Sem estabilidade no GTTDi

de origem é caracteristico esse soltar de traseira, se travares mais forte em curva. Eu já estava habituado mas tinha sempre de corrigir volante. a velocidades kmais elevadas já era perigoso...lembro-me de uma travagem na Crel, em curva, a 180...:whistle: :whistle: :whistle: ... mui gravoso.

Solução:

rebaixar o carro 20/35mm, amortecedores desportivos, kony sport ou billies b8.

Melhor ainda...casquilhos de supensão powerflex e barra AA superior e inferior...

No meu caso resolveu quase tudo, tenho molas de -20mm mas devia ter -35mm mas depois lambia os passeios todos e já dava muita cana com a polícia.

Desvantagens deste material todo... ganhas um cepo autêntico, ainda mais ruídos parasitas, mas enfim, nãos e pode ter tudo.
 
Essa barra k falas pa por a traz, aplica-se no interior do carro como as frontais, ou é por debaixo do carro?
Meu carro ta original, nada de rebaixado, mas comparativamente com outras o meu é um cadinho mais baixo atraz. Tipo está muito niveladinho!

essa barra estalizadora que te falo é por dentro, tem um senao... esteticamente fica feio (a meu ver claro) mas date muita segurança ao carro..

estive a ver a tua opiniao (Por acaso ando a pensar por uma molas, mas so keria baixar o carro 3.5cm até porque aki na zona a estrada nao ta muito boa... Tou a pensar meter as APEX 3.5cm mas mantendo os amortecedores de origem.) nao é má!!

mas eu axo que se vais fazer isso devias pelo menos meter uma barra establizadora pk o carro vai sufrer muita pressao em curva a nivel de Xacie... logo os apoios de motor sem falar nas soldadas vao fazer 2x mais esfoço!!!!!

para quem nao pode ja despender de tanto dinheiro eu entao apostaria!

1- barra AA frontal (nao interessa a marca sao todas iguais e se keres um conselhho vai a seat ao menos sao especificas e se ela partir ou torcer tens outras garantias...)

2- Suspençao nao muito dura digamos ke numa escala de 0 a 5 de dureza talvez um 4. devido a tua terra... lol

abraço espero ter ajudado:D
 
Last edited:
continuação..... estabilidade gttdi

essa barra estalizadora que te falo é por dentro, tem um senao... esteticamente fica feio (a meu ver claro) mas date muita segurança ao carro..

estive a ver a tua opiniao (Por acaso ando a pensar por uma molas, mas so keria baixar o carro 3.5cm até porque aki na zona a estrada nao ta muito boa... Tou a pensar meter as APEX 3.5cm mas mantendo os amortecedores de origem.) nao é má!!

mas eu axo que se vais fazer isso devias pelo menos meter uma barra establizadora pk o carro vai sufrer muita pressao em curva a nivel de Xacie... logo os apoios de motor sem falar nas soldadas vao fazer 2x mais esfoço!!!!!

para quem nao pode ja despender de tanto dinheiro eu entao apostaria!

1- barra AA frontal (nao interessa a marca sao todas iguais e se keres um conselhho vai a seat ao menos sao especificas e se ela partir ou torcer tens outras garantias...)

2- Suspençao nao muito dura digamos ke numa escala de 0 a 5 de dureza talvez um 4. devido a tua terra... lol

abraço espero ter ajudado:D

Obrigado pelo teu conselho!

Ja estive a ver no meu carro os apoios onde vai ficar instalada a barra AA e nao tem lá akeles furos para fixação da dita cuja! Será k dá msm????:confused:

Ja agora, isso na Seat kanto custa +/-????

Cumprimentos
Nuno Cristiano
Aveiro
 
no meu sempre senti isso (tá de origem e é comercial)

a coisa agravou-se quando mudei de 185/55R15 para os 195/50R15, isto com as jantes originais. é estranho, mas o carro nao se desiquilibra tanto em travagem de traseira com os 185... explicação lógica não sei dar...
 
resposta

Obrigado pelo teu conselho!

