Termostato

Boas tardes, companheiros.

Vou contar uma história.

Imaginem que vão no vosso 6k, descansadinhos da vida. Ligam-no e, até aqui, nada de anormal.

Ao fim de uns bons quilómetros de viagem, vêem que o termómetro da água não passa dos 70º, mesmo que estejam a dar 120 numa AE. Precisam de encostar numa área de serviço e reparam que, só aí, o ponteiro sobe para os 90º. Retomam a viagem, com o ponteiro ainda nos 90, mas que volta a descer para os 70 em andamento.

Basicamente, o ponteiro só vai aos 90 dentro de cidade e praticamente quando estamos parados. Quando se começa a andar um pouco mais rápido, lá vem ele outra vez para os 70, e de lá não passa. Mais, se forem a descer com o motor a travar, ele desce ainda mais para a zona de frio.

Pergunta: com isto tudo, o termostato está avariado (encravado em aberto), certo? Terei de o trocar, não é?
 
Eu acho que esta a funcionar bem. Andamento = mais entrada de ar fresco = melhor arrefecimento.
Experimenta andar sempre em altas a ver se ele não passa dos 70 XD
 
o meu gasolineiro é exactamente igual!! o importante e FUNDAMENTAL é não passar dos 90!!! vais ver que quando estiver mais calor vai estar muito perto ou ate nos 90c na auto estrada!!! deixa rolar isso amigo, não te preocupes nem gastes dinheiro nisso!!

abraço
 
Eu acho que esta a funcionar bem. Andamento = mais entrada de ar fresco = melhor arrefecimento.
Experimenta andar sempre em altas a ver se ele não passa dos 70 XD

Pois eu desconfio que não está 100% bem, e como os meus conhecimentos de mecânica, apesar de vastos, não são suficientes para resolver este caso, perguntei isto ao meu mecânico. Ele também diz que não deve estar mal, mas como eu acho que não, não descanso enquanto não tenho a certeza. Agora a parte de andar em altas não vale a pena. É que o cabrão do carro, a 120, já vai nas 4000:p, mas porque é um 6k 1.0 (caixa curtinha dá nisto...).

Boas amigo isso é termostato, o motor deve estar sempre com a temperatura ideal que é 90graus....

Pois é, tenho a mesma opinião. Por enquanto vou andar como ele assim durante uns tempos; pode ser que vá ao sítio. O meu mecânico diz que este fenómeno pode dever-se ao facto do carro, aqui atrasado, ter estado parado muito tempo. Mas acho que o estar parado não tem nada a ver...

o meu é igualzinho. Pergunto te uma coisa. A nível de consumos fazes quanto?

A nível de consumos, não sei ao certo, porque ainda não lhe tirei as medidas. Mas assim por alto, o gajo deve fazer aí uns 6/6.5 aos 100 km de média urbana, andando normalmente (nem muito depressa nem muito devagar).
 
pelos sintomas do teu carro o termostato esta no principio ele vai piorar ate deixar de fechar, isso é barato. e a centralina como recebe a informação que o motor está frio pode aumentar o relantim e logo altera os consumos.
 
Malta do autodata, conseguem ver qual a localização do termostato? O meu é um 6k 1.0, código de motor AER.

Definitivamente tenho de o mudar, já que depois de uma tirada de 500 km's -> Lisboa-Vila Viçosa-Lisboa, o gajo nunca aqueceu devidamente. Aliás, se antes ele ainda ía aos 70º, hoje, nestes 500 km's, nem isso; deve ter estado na casa dos 65º.

Portanto, precisava mesmo de saber onde ele está.

Ah, e antes que perguntem, não é problema do sensor; esse ainda está bom.

E outra coisa: se conseguirem ver a temperatura de abertura do termostato, agradecia. É que tou na dúvida se o meu é de 80 ou de 87º.
 
Last edited:
Boas pessoal. Eventualmente consegui descobrir a localização do termostato, e decidi-me mudá-lo hoje. Já o tinha encomendado numa casa de peças especializada no grupo VAG; cerca de 25€ com desconto.

Quando retiro o termostato velho, reparo que tinha uma das peças solta, e era isso que o impedia de fechar. Sai velho, entra novo.

