martins, na altura que te repararam a embraiagem tiraram peso ao volante de motor ou rectificaram o mesmo?
pergunto isto por uma razão. o volante de motor das sdi não é igual ao das tdi, fica do lado da caixa enquanto que o das tdi fica do lado da cambota. quando se rectifica/ tira peso a um volante de motor, o mesmo deve ser calibrado. para calibrar um volante do motor de uma tdi até é relativamente simples com uma cambota presa no volante de motor, entra direitinho na máquina de calibração. num sdi não dá para aparafusar o volante de motor à cambota ou a um veio feito especificamente para o efeito. normalmente nunca se rectifica ou tira peso ao volante de motor das sdi, pois como é praticamente incalibrável nas máquinas das rectificadoras em portugal, está sujeito a ficar descalibrado após a rectificação do mesmo e consequentemente fazer tremideiras. essas tremideiras podem fazer com que parta os parafusos da prensa que vão à cambota e em andamento pode ficar uma situação muito perigosa em termos de segurança caso se separe o conjunto prensa+volante de motor da cambota. digo isto porque já pensei tirar peso do volante de motor e ainda não encontrei uma casa que depois calibre o mesmo... e calibrações feitas com uma prensa em conjunto não são as mais correctas...
pergunto isto por uma razão. o volante de motor das sdi não é igual ao das tdi, fica do lado da caixa enquanto que o das tdi fica do lado da cambota. quando se rectifica/ tira peso a um volante de motor, o mesmo deve ser calibrado. para calibrar um volante do motor de uma tdi até é relativamente simples com uma cambota presa no volante de motor, entra direitinho na máquina de calibração. num sdi não dá para aparafusar o volante de motor à cambota ou a um veio feito especificamente para o efeito. normalmente nunca se rectifica ou tira peso ao volante de motor das sdi, pois como é praticamente incalibrável nas máquinas das rectificadoras em portugal, está sujeito a ficar descalibrado após a rectificação do mesmo e consequentemente fazer tremideiras. essas tremideiras podem fazer com que parta os parafusos da prensa que vão à cambota e em andamento pode ficar uma situação muito perigosa em termos de segurança caso se separe o conjunto prensa+volante de motor da cambota. digo isto porque já pensei tirar peso do volante de motor e ainda não encontrei uma casa que depois calibre o mesmo... e calibrações feitas com uma prensa em conjunto não são as mais correctas...