Transformar ligeiro de mercadorias em ligeiro passageiros

Boas pessoal.
Bem, só por curiosidade (ou não...) resolvi tentar saber o que é necessário para transformar o meu Ibiza Sdi comercial num de 5 lugares.

1º Passo: Ligar para a alfândega a perguntar qual o imposto em falta a pagar. Pedem a data da matrícula, nºs da matricula e cilindrada.
No meu caso é de 11/07/2000, **-**-PZ e 1896 cm3.
:arrow: 2.408,80 € de IA + 505,85 € IVA = 2.914,65 €

2º Passo. Ligar para a Seat para darem o nº e ficha de homologação para este carro em 5 lugares. (Convém ser na Seat, pois por fora sai + caro. Um projecto assinado por um Engº a responsabilizar-se em como na alteração do veículo está tudo em ordem, levam +/- 450 €, e na DGV aceitam o documento da marca)
A montagem dos bancos têm que ser feita na Seat, para poderem passar um termo de responsabilidade, sem o qual não passam a ficha de homologação.
:arrow: 167,00 € Ficha homologação + 65,34 € montagem de bancos.

3º Passo. Ir à DGV com os documentos do carro, BI e nº Contribuinte.
Impresso nº1402 da DGV. Fica o livrete antigo e o carro vai a uma IPO.
:arrow: +/- 100,00 €.

Ora bem, isto dá +/- 3.500,00 (contando com 300 € para bancos e cintos).

O valor de usado na Autohoje do meu carro em comercial é de 5.690,00 € e de passageiros 8.880,00€. É +/- a diferença que vou pagar. A única vantagem é eu saber o carro que tenho, com 68000 km e sem problemas até hoje.
Será que compensa pôr?
Qual a vossa opinião?

Ps. Desculpem lá o testamento.
Ps2. Se quiserem fazer o mesmo para o vosso carro, os valores são os mesmos, só diferem nos impostos. Se quiserem, podem ligar para a alfândega de Aveiro, onde vos informam e depois é só fazer contas. 234377007.

Abraço a todos
 
3500 euros, quando o carro já leva 5 anos??? Gatunos.

Mas é como dizes, é melhor que comprar outro.

O meu é um 1.4tdi comercial. O preço do meu novo + 3500€ dava na boa para o 1.4tdi de 5 lugares.

Abraço
 
acho que nao te vai compensar, logo a partida agora levas c o iva de 21% ate abanas. Tb estou a pensar nisso mas chegei a conclusao que nao vale a guita. tb que no que toca ao carro sabes o que la tens e o tratamento que lhe tens dado mas so fores a avante c a mudança vais ficar com o carro ate ele cair de maduro pois vais fazer um investimento e peras, e queres ficar c o carro mais kuantos anos?
depois tens que ver a nivel de futuro, chega-te para o dia a dia ferias, tralha, levar este e aquele?
iras usufruir dos 4 lugares sempre? tipo todos os dias que usas o carro deixas a "mulher" no trabalho e o filho na escola!!
eu sinceramente, nao sei nao. neste momento estou mais inclinado em ficar c a guita e comprar algo la fora, claro que nao e pelo mesmo valor!!
 
Pois, para um carro com 5 anos é muita guita...
Acho preferível comprar um 2º carro a gazolina (sim, porque hoje quase não se nota a diferença de preço no combustível e os consumos não são nada por aí além). Opinião de quem tem esses dois mundos!

Com 5000euros penso que já consegues comprar um carrito decente e claro, ficas com 2 carros! Isso tem é implicações em seguro, impostos, etc...

Inté
 
Eu por acaso já tinha ido directamente á alfandega de Aveiro, quando o meu rasteirinho fez 5 ano e na altura pediram-me 3.071,61 euros + IVA. Mas tenho de ver isso novamente na alfandega de Aveiro e noutra Alfandega, para ver se existe diferença no valor... Porque eu acho muito estranho ainda ser tao elevado o valor, visto que houve um periodo de tempo em que os comerciais pagavam mais de 20% do IA Total... :wink: :oops:

Eu disse-lhes lá em Aveiro que com esse guito comprava um carro a zagolina e fico com 2 carros :lol:
 
se ja tiveres familia é uma coisa se é so para a namorada deixa andar.. tb já pensei nisso mas quando acentei em mim pensei..fdx 3000euros para os "colas" andarem de o cú tremido no meu carro? .... 3500euros já é mt guito... agora cada um é que sabe.. :roll:
 
A partir do 7º ou 8º ano do carro fica mto mais barato... Aí acho k já compensa... Pessoal com carros de 97 e 98 fica mto mais em conta
 
Aqui fica a resposta que eu coloquei no: http://www.autoportal.iol.pt/

:arrow: Questão colocada naa Questões ao Consultório do AutoPortal:
Tenho um Seat Ibiza GT Tdi(comercial, de 2 lugares) de Outubro de 1998, e queria saber o que é necessário para passar para 5 lugares, e as despesas em Impostos que teria de pagar. Sem mais de momento, agradeço a atenção.

