turbo comn refrigeração a agua

tou a pensar montar um turbo no meu TD (AAZ) que tem refrigeração a agua...
onde devo ligar a saída e entrada de agua do turbo?
tava a pensar ir tirar aos tubos da sofagem... mas n sei se eide montar o turbo em serie com o radiador da sofagem ou em paralelo... sugestões?:rolleyes:
sei que os golf TD com o msm motor usam um turbo tb assim com refrigeração a agua... onde ligam esses tubos no golf?
 
boas!
o meu turbo tb é arefecido a agua.
vais buscar a agua ao motor antes do termostato para ter sp pressao e a saída ligas depois do termostato.
desta forma a agua circula sp com pressao pelo turbo. a agua que passa pelo turbo depois de aquecer vai directamente para o radiador para voltar a arrefecer.
espero ter ajudado.
cumps.
 
boas!
o meu turbo tb é arefecido a agua.
vais buscar a agua ao motor antes do termostato para ter sp pressao e a saída ligas depois do termostato.
desta forma a agua circula sp com pressao pelo turbo. a agua que passa pelo turbo depois de aquecer vai directamente para o radiador para voltar a arrefecer.
espero ter ajudado.
cumps.
não te importas de por aí um desenho com isso?:D
 
metes um tê no tubo que vai para a sofagem para levares agua ao turbo, e metes outro T no tubo que vem da sofagem para retornares a agua do turbo. super simples. era assim que tinha no meu G40.
 
A oleo tem que ter sempre...devido a partes moveis e fricção...a água permite uma tolerância maior a rotações e exigência do turbo...Dissipa mais energica calorifica, logo mais eficiente se torna na energia de trabalho! Em suma, podes pedir mais do turbo, pois a temperatura é ligeiramente menor!
 
Eu no meu Corsa TD, quando mudei de turbo nunca mais liguei os tubos de agua ao RHB4, pois não faziam falta :D, já que era refrigerado a oleo também...
Já vendi o carro e ainda rola com o mesmo setup, carregadinho até aos dentes e nunca, nunca arreou!!!:twisted:
 
Sei que os EVOs têm um botão para mandar agua para o turbo. E se não estou em erro é do circuito de refrigeração, mas posso confirmar isso, conheço que tenha tido um.
 
Sei que os EVOs têm um botão para mandar agua para o turbo. E se não estou em erro é do circuito de refrigeração, mas posso confirmar isso, conheço que tenha tido um.

nao precisas de ir para os evos.... ibiza cupra 1.8T vem com esse sistema de origem. tem uma bomba auxiliar electrica para ke mesmo que desligues o carro, durante X tempo akela bomba continua a refrigerar o bixaroco =D
 
Back
Top