Ja estive a ver no meu carro os apoios onde vai ficar instalada a barra AA e nao tem lá akeles furos para fixação da dita cuja! Será k dá msm????:confused:

Ja agora, isso na Seat kanto custa +/-????

Cumprimentos
Nuno Cristiano
Aveiro


boas mais uma vez:D

olha pelo que me apercebo as da sparco andam a volta dos 65€ + montagem, mas as da Seat (pelo menos da minha 6L) custa 55€ mais montagem...
:clap: eu nao paguei :D pedi como oferta e deram-me:D :clap:
atençao eu estou a falar da barra establizadora da Frente!!!

as de tras nao sei se a seat tem, mas o mais provavel é nao ter!!!
se nao estou mem Erro foi numa ibiza que eu vi montado atras mas nao tenho a certeza!!!
vou investigar;)

outra coisa muito importante!!!

quando fores rebaixar e aplicar a barra tens ke alinhar a direçao se nao forxas os braços da direçao e consequentemente "lambes" mais deprexa os pneus por dentro!!!

abraço
espero ter ajudado:D
 
opiniao/ajuda

no meu sempre senti isso (tá de origem e é comercial)

a coisa agravou-se quando mudei de 185/55R15 para os 195/50R15, isto com as jantes originais. é estranho, mas o carro nao se desiquilibra tanto em travagem de traseira com os 185... explicação lógica não sei dar...

boas:D
:confused:
bem o ke dizes realmente nao tem razao aparente... Aençao nao estou a dizer k nao pode acontecer!!!

ainda tens os mesmos Pneus???

é k como deves saber os pneus sao feitos em formas e se nao cozerem o suficiente ficam em S... pode ser isso k o esteja a provocar...

ja o mal calibramento das Jantes é menos provavel....

se poderes reponde tou curioso:D
abraço
 
boas mais uma vez:D
atençao eu estou a falar da barra establizadora da Frente!!!
Estás a falar da barra anti aproximação, barras estabilizadoras são outra loiça.

De entre a barras AA tens umas melhores porque são de aluminio, mais leves mas mais caras. Rondam os €100 da omp
 
boas:D
:confused:
bem o ke dizes realmente nao tem razao aparente... Aençao nao estou a dizer k nao pode acontecer!!!

ainda tens os mesmos Pneus???

é k como deves saber os pneus sao feitos em formas e se nao cozerem o suficiente ficam em S... pode ser isso k o esteja a provocar...

ja o mal calibramento das Jantes é menos provavel....

se poderes reponde tou curioso:D
abraço

o GTTDI vem originalmente, ou vinha, com os 185/55R15 Michelin Pilot SX GT (nunca mais tive uns pneus tão bons)

depois de queimar uns 2 jogos desses pneus, deixaram de fabricar, e como a medida é rara e o livrete permitia pus 195/50r15. Primeiro uns falken (nunca mais) e depois uns Goodyear eagle f1. O comportamento manteve-se embora menos com os goodyear.

Voltei aos 185/55r15 - Bridgestone re720 (mais caros uns 50€ por pneu nesta medida:-( ) e o comportamento é muito melhor.

A unica conclusao que +/- cheguei, foi que a jante original do GTTDI não "calça" bem a medida 195/50.

Sobre isso abri até um thread: -> http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=18571 ...se quiseres aprofundar lê, pode ser que consigas chegar a uma conclusão melhor que a minha, até agradecia :)
 
o GTTDI vem originalmente, ou vinha, com os 185/55R15 Michelin Pilot SX GT (nunca mais tive uns pneus tão bons)

depois de queimar uns 2 jogos desses pneus, deixaram de fabricar, e como a medida é rara e o livrete permitia pus 195/50r15. Primeiro uns falken (nunca mais) e depois uns Goodyear eagle f1. O comportamento manteve-se embora menos com os goodyear.

Voltei aos 185/55r15 - Bridgestone re720 (mais caros uns 50€ por pneu nesta medida:-( ) e o comportamento é muito melhor.

