ker dizer k posso por o turbo na boa ???


cumps e tks pela xplikaçao

ja agora como posso ver se tenho os injectores para arrefecer os pistons ???
 
Last edited:
injectores do td trabalham com mais pressão! Bomba de gasóleo diferente!
Cabeça ligeiramente diferente! Bloco ligeiramente diferente, cambota diferente! Os de 64 cavalos vinham sem catalizador, os de 98 começaram a aparecer depois de 96 -97 com catalizador e mais 4 cavalos
 
1.9d

boas...é assim eu tb tenho um 1.9de tb me tentei informar acerca do turbo,tb o queria inserir no meu motor mas apenas me disseram o motor td é um motor preparado para uma compressao maior.o motor td tb n tem os tubos para arrefecimento do oleo do turbo.resumindo o dinheiro q gastas em fazer isso tudo,mao de obra,turbo,etc mais vale comprares um motor td e é so tirar um e meter outro.a semana passada a minha cabeça raxou entre as valvulas de admissao e escape nos cilindros 1 e 4.agora vou comprar motor td.se tiveres interessado em comprar alguma coisa do meu motor 1.9d para inventares...porta-te,um abraço
 
Poder por turbo podes sempre, tens de ter em conta o nº de kilometros que já tens e a pressao a que o teu turbo vai trabalhar, tudo o que for superior a 0.5bar é muito.
Basta ter em conta que normalmente num motor atmosférico só se consegue encher as camaras de combustao em cerca de 80% no maximo, com o turbo vais encher os 20% que faltam.
Agora em termos de fiabilidade isso já depende de quanto queres gastar e de quanto queres que dure, isto é, se queres cerca de 50 mil Km ou 200 mil km e tem mt cuidado com a pressao do turbo, a durabilidade vai ser proporcional à pressao.
Se o teu bloco tiver os injectores do oleo para arrefecer os pistoes melhor ainda.
Prepara-te para pores um manometro de temperatura digital, o que o ibiza tem de origem nao é fiavel nem muito certo.
A junta da cabeça do motor, no minimo tem de ser trocada pela versao do TD.
Penso que há aqui no forum algum que já fez esta alteração no 1.9D, logo eles podem esclarecer melhor.
Em relação ao bloco com a designação D/TD ter os injectores, infelizmente não é garantido que aconteça pois já vi as duas situações, um tinha e o outro nao.
 
Last edited:
Se for em plano e com algum espaço digo que é verdade desde que o 1.9D já tenha uma boa preparação, visto que partilham a mesma caixa de velucidades, mas se for a subir esquece, sem hipotese alguma.
No 1.9TD se alterares algumas coisas e com alguns € de investimento facilmente chegas aos 90Cv
 
augusto disse:
Poder por turbo podes sempre, tens de ter em conta o nº de kilometros que já tens e a pressao a que o teu turbo vai trabalhar, tudo o que for superior a 0.5bar é muito.
Basta ter em conta que normalmente num motor atmosférico só se consegue encher as camaras de combustao em cerca de 80% no maximo, com o turbo vais encher os 20% que faltam.
Agora em termos de fiabilidade isso já depende de quanto queres gastar e de quanto queres que dure, isto é, se queres cerca de 50 mil Km ou 200 mil km e tem mt cuidado com a pressao do turbo, a durabilidade vai ser proporcional à pressao.
Se o teu bloco tiver os injectores do oleo para arrefecer os pistoes melhor ainda.
Prepara-te para pores um manometro de temperatura digital, o que o ibiza tem de origem nao é fiavel nem muito certo.
A junta da cabeça do motor, no minimo tem de ser trocada pela versao do TD.
Penso que há aqui no forum algum que já fez esta alteração no 1.9D, logo eles podem esclarecer melhor.
Em relação ao bloco com a designação D/TD ter os injectores, infelizmente não é garantido que aconteça pois já vi as duas situações, um tinha e o outro nao.



metendo o turbo o k akoncelhas a fazer para ficar fiavel ????

cumps
 
Bem, não há milagres quanto a fiabilidade, mas podes sempre fazer algo para garantires alguma, depois tens de ter consciência que tu serás o verdadeiro responsável pela fiabilidade do teu ibiza, tudo irá depender da forma como o conduzires e da manutenção que lhe deres.

1º - Medir a compressão dos cilindros (deverá ter um máximo de 34 bar e um mínimo de 26 bar) de preferência esta pressão deverá ser igual para todos os cilindros, se for menor que 26 bar, não te aconselho a instalar o turbo.
Pressão do óleo com o motor a funcionar a uma temperatura de cerca de 80ºC e a 2000 rpm deverá ser aproximadamente de 2 bar.
Medir a pressão do circuito de refrigeração para detectar possíveis fugas na junta da cabeça, não pode existir vestígios de óleo na água do circuito de refrigeração.
Se os passos anteriores não se verificarem, não te aconselho a prosseguires.

2º - Escolher o turbo que vais montar, aconselho-te a colocares um dos turbos que vinham nos motores 1.6GTD que vinham nos vw golf pois a saída de escape é bem razoável para que os gases saiam sem grandes restrições, os turbos do 1.9TD em relação a este parâmetro são bastante restritivos.
Linha de escape no mínimo de 2.5" de diâmetro, esta mod vai fazer com que a exaustão dos gases se faça melhor, o turbo rode melhor e manter a temperatura dos gases de escape mais baixa. Aconselho-te a instalar um manómetro para monitorizar esta temperatura, que nunca deverá ser superior a 600 ºC, se passar deves levantar o pé. O sensor da temperatura deverá ser colocado no colector de escape, antes do turbo.

3º - Manómetro de pressão do turbo, pressão do óleo e temperatura do óleo, radiador de óleo, intercooler são obrigatórios.
Bomba injectora, injectores, colector de admissão, e escape do1.9TD.

Muitíssimo importante:
Escolher um mecânico da máxima confiança para fazer este trabalho.

Penso que já tens aqui muitas dicas para trabalhar.
Boa sorte com o projecto
Augusto
 
concordo com tudo dito anteriormente, no entanto acho k não se torna agradável, nem sequer se torna um carro de dia a dia fiável, é um carro k acima de tudo, metas os radiadores k quiseres, tanto como um maior ara maior circulação de liquido, como radiador de óleo etc... o carro vai sempre aquecer muito!
Acho k tens de ponderar a montagem!
 
coneço um carro que fez isso, e o carro anda todos os dias.
Está perfeitamente fiavel, realmente aquece mais um pouco mas se andar sempre de gas colado
 
Back
Top