Temperatura sobe e depois desce?!

Boas a todos , desde já obrigado a todos os que me puderem ajudar.

Já procurei pelo fórum mas não encontro nenhum problema assim , por isso escrevo este post.

Tenho um 6k de 12/94 1.9D comercial.
O meu "menino" aquece quando puxo um pouco por ele mas se eu o deixar circular sem puxar ou até desembraiado ele arrefece bem...tão bem que baixa prós 70 , 80º.
Tanto aquece em demasia como de seguida arrefece...em demasia...quem me sabe explicar o que se passa?
Alguns pormenores : tem sempre liquido refrigerante (sem agua misturada)
não perde liquido refrigerante
teve tubagens novas há cerca de 10meses
teve válvula d comando d abertura da ventoinha há 3meses
a ventoinha funciona normalmente
faltam 1000Kms para mudança de óleo filtros e correias

Obrigado e abraços
 
Boas a todos , desde já obrigado a todos os que me puderem ajudar.

Já procurei pelo fórum mas não encontro nenhum problema assim , por isso escrevo este post.

Tenho um 6k de 12/94 1.9D comercial.
O meu "menino" aquece quando puxo um pouco por ele mas se eu o deixar circular sem puxar ou até desembraiado ele arrefece bem...tão bem que baixa prós 70 , 80º.
Tanto aquece em demasia como de seguida arrefece...em demasia...quem me sabe explicar o que se passa?
Alguns pormenores : tem sempre liquido refrigerante (sem agua misturada)
não perde liquido refrigerante
teve tubagens novas há cerca de 10meses
teve válvula d comando d abertura da ventoinha há 3meses
a ventoinha funciona normalmente
faltam 1000Kms para mudança de óleo filtros e correias

Obrigado e abraços


boas...!quando dizes em demasia e como?passa do meio k e onde normalmente anda?e continua a aquecer?ou chega e para, para depois começar a descer o ponteiro?nao demora muito a aquecer quando ta frio??se demorar muito e depois ao andar e sobretudo com o carro engatado a descer por exemplo,, descer a temp sem duvida que e o termostato k ta sempre aberto e a agua faz o circuito completo sempre..?se nao gasta agua nem a mistura, nem aquece em demasia a partida a culaça nao é!ve se os tubos com o carro quente ganham muita pressao ou se se comprimem com a mao com facilidade, podes ver tambem se ha passagem da culaça se ao tirares a tampa ao deposito de agua ela borbulha...da duas ou tres gasadas e ve se saiem borbulhas la de dentro....mas se nao gasta agua nem aquece demais, sera termostato...ainda assim avalia com o mecanico....
cumps
 
boas!
o carro demora o tempo normal a akecer e akece em demasia ate ao redline se continuar a andar c ele...
a arrefecer , é rapido...n mt rapido...em 1km já da p po-lo nos 90º...
tenho perguntado a mts pesoas ngm sabe o q é...espero descobrir aki no forum.
help please!
 
boas!
o carro demora o tempo normal a akecer e akece em demasia ate ao redline se continuar a andar c ele...
a arrefecer , é rapido...n mt rapido...em 1km já da p po-lo nos 90º...
tenho perguntado a mts pesoas ngm sabe o q é...espero descobrir aki no forum.
help please!

Pode ser muita coisa:
.radiador entupido
.termoestato marado
.ar no circuito
.valvola de temperatura da cabeça

N sei se o teu sistema sangra sozinho se n esperimenta sangrar.
 
Last edited:
Boas!

Desde já , mt obrigado pelas respostas ao meu problema.

O termostato disseram-m q está bom....falta saber o resto.
Estou a tentar eliminar hipóteses de modo a n gastar mt dinheiro na reparação.
Para qual hipótese apontavas mais rápido?
Qual a mais barata?

Abraço
 
Boas!

Desde já , mt obrigado pelas respostas ao meu problema.

O termostato disseram-m q está bom....falta saber o resto.
Estou a tentar eliminar hipóteses de modo a n gastar mt dinheiro na reparação.
Para qual hipótese apontavas mais rápido?
Qual a mais barata?

Abraço

boas...se nao gasta agua, se o termostato ta bom, etc, e partindo do principio k a culaça tambem e so aquece quando puxas, das duas uma, ou radiador entupido, ou bomba de agua, com alguma alheta partida, e quando puxas nao tem tesao para fazer circular em condiçoes....ainda assim começava pelo termostato, e barato, e ficavas a saber concerteza, pode muito bem tar bloqueado a nem completamente aberto nem completamente fechado...ja me aconteceu num td70...ainda assim ve se o radiador e com o carro quente ta todo a mesma temperatura...ou se tem secçoes mais frias, se for assim pode tar parcialmente entupido....começa pelo radiador, depois termostato e como tens de mudar distribuiçao e pelo k dizes, dentro de pouco tempo aproveitas, fazes isso e mudas a bomba...!
cumps...
 
