Mas n percebo pk nalguns faz mais barulho, e noutros n... É estranho... Mas pronto.. Tenho k experimentar e logo vejo o resultado....
Abraço
Uma grande desvantagem nao menos importante que todas as vantagens que possa dar é a poluiçao que provoca, ficas a poluir uma quantidade de CO exurbitante sem CAT, hj em dia ja é um tema bastante importante que tambem deviamos ponderar, eu tb n tenho cat no meu mas vou por pk as diferenças sem cat tb n sao assim tantas e para alem do mais sei k polui muyito menos com cat, eles estao la por algum motivo...
Cumps
As fabricas fazem falta para tu teres electricidade em casa por exemplo, agora sem cat nao contribis em nd para o bem estar da sociedade.... apenas referi o k pensei ate pk cm disse, tb andei mto tempo com escape directo no carro mas e td psicologico, querem um carro k ande muito comprem logo um type r por exemplo em vez de comprar um ibiza e andar a carregar euros e euros num carro k ta feito pa levar mercadorias nas costas.. sao apenas opinioes
Cumps
Tudo o que se opoe à saída de gases gera contrapressão. A contrapressao e a retenção de um gás quente origina o aquecimento do que estiver em redor... principalmente do turbo.
O calor tem como consequencia o aumento de potencia dissipada.
Portanto ao reduzir essa contrapressao ( backpressure ) aumenta-se a fiabilidade do turbo.
Ganhos são possíveis de existir pois ha maior libertação do fluxo.
Alguns dizem que não notam e até perderam potencia nos regimes mais elevados, mas o que realmente acontece é que se ganhou em baixos/médios regimes e os altos regimes se mantiveram. Prova disso sao por vezes os 10Nm ganhos.
onde é q axam que acabam os cat acabam qd dão o berro? na sucata onde as particulas poluidoras ficam ao ar livre pois é...
Tirado do portugal tuning: Qual o objectivo de um sistema de escape?
1- Retirar o ar que já foi queimado da câmara de combustão
2- Manter a propagação dos gases até ao exterior na sua máxima velocidade
Quando isto acontece podemos tirar partido de outro fenómeno chamado “scavenging”, e afinal o que é isto? Bom à medida que o ar sai, os pulsos do gás têm no fim uma zona de baixa pressão que há medida que se movem arrastam o que vem antes, e isto vai-se verificando até que entramos na câmara de combustão e então também o ar “novo” será puxado pelos gás que vai a sair para dentro da câmara de combustão. Este fenómeno ajuda-nos a obter um melhor rendimento pois temos mais ar “novo” e uma mistura mais rica em O2. Logo obtemos melhor combustão e mais potência.
entao otimo otimo seria ter um banco d potencia disponivel e experimentar das varias maneiras... até axar esse equilibrio.
Ou entao recorrer a alguem que tenha já conhecimento..~Contudo parece.m do senso comun que tirar o catalizador num tdi traz vantagens ( o que nao quer dizer que nao perca alguma vel. ponta )
Eu sou a favor
PS : o meu vti gastava bem menos e andava bem mais com linha directa.. mas tb acordava a vizinhança
Pois é após ter tirado o catalisador e a panela central não fiquei lá muito contente com barulho pois ficou na mesma....até que hoje decidi colocar a panela central a substituir a final o que fez com que ficasse com um roncozinho á maneira
Agora só uma pergunta para os mais entendidos ao ter feito isto e para alem de saber que sem o catalisador fica assim o turbo com uma temperatura mais baixa, será que o turbo não sofre maior desgaste por andar assim só com panela central?
Abraços