trocar motor é legal?

JFB disse:
Acho que o problema principal é o facto de esses motores (V6) serem montados longitudinalmente, logo, apoios e caixa, entre muitas outras coisas serem diferentes.

E não só por ai, os 2.5 são 6 cilindros tb, parece que não mas o motor tb é relativamente maior.
 
MANGAS_ TDi disse:
boas... já agora aproveito aqui p perguntar....

há Audi's 1.9 TDi e 2.5 TDi... ou seja...cabem no mesmo espeço dois motores diferentes...

no meu ibiza 1.9 TDi de 90cv caberá lá o motor 2.5 TDi ou o 3.0 TDi ??

é uma das ideias q me passou pela cabeça... alguém sabe responder??
de qqr maneira amanhã vou passar no meu mecanico e vou-lhe perguntar, já q ele tem lé um bólide todo alterado...


pois, tens de ter em conta o peso dos motores, o 2.5 é substancialmente mais pesado. Ias ficar com o carro a afucinhar. As diferenças são muitas do A4 1.9tdi para o 2.5 tdi... caixa,transmissões,suspensão da frente, etc..
 
E não é que estou mesmo espantado :eek:

Telefonou-me agora um senhor da SEAT para me esclarecer a dúvida :D

Disse-me que em termos legais (legislação) o turbo nos carros diesel é visto como um periférico, isto é não faz parte do motor, logo ter um motor 1.9D ou 1.9TD é igual, isto é, é possivel e legal alterar o motor. A única precaução a ter aquando da troca de motor é alterar o número do motor novo para o do motor antigo, para efeitos alfandegários (controles e afins).

Sendo assim :respect:


Mais uma vez demonstro a minha admiração pela resposta imediata ao email =D> não estava nada à espera. Espero que tenha esclarecido quem andava com dúvidas (Eu).
 
Por essa lógica, posso pôr um turbo qualquer no meu motor, pois é "só um periférico".
Muito estranho.
 
Acredito, esse senhor devia pôr-se à disposição para contacto, cada vez que um de nós for a uma inspecção B.
 
O número que me telefonou foi: 223320529 infelizmente não fixei o nome da pessoa com quem falei. Se tiveres dúvidas telefona para lá :D eu também acho suspeito agora foi o que ele me disse. tenho de perguntar na DGV
 
Spiff disse:
O número que me telefonou foi: 223320529 infelizmente não fixei o nome da pessoa com quem falei. Se tiveres dúvidas telefona para lá :D eu também acho suspeito agora foi o que ele me disse. tenho de perguntar na DGV

Eu não tenho dúvidas de que o senhor que falou contigo te disse isso, tal com me diria a mim, o grande "SE" que eu coloco é se os senhores da DGV e os senhores da GNR terão a mesma opinião.
 
Peço desculpa por reabrir o topico apenas para colocar esta duvida:

Tenho um 1.9d , mas força tá quieto... ultrapassagens e subidas deixa a desejar, daí veio-me a ideia de um tdi...

Ora bem, a escolha mais racional, seria vender o chasso e procurar por 1 tdi.
Bom, tudo muito ok, mas para isso teria k desfazer do meu carro e andar a procura de 1 tdi preto que por sua vez é um bocado complicado encontrar, para alem que o $ que ja investi neste, seria perdido: revisao, travoes, elevador, 4 eagle f1 gsd3 etc etc...

Ou seja, nao me quero desfazer do bote pois tá 5* :D

Resumindo, estava a pensar por o motor do tdi90 ou gt tdi110 ... mas ja me disseram que para trocar nao basta so o motor mas tambem centralina, caixa de velocidades, rotulas, embraiagem, pedal do acelerador (LOL, porque o gttdi tem uma mola electronica).

Agora a minha duvida é: bastará so isto ou terei que ainda gastar mais $?

Do meu lado, caso consiga legalizar o motor (visto ser da mesma cc), seria um investimento, pois ao mesmo tempo que gastava $, o carro valorizava.

