entao e os lava farois?
Leste o meu primeiro post???
entao e os lava farois?
Ora aqui está o que eu queria saber. Vou voltar a por na carrinha.
Olha lá senhor, quando é que vais aos encontros em S. Pedro do Estoril às 5as?
Leste o meu primeiro post???
Pagas porque es um gajo rico, cheio de nota, e vais pagar uma coisa que nem sabes o que tas a pagar!Os bla bla bla's podem sair caro mas se querem arriscar forca a multa é para cima de 200€
li, mas o que o inspector me disse é que eu tinha de ter as duas coisas
que é o mais habitual ver-se em carros com xenon oem
li, mas o que o inspector me disse é que eu tinha de ter as duas coisas
que é o mais habitual ver-se em carros com xenon oem
Pagas porque es um gajo rico, cheio de nota, e vais pagar uma coisa que nem sabes o que tas a pagar!
Amigo aqui o gajo rico es tu
Pois dizes que nao é ilegal mas tenho um amigo na IPO e varois na PSP e todos dizem que o é por isso...
A nao ser que tu mudes as leis...
Mas ate nao mudares as leis pagas a bela da multa que começa nos 200€...
Volto a dizer:
Em portugal para ter aplicaçao xenon:
- Max 6000k
- Nivelamento automatico
- Opticas Olho de boi
entao já percebi, fui enganado por um inspector
e tb já percebi porque é que as marcas deixam de meter luz nos porta luvas, na mala e mais umas quantas pintelhices
é para cobrir a despesa que têm em colocar lava farois que afinal não são obrigatorios, é só para enfeitar
ópticas olho de boi? isso quer dizer que os carros que têm xénon de origem mas a óptica não tem olho de boi é ilegal? diz-me lá agora onde é que isso está escrito!
O rapaz a mim ja me chamou de burro indirectamente
Voces tem que LER LER informarem-se...
Eu jogo pelo seguro e ando com as lampadas de origem para nao criar stresses
6.2.6.2.1. No caso de ser necessário um dispositivo de regulação das luzes para cumprir os requisitos
dos n.os 6.2.6.1.1 e 6.2.6.1.2, o dispositivo deve ser automático.
6.2.6.2.2. Contudo, os dispositivos de regulação manual, tanto do tipo contínuo como do tipo não
contínuo, são permitidos, desde que haja uma posição de repouso que permita regular as luzes
com a inclinação inicial indicada no n.o 6.2.6.1.1 através dos usuais parafusos de regulação ou
por meios semelhantes.
Estes dispositivos de regulação manual devem poder ser accionados do lugar do condutor.
Os dispositivos de regulação do tipo contínuo devem ter pontos de referência que indiquem as
condições de carga que requerem uma regulação do feixe de cruzamento.
O número de posições dos dispositivos de regulação não contínua deve ser tal que possa
garantir o respeito da gama de valores previstos no n.o 6.2.6.1.2 para todas as condições de
carga definidas no anexo 5.
Isso já foi mais que discutido e já coloquei aqui a norma europeia que se refere a isso, na legislação portuguesa nada refere que tem que se usar lava-farois e nivelamento automático, fala-se apenas da cor, amarelo ou branco, 6000k ainda é considerado branco mas muito frio, portanto podem é multar pela cor, para eles multarem sob o pretexto do "alteração das características do carro" têm que provar tal coisa e tal coisa é provar que se está a usar lâmpadas com feixe superior a 2000 lumen ou lux. Eu tenho reparado nos medidores de feixe nas IPO têm lá uma parte digital que poderá medir isso, mas nas op STOP não têm medidores, logo não podem afirmar por olho se é xenon ou não e daí não podem usar como argumento a alteração das características do carro.
Leiam, imprimam e ponham isto na gaveta da vossa viatura desde a pag.31 à pag.33:
http://www.unece.org/trans/main/wp29/wp29regs/r048r5e.pdf
Em Português:
entao já percebi, fui enganado por um inspector
e tb já percebi porque é que as marcas deixam de meter luz nos porta luvas, na mala e mais umas quantas pintelhices
é para cobrir a despesa que têm em colocar lava farois que afinal não são obrigatorios, é só para enfeitar
ópticas olho de boi? isso quer dizer que os carros que têm xénon de origem mas a óptica não tem olho de boi é ilegal? diz-me lá agora onde é que isso está escrito!
O rapaz a mim ja me chamou de burro indirectamente
Voces tem que LER LER informarem-se...
Eu jogo pelo seguro e ando com as lampadas de origem para nao criar stresses
O que??? Nao tem nada a ver, nem tao pouco faz sentido!!!
entao mas so tu é que te informas-te?
sabes lá se eu ou qualquer outro nao se informou tb
porque raio só vamos acreditar nas tuas palavras?
se calhar tu é que nao sabes o que estas a dizer e ficamos mais burros
Chamei-te burro??? Tas tu a lavar roupa suja!
Opa, apenas disse o que sei! Ninguem é obrigado a ir pelo o que eu digo. Acho é piada vir para aqui artistas comentar uma duvida do rapaz, quem nem sabem o que estao a dizer. Ao fim ao cabo, ele ainda fica mais burro!
Amigos estamos aqui para aprender uns com os outros..
A nível de IPO depende de muita coisa.. já fui a vários sítios e sempre consegui passar os carros com XENON, não de origem.. nunca puseram nenhum problema
Com as autoridades acho estranho estarem a dizer isso, pois o que influencia é a cor da lâmpada que tem de ser como está nas regras por isso se diz até aos 6000K, tambem nunca vi nenhum agente da autoridade a abrir o capô e a procurar o nivelador automático..
Ha por ai muito boato que nasce, cresce e reproduz-se nos foruns
E la por estarem 2 3 ou ate 4 a dizerem que nao, ja quer dizer que seja ilegal??? Do tipo, quem votar mais vezes o contrario ganha??? WTF???Indirectamente tens dito que todos os que tem vindo aqui dizer que é ilegal sao burros e que nao precebem nada disto
Tal como o joao diz porque raio havemos de acreditar na tua palavra tambem me fui informar e disseram-me para tirar pois é ilegal pode passar na IPO se apanhar um inspector bacano como pode nao passar posso apanhar multa como posso nao apanhar neste pais mais vale jogar pelo seguro que andar ai a sujeitar-se a apanhar multa...
Vai na volta tas para aqui a dizer que legal mas vai na volta nem no teu tens:roll:
Eu sinceramente ainda não li a legislação referente a esse assunto, mas tenho a dizer que já vi um Renault Laguna (versão antiga) e tinha Xénon sem ter óptica "olho de boi". Como aqui foi dito, tinha escrito na óptica "xenon".
Conclusão, pelo que foi dito pelo freitasqq, aquele carro apesar de sair de fábrica já assim vai ser constantemente chumbado na IPO e multado nas operações STOP.
Alguma coisa não está bem