Solução para quem quer usar LED presença/STOP

Não sei o teu esquema de ligação, mas cheira-me que tás com um retorno de tensão á massa, por isso tens outras "lampadas" a acender. Tenta a resistencia em paralelo com o led.
Pois, eu cortei o fio e pus a resistencia no meio, quando falas em paralelo, dizes que o fio inicial de STOP tem que estar ligado na mesma e apenas adiciono a resistencia, ou seja, em vez de cortar o foi basta descarna-lo em 2 locais e vai uma ponta da resistencia para cada local. Pelo que percebi nos Sites, a resistencia tem q aquecer tanto como uma lampada, 170ºC e por isso n pode estar proximo de plastico...a vdd é que depois de ter parado o carro a resistencia n estava nada quente....:confused:

Pedi um esquema à loja que me vendeu as resistências e mandaram-m isto...
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Eu sou mm burro no que diz respeito a electrónica, lol, só sai um fio da ficha relativo ao STOP, e no esquema aparecem sempre 2 fios, aí é que está a minha confusão, pq eu estou a supor que o fio do STOP é o + e a massa é o -, logo tenho que ligar uma ponta da resistencia ao fio do STOP e outro à massa...estou certo?
 
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Pois, eu cortei o fio e pus a resistencia no meio, quando falas em paralelo, dizes que o fio inicial de STOP tem que estar ligado na mesma e apenas adiciono a resistencia, ou seja, em vez de cortar o foi basta descarna-lo em 2 locais e vai uma ponta da resistencia para cada local. Pelo que percebi nos Sites, a resistencia tem q aquecer tanto como uma lampada, 170ºC e por isso n pode estar proximo de plastico...a vdd é que depois de ter parado o carro a resistencia n estava nada quente....:confused:

Pedi um esquema à loja que me vendeu as resistências e mandaram-m isto...
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Eu sou mm burro no que diz respeito a electrónica, lol, só sai um fio da ficha relativo ao STOP, e no esquema aparecem sempre 2 fios, aí é que está a minha confusão, pq eu estou a supor que o fio do STOP é o + e a massa é o -, logo tenho que ligar uma ponta da resistencia ao fio do STOP e outro à massa...estou certo?

Sim, estás certo quanto ás ligações a efectuar, tens de ligar um fio da resistencia ao fio do STOP e o outro a um ponto de massa, desta forma simulas o filamento que existe nas lampadas enganando o carro e fazendo-o 'pensar' que é realmente uma lampada que está la ligada. Como os LEDs não trabalham por filamento o carro não detecta a sua presença.

Quanto á temperatura de funcionamento da resistencia, não deverá chegar a essas temperaturas, até porque a essa temperatura começa a derreter o estanho das soldas, o que não é aconselhavel.
Essas resistencias que mostras aí não devem aquecer assim tanto, partindo do principio que são as indicadas para meter aí.

Como curiosidade, a ligação em série que efectuaste primeiro estava a dividir a voltagem entre a resistencia e a lampada ou LED, por isso notaste uma quebra na iluminação das lampadas que ligaste e por isso é que o LED estava com pouca luz também. E como o LED continuava a interromper o circuito de iluminação, aparece na mesma a caracoleta. ](*,)

Fica a minha contribuição, espero que não seja muito extensa.. :weedman:

fiquem bem, abraços
 
Obrigado pela tua ajuda. Eu realmente liguei em série como me disseram para fazer...pelos vistos fiz mal, vou tentar ligar em paralelo mas tenho receio de CC. Entao o correcto deve ser, tenho que ligar uma ponta da resistência ao fio do STOP e outra ponta à massa...Essa massa pode ser a chapa do carro?ou ha algum sitio especifico onde tenho q ligar essa ponta?
 
Obrigado pela tua ajuda. Eu realmente liguei em série como me disseram para fazer...pelos vistos fiz mal, vou tentar ligar em paralelo mas tenho receio de CC. Entao o correcto deve ser, tenho que ligar uma ponta da resistência ao fio do STOP e outra ponta à massa...Essa massa pode ser a chapa do carro?ou ha algum sitio especifico onde tenho q ligar essa ponta?

Qualquer ponto de chapa não pintada do carro dará uma boa massa.
quanto a fazer CC desde que tenhas uma carga (resistencia, lampada, motor...) entre o positivo e a massa nunca fazes curto circuito. convém é que a resistencia seja de uma impedancia(Ohm) e potencia(Watts) semelhantes á lampada que la estava originalmente, para não sobrecarregar a instalação. Nada como um multímetro para ver a impedancia da lampada.. Na resistencia deve dizer numa das laterais os valores em Ohm e Watt.
Espero não estar a complicar as coisas.
Mais opiniões são bem vindas, estamos todos aqui para aprender.

Qualquer dúvida...

