Troca de motor

Boa Tarde pessoal,

Tenho um familiar meu que quer arranjar o motor, o que se passa é o seguinte:

Tem uma passat de 95 1.9 TD - motor AAZ, mas já tem muitos kilometros e tá nas ultimas, a minha questão é se alguém sabe se dá para colocar um bloco de um seat 1.9 D também de 95 (não sei qual o código do motor), com as devidas alterações, em termos de lubrificação do turbo e outras coisitas, e aproveitar o resto do motor 1.9 TD.

Resumindo, trocar o bloco do motor 1.9 D, para o motor 1.9 TD com as devidas alterações.
Já agora sabem dizer que a cambota do 1.9 TD é igual á do 1.9 D.

Obrigado,

Cumprimentos.
 
Boas

Mas depois não será mais dificil de aplicar o turbo e bomba injectora, pois assim era só fazer o furo no bloco para a lublificação do turbo.

è que a cabeça do motor está boa, só o bloco é que precisa de ser rectificado e não queria estar a gastar muito €€€ uma vez que tenho um motor 1.9 D de um seat, e assim aproveitava e trocava.

Abraço
 
boas amigo , sendo assim nao queres fazer 1 troca de motor .

queres fazer 1 troca de bloco e meteres o resto do td , turbo , bomba , colectores e cabeca do td no d , certo?

e se assim for estas a querer fazer o mesmo k eu , mas por razoes diferentes
eu tenho 1 ibiza d motor 1y e k quero torna lo td .

dar da esta por ai muitas pessoas que ja o fizeram.
eu ainda estou na fase de estudo e juntar o material.

se ja tens ai os 2 motores , ja tens tudo e so mao de obra !
 
boas amigo , sendo assim nao queres fazer 1 troca de motor .

queres fazer 1 troca de bloco e meteres o resto do td , turbo , bomba , colectores e cabeca do td no d , certo?

e se assim for estas a querer fazer o mesmo k eu , mas por razoes diferentes
eu tenho 1 ibiza d motor 1y e k quero torna lo td .

dar da esta por ai muitas pessoas que ja o fizeram.
eu ainda estou na fase de estudo e juntar o material.

se ja tens ai os 2 motores , ja tens tudo e so mao de obra !
 
Boas

Mas depois não será mais dificil de aplicar o turbo e bomba injectora, pois assim era só fazer o furo no bloco para a lublificação do turbo.

è que a cabeça do motor está boa, só o bloco é que precisa de ser rectificado e não queria estar a gastar muito €€€ uma vez que tenho um motor 1.9 D de um seat, e assim aproveitava e trocava.

Abraço

Se fizeres isso acho que estás a "andar" para trás.. Há quem aplique turbos nos D para os melhorar mas um motor AAZ turbinado de origem é muito melhor..
não faz sentido trocar um bloco AAZ por um D.. acho eu que nunca vai ficar igual..
isso é como meteres um motor AFN numa 6L motor PD 130 cv.. vai regredir..
 
Last edited:
Boas

A questão é que assim aproveitava o motor D que tenho e como o TD só precisa retificar o bloco, a questão é mesmo essa, era escusado estar a rectificar o bloco tendo eu.

A questão é o que dá menos trabalho e aplicações.
Tou só a avaliar a melhor opção.
Têm ideia se as cambotas são iguais.

Obrigadão
 
Boas

A questão é que assim aproveitava o motor D que tenho e como o TD só precisa retificar o bloco, a questão é mesmo essa, era escusado estar a rectificar o bloco tendo eu.

A questão é o que dá menos trabalho e aplicações.
Tou só a avaliar a melhor opção.
Têm ideia se as cambotas são iguais.

Obrigadão

sim amigo, eu não estou a criticar a tua ideia.. podes falar com os users professor, overloaded, rferraz que já fizeram a alteração..
Abraço
 
não percebi se tens o motor ou só o bloco....mas
se tens um 1.9D é:
abrir o furo de retorno de oleo do turbo(M18), aplicar o turbo e a bomba , afinar td direitinho a ponto e montar no carro
sem mais alterações nem trocas de nada...
se só tens o bloco 1.9D, é abrir o furo de retorno (m18), tirar tudo o resto do TD, aplicar nesse bloco.... é tudo pug and play
os AAZ (1.9TD) são em kuaase tudo iguais aos 1Y (1.9D) nãa vale mesmo a pena andar a trocar nada dum pra outro... muito menos colaças e cambotas... pois são iguazinhos....
quanto ao que se diz contra aplicar turbo em D´s... não te preocupes em por turbo num D... por desde que isso vá andar com as pressões de origem do TD não parte de certeza absoluta!
 
Se fizeres isso acho que estás a "andar" para trás.. Há quem aplique turbos nos D para os melhorar mas um motor AAZ turbinado de origem é muito melhor..
não faz sentido trocar um bloco AAZ por um D.. acho eu que nunca vai ficar igual..
isso é como meteres um motor AFN numa 6L motor PD 130 cv.. vai regredir..
calma que não é bem assim... poderá fazer algum sentido...