Obrigado pelas dicas.

Vai ser uma descoberta cara...acho q vou começar pelo termostato se é mais barato.
Não sei se será o radiador pois ja tive um entendido da coisa a ver a temperatura dos tubos e diz estar normal...nem ele sabe o q é.

Por fim , mudar a bomba...qt custará mudar a bomba?

Abc
 
Val. de temperatura. Acontecia no meu xegava aos 90 depois descia... aumentava novamente descia sempre assim. mudei a val. de temp. e ficou bom!

Abraço
 
Boas!

Hoje tive q andar mais c o carro da parte da tarde e bastante tempo , reparei q o carro a andar normalmente n chega a atingir a temperatura ideal (90º).
Será o termostato aberto?
O termostato e a valvula são a mm coisa?

Abc
 
Boas!

Hoje tive q andar mais c o carro da parte da tarde e bastante tempo , reparei q o carro a andar normalmente n chega a atingir a temperatura ideal (90º).
Será o termostato aberto?
O termostato e a valvula são a mm coisa?

Abc

Podes é ter o termostato "sem miolo" normalmente kuando um carro tem tendencia a sobreaquecer uma das maroscas que usam é retirar a válvula do termostato e fica o circuito directo, issoexplica o facto do carro arrefecer rápidamente.... O problema de sobreaquecimento é que é pior, pode ser uma fuga na junta da cabeça do motor!!!
Vê se não tens óleo na água do reservatório ou tira a tampa do óleo e vê se não vês uma massa esbrankiçada misturada com óleo!!!!!!
Compraste o carro recentemente???

Cumpts;)
 
Pois é meus amigos...continuo na mm.

Desculpem a demora de respostas e obrigado pela vossa ajuda desde já.
O carro já foi à grd revisao d correias etc , foi trocado bomba d agua , termostato e valvula de manometro e NADA......o carro continua c o mm problema!!!....
Q mais hipoteses podemos considerar? depósito no radiador?...

Espero q m possam ajudar.

Abraços
 
Pois é meus amigos...continuo na mm.

Desculpem a demora de respostas e obrigado pela vossa ajuda desde já.
O carro já foi à grd revisao d correias etc , foi trocado bomba d agua , termostato e valvula de manometro e NADA......o carro continua c o mm problema!!!....
Q mais hipoteses podemos considerar? depósito no radiador?...

Espero q m possam ajudar.

Abraços

Sensor de temperatura ou junta da cabeça.
 
O sensor d temperatura foi a ultima coisa a ser trocada...será a junta da cabeça....isso é da colaça certo?
como posso ter a certeza?ou o q posso fazer como despiste...radiador,junta...
 
O sensor d temperatura foi a ultima coisa a ser trocada...será a junta da cabeça....isso é da colaça certo?
como posso ter a certeza?ou o q posso fazer como despiste...radiador,junta...

Vai a uma oficina, eles tem um aparelho que se introduz no reservatório de água e te dá a certeza se é a junta da cabeça ou não!!!
Normalmente quuando á fugas na junta ou fica o óleo esbranquiçado até em volta da tampa de rosca no topo da cabeça, ou aparecem vestigios de óleo no anticongelante!!!:rolleyes:
O despiste do radiador é tirar o tubo de entrada e o de saída e espeta-lhe com uma mangueira bombar água na entrada e vês se notas dificuldade na passagem da água;)
Mas trata disso porque estás sujeito a danificar gravemente o motor com essas esquentadelas:ideia:

Abraço
 
Se o carro não gasta água acho que não deve ser da junta da cabeça :S não sei... pode ser no radiador, visto já teres trocado muita coisa de possivel causa.

Poe a mangueira a correr agua e ve se vai bem a agua, no radiador...

cumps
 
Já agora, a ventoinha trabalha bem? na altura certa e tal? ... o facto de ter levado o sensor novo e tal, pode-se ter estragado e tal...
 
aproveitando,no meu caso é raro ver é a temperatura nos 90,so se andar durant mt tempo c el seguido e a puxar por el,pk de resto a temperatura fika nos 60 ou sobe te os 75|80 e volta a descer,tenho o carro a poco mais de uma semana,ando todos os dias c el,faxo uns 40km por dia as vezes mais e so vi a temperatura nos 90 praí umas 5 vezes...algem sabe pk?supostament deveria tar nos 90 k é a temperatura idial ne?
cumpz
 
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