Abraço
 
Entao e se ligar em paralelo? Tipo, o fio do STOP fica como estava originalmente e apenas descarno o fio em 2 sitios e enrolo as pontas da resistencia, que será q aconteçe? Isso nunca vai dar CC, certo?
 
Entao e se ligar em paralelo? Tipo, o fio do STOP fica como estava originalmente e apenas descarno o fio em 2 sitios e enrolo as pontas da resistencia, que será q aconteçe? Isso nunca vai dar CC, certo?




É isto que falas? Imagina que a corrente eléctrica é como a corrente de água.. A água nunca passa por um afunilamento quando tem um caminho tão largo mesmo ao lado.. A resistencia é como um afunilamento á corrente eléctrica, ter essa resistencia aí e não ter é igual, porque a corrente passa toda pelo fio.
Nem da CC nem da nada... :rolleyes:
 
Era tal e qual...Bem me parecia que isso n ia dar em nada. Entao eu quando puder vou tentar ligar uma ponta da resistencia à massa. Tenho é q descobrir um sitio bom para ligar...

Depois posto aqui os resultados. Obrigado
 
Bem pessoal ja experimentei, voltei a ligar os Fios de STOP q tinham sido cortados a meio e enrolei nessa parte descarnada uma ponta da resistência e a outra ponta enrolei à volta de um parafuso da optica. As resistencias aquecem p caraças agora mas dá para ter la os dedos na boa,n queima e a 3ª luz de stop ja n acende c minimos...mas...cada vez q travo continuam a acender os minimos da frente e indicador do quadrante...Fiz alguma coisa de mal?:S
 
Bem pessoal ja experimentei, voltei a ligar os Fios de STOP q tinham sido cortados a meio e enrolei nessa parte descarnada uma ponta da resistência e a outra ponta enrolei à volta de um parafuso da optica. As resistencias aquecem p caraças agora mas dá para ter la os dedos na boa,n queima e a 3ª luz de stop ja n acende c minimos...mas...cada vez q travo continuam a acender os minimos da frente e indicador do quadrante...Fiz alguma coisa de mal?:S

pronto, primeiro ponto resolvido.. :claque: lol

em relação ao facto dos mínimos ancederem não sei do que será :confused:
experimentaste sem os led's mas com a resistencia no sitio? para saber qual dos dois causa esse problema.
mas verifica bem os pontos de massas de todas as lampadas das opticas traseiras.. o problema poderá ser daí..
 
pronto, primeiro ponto resolvido.. :claque: lol

em relação ao facto dos mínimos ancederem não sei do que será :confused:
experimentaste sem os led's mas com a resistencia no sitio? para saber qual dos dois causa esse problema.
mas verifica bem os pontos de massas de todas as lampadas das opticas traseiras.. o problema poderá ser daí..

Exactamente, basta um circuito ter uma "fraca" massa para a corrente fluir por outro circuito que não esteja alimentado, visto todos os circuitos estarem interligados pela massa/chapa do carro. São problemas que devem ser resolvidos primeiro colocando tudo original, e depois ir alterando aos poucos não rebentar nada que mais tarde possa trazer dissabores e na qual é difícil chegar a resolução.
Cumps
 
Fica aqui um pequeno esquema de ligações:





Para poderem funcionar de modo a que as luzes de avaria acendem tem de intercalar com a linha de stop e a massa uma resistencia que tenha o igual ou identico ao que era da lâmpada!

Pela lei de ohm temos que:

Se o consumo da lâmpada é de 500mA precisamos de uma resistência de:

R=U/I

R= 12v/ 500mA = 24R ( arredondamos sempre para o valor mais proximo seguinte que é 27R )

Agora vamos calcular a potência necessária para ela

P= R x I2 ( I ao quadrado )

P= 27x ( 500mA x 500mA )= 6.75W ( arredondando o melhor é comprar uma resistência de 10W )

Resistência necessária para enganar a detecção é de 27R/10W

Agora passamos a calcular a resistência de protecção ao led:

Com sabem normalmente os Leds utilizados no mercado tem uma queda de tensão interna de +/- 1.6v ( tensão de forward ).

Para um determinado de brilho o led necessita de 50mA vamos trabalhar os calculos da seguinte forma.

Rled = Tensão alimentação - Tensão de forward / Corrente do led

Rled = 12v - 1.6v / 50mA

Rled = 208R ( arredondando acima temos o valor de 220R )

Calculo da potencia para esta resistencia:

P = R x I2 ( I ao quadrado )

P = 220 x ( 50mA x 50mA )

P = 550mW ( arredondando acima o melhor é aplicarmos uma R de 1W pa ficarmos folgados )

R led = 220R / 1W

É simples malta!!!
 
