Será possivel??

Boas pessoal da gasosa!

Eu andava a "vasculhar" no forum dedicado ao PEUGEOT 206, so por curiosidade, :whistle: quando na parte dos projectos encontrei um mto interessante. Esse projecto descreve a evolução mecânica de um peugeot 206 1.1 a gasolina que ao longo de 85 paginas levou uma evolução de uns miseros 60cvs para uns enormes 275cvs e 352nm de binario.

Aqui fica o link para quem quiser tirar duvidas...

http://www.clubeauto.com/forum/viewtopic.php?f=39&t=13&sid=7f68c4192112830afe6e3be4899e4405

Com isto tudo fiquei com uma duvida. Será possivel uma evolução destas num ibiza 1.4 16v? Eu pessoalmente penso que sim, mas.... :confused:
 
Porreiro! :D

Mas não é 1.1, derretia logo. Além disso para levar a cabeça do 16v, deve ser o bloco 1.6 8v como o TSilva disse.
Agora que está muito engraçado de se ver o projecto, está. Aquele quinto injector e o controlo através de uma megasquirt, está espectacular. Tem pormenores muito giros, dois MAPs, sensor knock para a megasquirt.

Ficou nos meus favoritos, até porque há outros projectos assim em Portugal, mas quase nenhum é como o spyro; que faz ele as coisas. :clap:

Abraço
 
Sim concordo, mas mesmo sendo um motor 1.6 16v não deixa de ser a carroçaria de um 1.1cm3...:D
Agora que é de louvar, é! :respect: Até porque como disse o Pyronamik não se vêm muitos projectos desta qualidade e tudo feito em casa. :whistle:

Bem, agora so falta ganhar coragem mtos "€€€" para fazer de um ibiza 1.4 uma maquina de derreter alcatrão! he he :D
 
como ja foi dito o carro e 1.1 (o motor original foi substituido em 2001 ou 2002 por um 1.4 8v e mais tarde em 2003 por um 1.6 8v preparado com 110cv, actualmente e 1.6 16v

neste momento ate esta com mais potencia porque os 275cv ja foram medidos a uns meses com o colector de escape rachado, e mais alguns problemas , dai ter montado o ic da ibiza cupra (no banco de potencia, maha vilauto, atingia temperaturas de admissao de 90º, o que baixava um bom bocado a potencia devido a aquecimento, na estrada isto nunca aconteceu)
o carro teoricamente esta com 330cv pelos menos pelos dados de injecçao
e faz +-8.8s de 100-200km/h
quanto a electronica apenas foi utilizado um 5 injector no inicio da preparaçao do motor 1.6 8v com cerca de 190cv e o controlador era um erl mf2 (utilizado tb em water injection), a partir daqui tornou-se impossivel obter misturas correctas e optei por colocar a megasquirt a controlar a electronica toda, injecçao, igniçao , pressao do turbo, etc

fica aqui um video
http://br.youtube.com/watch?v=XwR4toJkjJ8

quanto ao turbinar o motor 1.4 16v do ibiza nao ha problemas , e pode-se obter resultados semelhantes , agora o problema e os € que involve , visto que o meu motor pouco tem de origem, alem de ser uma mistura de dois motores 16v (206/106)
 
Last edited:
como ja foi dito o carro e 1.1 (o motor original foi substituido em 2001 ou 2002 por um 1.4 8v e mais tarde em 2003 por um 1.6 8v preparado com 110cv, actualmente e 1.6 16v

neste momento ate esta com mais potencia porque os 275cv ja foram medidos a uns meses com o colector de escape rachado, e mais alguns problemas , dai ter montado o ic da ibiza cupra (no banco de potencia, maha vilauto, atingia temperaturas de admissao de 90º, o que baixava um bom bocado a potencia devido a aquecimento, na estrada isto nunca aconteceu)
o carro teoricamente esta com 330cv pelos menos pelos dados de injecçao
e faz +-8.8s de 100-200km/h
quanto a electronica apenas foi utilizado um 5 injector no inicio da preparaçao do motor 1.6 8v com cerca de 190cv e o controlador era um erl mf2 (utilizado tb em water injection), a partir daqui tornou-se impossivel obter misturas correctas e optei por colocar a megasquirt a controlar a electronica toda, injecçao, igniçao , pressao do turbo, etc

fica aqui um video
http://br.youtube.com/watch?v=XwR4toJkjJ8

quanto ao turbinar o motor 1.4 16v do ibiza nao ha problemas , e pode-se obter resultados semelhantes , agora o problema e os € que involve , visto que o meu motor pouco tem de origem, alem de ser uma mistura de dois motores 16v (206/106)

Que belo andamento Spyro... :D Parabéns, agora directamente.

Abraço
 
Sim senhor! Quem sabe, sabe!
Parabens Spyro, o teu trabalho é mesmo de louvar! :respect:

E ja agora tb agradecemos qq dica que possas dar nas alterações das nossas maquinas! :claque:

Abraço
 
excelente andamento spyro...tive oportunidade de te ver no TD em braga...penso q nao te correu da melhor maneira..espero te ver no proximo...

parabens amigo....

abraço...
 
excelente andamento spyro...tive oportunidade de te ver no TD em braga...penso q nao te correu da melhor maneira..espero te ver no proximo...

parabens amigo....

abraço...
nao foi dos melhores trackdays lol

1 sessao aos 20 minutos saltou um tubo do radiador de agua e o motor ficou totalmente sem agua :S, so me apercebi quando acendeu a luz de stop no quadrante na recta da meta
2 sessao estava a correr bem , nao havia estragos no motor , ate um carro ter capotado , depois entrei na recta da meta e vi bocados do um pneu a voar por cima do carro , levando o pisca e o friso com ele lol (e o que da andar a fazer drift as 4 rodas nas curvas)

a partir daqui acabou a brincadeira lol

na pista andava apenas com +-250cv visto que mesmo assim nao tinha tracçao , era so mesma andamento para a recta lol
no proximo do dia 21 ja devo ir com slicks e vou experimentar com ++300cv
e desta vez vai levar abracadeiras em todos os tubos de agua lol, as de origem sao molas
 
Back
Top