Boas

Mas depois não será mais dificil de aplicar o turbo e bomba injectora, pois assim era só fazer o furo no bloco para a lublificação do turbo.

è que a cabeça do motor está boa, só o bloco é que precisa de ser rectificado e não queria estar a gastar muito €€€ uma vez que tenho um motor 1.9 D de um seat, e assim aproveitava e trocava.

Abraço
sim faz isso, aproveita o bloco do 1.9D, é mais facil, muito mais barato e se é para teres o carro stock aguenta bem (se o bloco tiver bom) qualquer que seja o tipo de bloco utilizado no 1.9D. só se for para por aço no motor depende do bloco 1Y que lá puseres. se no bloco 1Y, por baixo do colector de escape estiver escrito apenas 1.9D mantém stock ou não entres em alterações muito profundas de motor (turbos maiores, etc). se no bloco 1Y tiver escrito 1.9TD ou 1.9D/TD podes carregar como num aaz (1.9TD), pois estes blocos já possuem injectores de oleo internos para as bielas/pistons.
cumps

sim amigo, eu não estou a criticar a tua ideia.. podes falar com os users professor, overloaded, rferraz que já fizeram a alteração..
Abraço
atenção que o meu 1.9D tá atmosférico e é para deixar assim para já, não quero confusões com isso pois uma ou duas vezes por ano participo em provas de aceleração. mas quando participar não tenho problema em mostrar que é atmosférico. sei como se faz a alteração por outro tipo de razões (biscates que faço numa oficina: mrgreen: ).
tenho uma ideia porque pensaste que tenho o ibiza turbinado: acho que disse que aparecia com um carro à altura no pico entre o rferraz e o overloaded que estava marcado para finais de setembro deste ano e o adiaram por tempo indeterminado e por motivos de força maior:D obviamente não aparecerei lá com o meu ibiza 1.9D:D
 
calma que não é bem assim... poderá fazer algum sentido...

atenção que o meu 1.9D tá atmosférico e é para deixar assim para já, não quero confusões com isso pois uma ou duas vezes por ano participo em provas de aceleração. mas quando participar não tenho problema em mostrar que é atmosférico. sei como se faz a alteração por outro tipo de razões (biscates que faço numa oficina: mrgreen: ).
tenho uma ideia porque pensaste que tenho o ibiza turbinado: acho que disse que aparecia com um carro à altura no pico entre o rferraz e o overloaded que estava marcado para finais de setembro deste ano e o adiaram por tempo indeterminado e por motivos de força maior:D obviamente não aparecerei lá com o meu ibiza 1.9D:D

pois, eu tava na ideia que tinhas um D turbinado.. :D
pois é, isso caiu em esquecimento..
vou incendiar esse topico.. :twisted:
abraço
 
sim amigo, eu não estou a criticar a tua ideia.. podes falar com os users professor, overloaded, rferraz que já fizeram a alteração..
Abraço

ja me estavas a enganar ..

tava a ver k na maquina do professor ja la morava 1 secador e ele nao dizia nada..


professor ja fiz esat pergunta a muita gente k fez e k percebe e ainda ninguem me respondeu ..

pelo k descreves aqui

sim faz isso, aproveita o bloco do 1.9D, é mais facil, muito mais barato e se é para teres o carro stock aguenta bem (se o bloco tiver bom) qualquer que seja o tipo de bloco utilizado no 1.9D. só se for para por aço no motor depende do bloco 1Y que lá puseres. se no bloco 1Y, por baixo do colector de escape estiver escrito apenas 1.9D mantém stock ou não entres em alterações muito profundas de motor (turbos maiores, etc). se no bloco 1Y tiver escrito 1.9TD ou 1.9D/TD podes carregar como num aaz (1.9TD), pois estes blocos já possuem injectores de oleo internos para as bielas/pistons.
cumps

segundo isto o meu bloco e de 1 aaz ?
e k todos os outros blocos k andei a espreitar e a perguntar dizem d/td
o meu so diz 1.9 td
agora tou a ler ... sera k tenho 1 aaz atmosferico ??

casaleiro
tambem chamado a secao
tu k es entendido na materia , k achas?
no livrete diz 1y mas no entanto o carro no outro dono foi todo moodificado .... ate tinha na mania k era inventor..
tambem ja vi k ja la andou a mexer no parafuso magico ..
e na caixa do filtro ..
de resto nao tou a ver , ela ate se mexe bem ..
mas kero la o secador ..
sem partir e claro ..
 
ja me estavas a enganar ..

tava a ver k na maquina do professor ja la morava 1 secador e ele nao dizia nada..


professor ja fiz esat pergunta a muita gente k fez e k percebe e ainda ninguem me respondeu ..

