Tal como já foi dito, existe o short shift (uma aplicação de metal para ser colocada abaixo do ferro da manete de velocidades) e o que algumas pessoas fazem de cortar o próprio ferro da manete como o PedroSouza, eu chamo de "cheap" shift
Em nenhuma destas situações, o carro vai destrocar caixa mais rápido, portanto não pensem que vão fazer menos tempo a trocar de velocidade
Falando só de short shift
O que vai diminuir é o tempo que gastamos a fazer o curso completo para trocar de velocidade, mas a caixa demora sempre mais tempo para fazer a troca, por isso vai dar ao mesmo que de origem, basta algum treino de mãos e pés e conhecer bem o carro
Prós: Feeling, completamente diferente, muito mais mecânico, quem já conduziu BMW sabe o feeling da caixa manual, direta, precisa, mecânica e pesada (deviam ser todas assim)
Contras: Fica mais pesado para se usar no dia a dia, maior risco de se espetar uma redução indesejada ou falhar mudança
Se compensa? A meu ver sim, mas nunca num carro de dia a dia que faça alguns kms
Para drag acredito que faça diferença, para pista faz bastante e para quem faz picos de estrada deve ser indeferente