Julgo que por aqui nunca vos pedi opinião sobre a seguinte situação:
Resumidamente trata-se de uma vibração no volante que não há meio de a fazer desaparecer!
Por volta dos 90/100/110, se estabilizar a velocidade, sinto uma vibração proveniente do eixo dianteiro, que trespassa para o volante, fazendo parecer que o carro vai aos saltinhos...
Há situações em que se largar o volante ele fica a balouçar ligeiramente direita/esquerda, no entanto o carro não foge para nenhum dos lados...dá ideia que há sempre um contrabalanço que faz o volante mudar de direcção constantemente...mas isto não é meia volta ao volante...é uma ligeira vibração.
Esta situação acontece sempre também durante uma aceleração mais brusca...à passagem pelas velocidades referidas...ou então numa travagem prolongada em que a velocidade vai a baixar lentamente...tb à passagem nas mm velocidades.
Se virar ligeiramente o volante a mesma vibração faz-se sentir...tanto para um lado como para o outro...sempre no intervalo 90>110+/- :bored:
- A 1ª coisa que fiz foi calibrar...ainda gastei algum nisso...em diferentes sitios...até no lugar foram calibradas...nada feito, continuou na mesma.
De referir que as jantes não estarão empenadas e têm as anilhas correctas (São uma Ronal R38 - Leon Troféu). Leva-me a crer que o prob não será daí.
Seguidamente apenas coloquei hipóteses, não tendo testado mais nada:
- Irei colocar umas jantes de origem para ver se se mantém ou não...tiro dai as teimas
- Se necessário substituirei os casquilhos à frente, 2 do triangulo e 2 da barra estabilizadora...além dos 2 topos dos amortecedores.
- Disseram-me que tenho um amortecedor da frente com folga no veio, mas que não acusa nada no teste de amortecimento...no entanto é hipotese tb.
- O proprio rolamento da roda tb poderá ter influencia, mas acho demais.
- Entretanto lembraram-me de mais uma...uma transmissão empenada!...por ter batido na barra estabilizadora (o carro está rebaixado 45mm), ou uma pancada num buraco...no entanto não creio mt nisso, pois para além de nunca ouvir nada a bater nem a roçar...se fosse o caso de estar empenada uma transmissão...vibrava ou saltava a qualquer velocidade, certo?!
- Já ponho a hipotese de inclusivamente mudar os amortecedores à frente (actualmente tenho uns Bilstein B8...com 45000kms...mas secalhar nas lonas :bored
Das hipóteses que referi, quais acham que fazem mais sentido e que vale a pena atacar já....e outras que se lembrem...que possam ser hipótese
Resumidamente trata-se de uma vibração no volante que não há meio de a fazer desaparecer!
Por volta dos 90/100/110, se estabilizar a velocidade, sinto uma vibração proveniente do eixo dianteiro, que trespassa para o volante, fazendo parecer que o carro vai aos saltinhos...
Há situações em que se largar o volante ele fica a balouçar ligeiramente direita/esquerda, no entanto o carro não foge para nenhum dos lados...dá ideia que há sempre um contrabalanço que faz o volante mudar de direcção constantemente...mas isto não é meia volta ao volante...é uma ligeira vibração.
Esta situação acontece sempre também durante uma aceleração mais brusca...à passagem pelas velocidades referidas...ou então numa travagem prolongada em que a velocidade vai a baixar lentamente...tb à passagem nas mm velocidades.
Se virar ligeiramente o volante a mesma vibração faz-se sentir...tanto para um lado como para o outro...sempre no intervalo 90>110+/- :bored:
- A 1ª coisa que fiz foi calibrar...ainda gastei algum nisso...em diferentes sitios...até no lugar foram calibradas...nada feito, continuou na mesma.
De referir que as jantes não estarão empenadas e têm as anilhas correctas (São uma Ronal R38 - Leon Troféu). Leva-me a crer que o prob não será daí.
Seguidamente apenas coloquei hipóteses, não tendo testado mais nada:
- Irei colocar umas jantes de origem para ver se se mantém ou não...tiro dai as teimas
- Se necessário substituirei os casquilhos à frente, 2 do triangulo e 2 da barra estabilizadora...além dos 2 topos dos amortecedores.
- Disseram-me que tenho um amortecedor da frente com folga no veio, mas que não acusa nada no teste de amortecimento...no entanto é hipotese tb.
- O proprio rolamento da roda tb poderá ter influencia, mas acho demais.
- Entretanto lembraram-me de mais uma...uma transmissão empenada!...por ter batido na barra estabilizadora (o carro está rebaixado 45mm), ou uma pancada num buraco...no entanto não creio mt nisso, pois para além de nunca ouvir nada a bater nem a roçar...se fosse o caso de estar empenada uma transmissão...vibrava ou saltava a qualquer velocidade, certo?!
- Já ponho a hipotese de inclusivamente mudar os amortecedores à frente (actualmente tenho uns Bilstein B8...com 45000kms...mas secalhar nas lonas :bored
Das hipóteses que referi, quais acham que fazem mais sentido e que vale a pena atacar já....e outras que se lembrem...que possam ser hipótese