Cumprimentos

PS: A minha versao já é a de 97.
 
Last edited:
Boas..
De facto, não mudando o motor pode-se por turbo a vontade que ninguem chateia nem nas IPO nem os sr agentes. Agora se quizeres mudar o motor, basta cadastra-lo para que no livrete apareça o numero, pois nas IPO eles verificam isso. Já assisti a um caso de troca de um comercial para 5 lugares e pôs turbo tambem. A unica coisa que precisou de legalizar foi mesmo a passagem para os 5 lugares. De resto 5*

Cumps
 
para não teres de montar a electronica pões a bomba do TD e a electronica não precisas, agora tens é que ter noção que não vais tirar partido total do motor.
 
Se queres um TDI ainda vais gastar uns dinheiros. A diferença dos nossos fumarentos para os tdi's não é só o turbo mas também (e principalmente) a electrónica. vais ter de fazer uma série de alterações no carro e ai vai mais uma que te esqueceste. Canhão da ignição :D os tdi's têm imobilizador electrónico, isto é têm um leitor no canhão que lê o código da chave (coisa que não acontece no nosso) sem isso não andas :D.

Uma coisa é verdade, é uma grande ideia, eu ando a pensar nisso, haja €€
 
melhor mesmo é exclarecer essa situação á DGV... se nao me engano, e depois posso confirmar, mas axo que á uma tolerância de 200cc. nao sei se será tanto a gasóleo ou gasolina, e em termos de por um a turbo uma vez que se tem um atmosférico.
 
Torres disse:
melhor mesmo é exclarecer essa situação á DGV... se nao me engano, e depois posso confirmar, mas axo que á uma tolerância de 200cc. nao sei se será tanto a gasóleo ou gasolina, e em termos de por um a turbo uma vez que se tem um atmosférico.

Man, é naquela, a cc nao faz diferenca, pois tanto os D, TD, os TDI, os GTTDI, sao todos 1900 cc, e em relação ao turbo, será necessario (pelo que tenho ouvido) alterar segmentos, volante do motor, pistons, etc etc, so para o incorporar, ou seja, é impensavel... em termos de legalizaçao do TD, é facil, mas o que eu queria era o TDI, mas talvez nao valha a pena, pois quando se começam a alterar muitas coisas, as ja existentes podem dar raia com as novas =(

Cumps
 
Darktemplar disse:
o que eu queria era o TDI, mas talvez nao valha a pena, pois quando se começam a alterar muitas coisas, as ja existentes podem dar raia com as novas =(

Cumps

Lembra-te, tinhas de alterar tanto o carro que o que quase não sobraria nada para dar raia (só se forem as rodas :D ). As diferenças são mesmo muitas
 
Isso é verdade, só qd mudas o bloco de motor é que é preciso autorização pois cada bloco tem determinado n´... Qd o pessoal estoira motores e dps vai efctuar troca (até mesmo por um igual) é preciso ir á dgv... Turbos e afins são realmente perifericos mas fazer a sua instalação num veiculo q originalmente n o possuia tb é ilegal, e se o pessoal da inspecção o verificar chumba os carros.. É q a potencia do veiculo tem de ser sempre de acordo com a q vem no livrete.
 
Snake_eyes disse:
Penso que até para meter o 130cv aí já se torna mais complicado quanto mais um 6 cilindros como é o 2.5 tdi.

Tens de ter em atenção no comprimento da frente do A6, se cabe um 2.5 tem de caber na boa um 1.9 lol

Ah, e quem quiser comprar um 2.5tdi de 180cv digam q tenho lá um em casa..., quem o levar faz a bricolage para o colocar num ibiza e eu aproveito e faço bricolage para meter o do RS6 plus a gasolina com 480cv. Eu digo e repito, só com bricolage se n n há troca de motores... :rir: :rir:
 
Back
Top