A famosa guerra dos consumos...
Tenho 140000 Km feitos com o meu e como andava por necessidade e com pouco guito ( quase nenhum ) fiz alguma investigação com resultados palpaveis:
:lol: A abrir 6 a 6.5 l/100Km
:wink: A poupar 4.8l/100Km ( um deposito chegou-me a fazer 1024 Km )
O que se pode fazer para poupar:
:arrow: Escolher bem os caminho (nº de stops, subidas, descidas e extensão)
:arrow: Retirar o pe do acelarador nas descidas com a mudança engatada gasta menos do que desengatado, ( não e para todos os modelos ), porque a injecção e cortada e fica a comprimir apenas o ar...
:arrow: Andar devagar realmente ajuda muito...
:arrow: Rotação ideal para o motor e na zona do binario maximo ( maior eficiência )
:arrow: Regime de aceleração o mais lento possivel :cry:
:arrow: A/C desligado e vidros fechados
:arrow: Sem porta bagagens ou barras de tejadilho
:arrow: pneus com a pressão recomendada ou mais radical com a pressão para o carro carregado andando com ele vazio! ( atenção que isso chumba os pneus se tentar fazer curvas a "maneira")
:arrow: Direcção sempre alinhada
:arrow: Fitros de ar sempre limpinhos!!!
:arrow: Carro vazio, isto e sem cargas inuteis... ( manual do proprietario )
:arrow: Nas descidas desacelerar, nas rectas manter na rotação de maior binario possivel no maior rapport possivel ( tipo 5ª as 2200 rpm )
:arrow: Nas subidas manter aproveitar a inercia do carro, que no caso do ibiza e bastante para não ter de dar gas extra, isto no caso de subidas curtas...
:arrow: Acima de tudo pensar antes de pisar....
Tenho 140000 Km feitos com o meu e como andava por necessidade e com pouco guito ( quase nenhum ) fiz alguma investigação com resultados palpaveis:
:lol: A abrir 6 a 6.5 l/100Km
:wink: A poupar 4.8l/100Km ( um deposito chegou-me a fazer 1024 Km )
O que se pode fazer para poupar:
:arrow: Escolher bem os caminho (nº de stops, subidas, descidas e extensão)
:arrow: Retirar o pe do acelarador nas descidas com a mudança engatada gasta menos do que desengatado, ( não e para todos os modelos ), porque a injecção e cortada e fica a comprimir apenas o ar...
:arrow: Andar devagar realmente ajuda muito...
:arrow: Rotação ideal para o motor e na zona do binario maximo ( maior eficiência )
:arrow: Regime de aceleração o mais lento possivel :cry:
:arrow: A/C desligado e vidros fechados
:arrow: Sem porta bagagens ou barras de tejadilho
:arrow: pneus com a pressão recomendada ou mais radical com a pressão para o carro carregado andando com ele vazio! ( atenção que isso chumba os pneus se tentar fazer curvas a "maneira")
:arrow: Direcção sempre alinhada
:arrow: Fitros de ar sempre limpinhos!!!
:arrow: Carro vazio, isto e sem cargas inuteis... ( manual do proprietario )
:arrow: Nas descidas desacelerar, nas rectas manter na rotação de maior binario possivel no maior rapport possivel ( tipo 5ª as 2200 rpm )
:arrow: Nas subidas manter aproveitar a inercia do carro, que no caso do ibiza e bastante para não ter de dar gas extra, isto no caso de subidas curtas...
:arrow: Acima de tudo pensar antes de pisar....