pelo k descreves aqui

sim faz isso, aproveita o bloco do 1.9D, é mais facil, muito mais barato e se é para teres o carro stock aguenta bem (se o bloco tiver bom) qualquer que seja o tipo de bloco utilizado no 1.9D. só se for para por aço no motor depende do bloco 1Y que lá puseres. se no bloco 1Y, por baixo do colector de escape estiver escrito apenas 1.9D mantém stock ou não entres em alterações muito profundas de motor (turbos maiores, etc). se no bloco 1Y tiver escrito 1.9TD ou 1.9D/TD podes carregar como num aaz (1.9TD), pois estes blocos já possuem injectores de oleo internos para as bielas/pistons.
cumps

segundo isto o meu bloco e de 1 aaz ?
e k todos os outros blocos k andei a espreitar e a perguntar dizem d/td
o meu so diz 1.9 td
agora tou a ler ... sera k tenho 1 aaz atmosferico ??

casaleiro
tambem chamado a secao
tu k es entendido na materia , k achas?
no livrete diz 1y mas no entanto o carro no outro dono foi todo moodificado .... ate tinha na mania k era inventor..
tambem ja vi k ja la andou a mexer no parafuso magico ..
e na caixa do filtro ..
de resto nao tou a ver , ela ate se mexe bem ..
mas kero la o secador ..
sem partir e claro ..

oh foi na inocencia..lol tava mesmo convencido que ele tinha turbinado o D..
abraço
 
pois ... e eu com ideia k ele andava a pensar nisso!

abraco
não turbinei nem para já vai ser turbinado. há outros projectos prioritários com mais aço onde gastar €€€:twisted:
há pouco tempo foi para reparar um bloco de um 1.9D que tinha lá escrito 1.9TD e tinha os injectores de óleo... o ser proveniente de um 1.9TD aaz, não sei, esse carro também era em 5ª mão:rir:
 
pois e isso k nao tava a ver , mas tambem quando o for turbinar o mais certo e abri lo todo para ver se estao la os injectores do oleo e para ve lo como esta .

obrigado
 
pois e isso k nao tava a ver , mas tambem quando o for turbinar o mais certo e abri lo todo para ver se estao la os injectores do oleo e para ve lo como esta .

obrigado
não precisas do abrir todo para ver os injectores... quando puseres o turbo tens de tirar o carter para furar e logo tiras akele reflector de oleo que está por baixo da cambota e já ves.
cumps
 
ja me estavas a enganar ..

tava a ver k na maquina do professor ja la morava 1 secador e ele nao dizia nada..


professor ja fiz esat pergunta a muita gente k fez e k percebe e ainda ninguem me respondeu ..

pelo k descreves aqui

sim faz isso, aproveita o bloco do 1.9D, é mais facil, muito mais barato e se é para teres o carro stock aguenta bem (se o bloco tiver bom) qualquer que seja o tipo de bloco utilizado no 1.9D. só se for para por aço no motor depende do bloco 1Y que lá puseres. se no bloco 1Y, por baixo do colector de escape estiver escrito apenas 1.9D mantém stock ou não entres em alterações muito profundas de motor (turbos maiores, etc). se no bloco 1Y tiver escrito 1.9TD ou 1.9D/TD podes carregar como num aaz (1.9TD), pois estes blocos já possuem injectores de oleo internos para as bielas/pistons.
cumps

segundo isto o meu bloco e de 1 aaz ?
e k todos os outros blocos k andei a espreitar e a perguntar dizem d/td
o meu so diz 1.9 td
agora tou a ler ... sera k tenho 1 aaz atmosferico ??

casaleiro
tambem chamado a secao
tu k es entendido na materia , k achas?
no livrete diz 1y mas no entanto o carro no outro dono foi todo moodificado .... ate tinha na mania k era inventor..
tambem ja vi k ja la andou a mexer no parafuso magico ..
e na caixa do filtro ..
de resto nao tou a ver , ela ate se mexe bem ..
mas kero la o secador ..
sem partir e claro ..

mas ainda tas com duvidas?:p
isto ja devia andar com GT15 a 1 bar e IC....:rolleyes::pip::ideia:
 
ok obrigado mais 1 vez

a duvida agora e se ia para la o vnt 15 ou algo maior ...

visto estar a gastar so gastava 1 vez lol

mas ja devo tar a pedir muito ...

o objectivo para este turbinanco era juntamente com outro material , dobrar a potencia deste motor , ou chegando perto dos 120 cv
acham possivel ?
k nao se jogue ao ar apos a 1 expremidela

era bom nao era ?
;)
 
das perguntas k tenho feito a seat acerca de taxas de compressao , se teem injectores , a diferenca dos pistons do d para o td

nao obtive nada

dizem k nao se podem pronunciar sobre alteracoes feitas no producto seat ...
e k nao poderia proceder a sua homologacao ..

chulos !
 
Back
Top