Fica aqui um pequeno esquema de ligações:




Para poderem funcionar de modo a que as luzes de avaria acendem tem de intercalar com a linha de stop e a massa uma resistencia que tenha o igual ou identico ao que era da lâmpada!

Pela lei de ohm temos que:

Se o consumo da lâmpada é de 500mA precisamos de uma resistência de:

R=U/I

R= 12v/ 500mA = 24R ( arredondamos sempre para o valor mais proximo seguinte que é 27R )

Agora vamos calcular a potência necessária para ela

P= R x I2 ( I ao quadrado )

P= 27x ( 500mA x 500mA )= 6.75W ( arredondando o melhor é comprar uma resistência de 10W )

Resistência necessária para enganar a detecção é de 27R/10W

Agora passamos a calcular a resistência de protecção ao led:

Com sabem normalmente os Leds utilizados no mercado tem uma queda de tensão interna de +/- 1.6v ( tensão de forward ).

Para um determinado de brilho o led necessita de 50mA vamos trabalhar os calculos da seguinte forma.

Rled = Tensão alimentação - Tensão de forward / Corrente do led

Rled = 12v - 1.6v / 50mA

Rled = 208R ( arredondando acima temos o valor de 220R )

Calculo da potencia para esta resistencia:

P = R x I2 ( I ao quadrado )

P = 220 x ( 50mA x 50mA )

P = 550mW ( arredondando acima o melhor é aplicarmos uma R de 1W pa ficarmos folgados )

R led = 220R / 1W

É simples malta!!!


Muito bem, se eu fosse prof tinhas um 20 :respect:
A resistencia do LED não deve ser necessária, porque acho que os LED's em questão devem ser daqueles ja com casquilha para meter nas ópticas, ou seja é plug and play, ja tem a resistencia la inserida..
Em relação á resistencia de eliminação do caracol, é isso mesmo...

Cumps, fiquem bem
 
A resistencia do LED não deve ser necessária, porque acho que os LED's em questão devem ser daqueles ja com casquilha para meter nas ópticas, ou seja é plug and play, ja tem a resistência la inserida..
É tal e qual...é uma lampada com 18 LEDS pra aí, incorporados no casquilho e é só montar como uma lampada normal. Atenção que tb tenho lampadas iguais mas brancas nas luzes de marcha atrás e nunca me deram problemas.

Vou deixar aqui um esquema de como fiz a montagem


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experimenta tirar o led deixando a resistencia e ve se da o mesmo problema, se der, provavelmente é falta de massa em qualquer ponto duma das opticas. se deixar de dar problemas não sei o que será.. lol
 
experimenta tirar o led deixando a resistencia e ve se da o mesmo problema, se der, provavelmente é falta de massa em qualquer ponto duma das opticas. se deixar de dar problemas não sei o que será.. lol


Vou entao amanha testar isso, tb se ele acender apenas os minimos mas n detectar nenhum erro no VAG, é na boa....:)

Depois digo algo.
 
Boas

Já experimentei travar sem os LEDS na optica e os minimos n acendem, mas se tiver só uma lampada, já acendem...WTF:redcard: Eu tb uso Leds nos minimos, marcha atras e matricula, n sei se tem alguma coisa a ver...

Bem, deixo aqui uma imagem de como fiz a ligaçao , o circulo amarelo é o parafuso da massa. Gostava de saber que ficha é aquela no circulo vermelho...alguem sabe?

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Boas

Já experimentei travar sem os LEDS na optica e os minimos n acendem, mas se tiver só uma lampada, já acendem...WTF:redcard: Eu tb uso Leds nos minimos, marcha atras e matricula, n sei se tem alguma coisa a ver...

Bem, deixo aqui uma imagem de como fiz a ligaçao , o circulo amarelo é o parafuso da massa. Gostava de saber que ficha é aquela no circulo vermelho...alguem sabe?

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quando falas de lampada, referes-te aos led's? ou lampadas normais? se era com o led, experimenta com lampadas normais. não sei que mais te possa indicar, alguem mais experiente que diga qualquer coisa.
esses sintomas indicam para falta de massa, mas é estranho so dar problemas com os leds.

cumps
 
Referia-m aos LEDS. Se for com lâmpadas incandescentes, aposto que deixa de ter problema...De qq maneira, obrigado pela ajuda.
 
Boas

Já andei vários kms com o carro, e nunca mais acendeu o caracol, só resta aquele problema de acender os minimos quando travo, ou seja as resistências resolveram parte do problema, mas n todo...agora vou deixar andar pra ver no q dá...

Cumps
 
mas chegaste a experimentar se com as lâmpadas incandescentes deixava de fazer isso?
é como te disse, não sei o que é que poderá estar a originar esses problemas. gostava de poder ajudar... mas não tenho mais ideias..:ideia:

cumps, boa sorte :brilho:
 
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