:arrow: Resposta a Questões ao Consultório do AutoPortal:
– Acedendo ao site, www.dgv.pt, pode ver tudo o que é necessário para a alteração de uma viatura comercial em viatura de passageiros. Para proceder à alteração terá de recorrer á DGV e adquirir os impressos necessários para o efeito e pagar nas finanças o IA referente ao carro.
Embora se ouça muitas vezes dizer que ao fim de 4 ou 5 anos se pode legalizar um veiculo ligeiro de mercadorias (comercial) em ligeiros de passageiros, sem qualquer custo para além dos custos da inclusão do bancos não corresponde à verdade. O processo de legalização dos veículos comerciais obedece aos mesmos tramites que um usado importado.
Ou seja, se paga 20% do I.A. quando adquire um carro novo, para o legalizar como ligeiro de passageiro terá de pagar a diferença para os 100%, o que daria 80%. Mas como o carro já tem um determinada idade, terá um desconto pela mesma tabela que os usados importados. A tabela é a seguinte:

1 a 2 anos Desconto de 18%
2 a 3 anos Desconto de 24%
3 a 4 anos Desconto de 32%
4 a 5 anos Desconto de 41%
5 a 6 anos Desconto de 49%
6 a 7 anos Desconto de 55%
7 a 8 anos Desconto de 61%
Mais de 8 anos Desconto de 67 %

Ou seja, verifica-se que mesmo que o carro tenha mais de 8 anos, ou seja beneficie de um desconto de 67% e somando os 20 % que pagou quando adquiriu dá um total de 87 % logo faltam pagar 13% de I.A., mais o I.V.A. que é cobrado sobre o I.A.

Os documentos necessários são:

• Requerimento modelo 1402, a entregar no Serviço Regional da DGV da área da residência do requerente, solicitando a aprovação de desenhos, a inspecção extraordinária ao veículo e a substituição do livrete.
• Livrete.
• Fotocópia do Título de Registo de Propriedade.
• Fotocópia do Bilhete de Identidade.
• Documento alfandegário relativo à regularização prévia do Imposto Automóvel (I.A.)
• Desenho do veículo à escala de 1/20, 1/30 ou 1/40 de onde constem as alterações, com as vistas (lateral, cima e retaguarda) e dimensões principais.
• Sobrescrito selado e endereçado ao requerente.

Nota:
No caso da transformação ter sido objecto de uma aprovação de carácter geral por parte do representante da marca, a apresentação da cópia do ofício da aprovação da transformação e do correspondente "Certificado de Conformidade" substitui a apresentação e aprovação de desenhos, bem como o pagamento da taxa de aprovação.

Taxas:
Aprovação de desenhos............15.000$00
Inspecção extraordinária...........3.000$00
Substituição do livrete..............4.000$00

Regularização Prévia do Imposto Automóvel:

Consultar a Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC) . Para mais informações consultar o Despacho DGV 58/91 de 20 de Agosto.

Tendo em conta toda a burocracia envolvida e custos da alteração não nos parece rentavel, no entanto se deseja manter o automóvel por um longo periodo de tempo neste caso a opção da alteração é mais interessante e recomendada.

:? :( :cry:
 
Já agora
tb liguei para lá
(obrigado pelo numero)
e deram-me os seguintes valores pro meu Rover de 02/1998
1994cc

242,21€ de IVA
1148,65€ de IA

por isso um ibiza do mesmo mes e ano
paga um pouco menos por ter menos cc
 
the_killer disse:
Já agora
tb liguei para lá
(obrigado pelo numero)
e deram-me os seguintes valores pro meu Rover de 02/1998
1994cc

242,21€ de IVA
1148,65€ de IA

por isso um ibiza do mesmo mes e ano
paga um pouco menos por ter menos cc

Sóooooooooooooooooo ligas-te para a Alfâdega de Aveiro ou do Porto :?:
 
O que sabia já coloquei, quando tiver tempo tenho de ir directamente a uma alfândega saber coisas novas, ou então se alguém fez essa alteração mais recentemente, agora com o IVA a 21%. :( :? que se prenuncie.
 
Back
Top