Foi com agrado que constatei que o termómetro já não desce aos 70º em andamento, pelo contrário, chega aos 87º (o gajo abre) e depois anda ali entre os 80/82 e os ditos 87, independentemente de ir depressa ou devagar. Penso que esta seja a faixa de temperatura normal.

Portanto, já sabem: no dia em que o vosso carro não passar dos 70º, está na hora de reformar o termostato.
 
O meu já anda a pedir a reforma há mais de um ano, mas o Governo diz que não há reformas antecipadas agora! :roll:
 
Aproveito para perguntar se alguém sabe a temperatura de abertura do termostato dum ibiza tdi 130 (acho que o sport e o fr devem ser iguais) e o preço dum novo?
Tenho o meu lixado, a manómetro da temp pouco mais sobe acima do traço dos 70!


Cumprimentos
 
Penso que abre por volta dos 87º. Quanto a preços, deve estar entre os 30 e os 40€, na origem.

Penso eu de que...
 
Penso que abre por volta dos 87º. Quanto a preços, deve estar entre os 30 e os 40€, na origem.

Penso eu de que...

Obrigado pela resposta, já agora será que alguém me podia responder se a temperatura influencia o consumo do veiculo (+- 75graus ás vezes sobe mas depois baixa +- para isto)?
 
Ora bem, pessoal, venho relatar mais uma crónica termostática.

No meu post de dia 9 de Abril, tinha trocado o termostato e ele ficou bom. Mas voltou a dar bota lá para Julho. Voltei a abrir a falange e vejo que estava descaído, ou seja, um dos suportes onde ele apoia tinha partido.

A 13 de Julho troco toda a "caixa" do termostato, uma brincadeira que me custou 100€, tudo material de origem. O novo que eu tinha comprado antes saiu porque a tal caixa já tinha um. A temperatura voltou a ir ao sítio.

Mas tudo isto apenas durou 2 meses. Só ao fim do 3º mês (Outubro portanto) é que a coisa voltou a azedar a valer. Logo a seguir reparo numa ligeira folga na falange. Por acaso, não deixava o G12 vazar.

Pensei assim: termostato empenado ou falange empenada. Hoje de manhã lá vou eu novamente abrir a falange e tirar o termostato.

Como o outro termostato novo, antes de descair, tinha funcionado perfeitamente, voltou para lá. Como o meu pai precisou de ir ao AKI, aproveitei e fiz o teste. Não é que a porra da temperatura foi ao sítio? 90º e não mexeu!

Tudo isto porquê? A seguir mostro o termostato que vinha incluído na "caixa":
20121125194626.jpg


Aparentemente, não tem nada de errado. Mas depois de olhar atentamente descobri que o perno assinalado no círculo vermelho
20121125194626cpia.jpg


era grande demais, ou seja, quando ele tocava no buraco da falange onde vai encaixar, o termostato fechado não estava a vedar completamente, existindo uma frincha que, embora muito pequena, já era o suficiente para deixar passar água.

Eu sei que é um problema difícil de detectar, sobretudo quando o termostato é trocado em oficina, mas quando vos acontecer algo semelhante, lembrem-se disto.

Este conselho é válido para os motores 1.0 50cv e 1.4 60cv do 6K e 6K2, visto que, quer num quer noutro, o termostato é igual.
 
Boas Também tenho um 1.0 97 e comprei-o à cerca de um ano, na altura com o era inverno não liguei muito ao facto de ponteiro andar muito quase no minimo... já em Março o meu sensor de pressão do óleo avariou e quando fui ao meu macanico ele perguntou-me como andava a temperatura e eu disse-lhe quase sempre no minimo e disse-me que era melhor mudar o termostato... após feito a mudança o meu carro passou a andar nos 70 graus, tal como o teu... nos ultimos tempos andava a pensar que tenho que mudar o sensor de temperatura do anti-congelante que fica exatamente na mesma "caixa"... Aliás penso que para teres uma temperatura correta, não precisas de mudar a "caixa" basta só o termostato e o sensor de temperatura do anti-congelante... em teoria. Mas quando eu mudar o sensor posto aqui o resultado.

Cump
 
Back
Top