A unica conclusao que +/- cheguei, foi que a jante original do GTTDI não "calça" bem a medida 195/50.

Sobre isso abri até um thread: -> http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=18571 ...se quiseres aprofundar lê, pode ser que consigas chegar a uma conclusão melhor que a minha, até agradecia :)

olha é assim pelo menos a minha tem quer no livrete quer calçados 195/50/15 e no livrete ainda tem a medida 195/45/16, tenho colegas meus q tem gttdi e de origem era a medida 195/50/15 com bridgestone re720, eu pelo menos GTTDI de 110cv é essa medida q conheço, pelo menos de 98 99 como a minha agora para tras nao sei, mas curioso q tenho um colega meu q tem uma q tras essa medida 185;)

quanto à cena de calçar bem a medida de 195 a minha nao quer outra coisa, bem se for para jante 16 melhor;)
 
eu falo especificamente da jante 15, original do GTTDI , estas:
8534.jpeg


pensei que todas as gttdi traziam 185 de origem, a minha é de 11/1998.

no livrete tem homolgadas ainda as medidas 185/60R14, 195/50R15 e 195/45R16.
 
Last edited:
com pneus novos e suspensao de origem em condiçoes ele nao foge.

tive patelas de 20mm com as jantes k tenho de origem de 16 e acho k o carro em velocidade em curva era mais perigoso.

o carro tem de ceder por onde quer nos é k temos a mania de inventar e querer k o carro seja um karting nem adorne um pouco.
 
é mais seguro o carro adornar co as 4rodas no chao do k rebaixado e andar so com 3 rodas no chao em curva.

o resto sao teorias de quem quer vender material auto.
 
a minha traz no livrete 195/50/14 :rir: :rir: :rir: e nem cabe la uma sjantes 14 :rir: nao passa nas pinças de origem, tem tanbem 185/55/15 tem 195/50/15 e 195/45/16 k é a k uso de origem.
 
resposta

Estás a falar da barra anti aproximação, barras estabilizadoras são outra loiça.

De entre a barras AA tens umas melhores porque são de aluminio, mais leves mas mais caras. Rondam os €100 da omp

boas....
:D sim tens razao:D
é o habito... lol

As barras estabilizadoras são normalmente utilizadas para ajudar a manter o carro direito ao curvar, ou seja, reduzir o adornar da carroçaria.

Barras anti aproximaçao são montadas no topo das torres dos amortecedores, tanto da frente como de trás, e servem para tornar o carro mais rigo.

pesso desculpa:respect: :D
lol tou na brinca
mas tens razao
 
o GTTDI vem originalmente, ou vinha, com os 185/55R15 Michelin Pilot SX GT (nunca mais tive uns pneus tão bons)

depois de queimar uns 2 jogos desses pneus, deixaram de fabricar, e como a medida é rara e o livrete permitia pus 195/50r15. Primeiro uns falken (nunca mais) e depois uns Goodyear eagle f1. O comportamento manteve-se embora menos com os goodyear.

Voltei aos 185/55r15 - Bridgestone re720 (mais caros uns 50€ por pneu nesta medida:-( ) e o comportamento é muito melhor.

A unica conclusao que +/- cheguei, foi que a jante original do GTTDI não "calça" bem a medida 195/50.

Sobre isso abri até um thread: -> http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=18571 ...se quiseres aprofundar lê, pode ser que consigas chegar a uma conclusão melhor que a minha, até agradecia :)

boas:D
sim realmete as jantes podem nao ter largura suficiente para os pneus 195 fazendo com que o peneu fike em U em demasia, provocando talvez isso....

em relaçao os pneus...

Michelin Pilot- sim foram muito bons
falken- conheco a marca mas nao conheço a conduçao deles
Goodyear eagle f1- ja foram melhores, se tivest a 1 fornada e segunda;)
Bridgestone re720- sao razoaveis

o que eu te aconselhho a colucar e ai sim vais sentir uma diferença abismal é os continenta eco sport... o piso nao é muito lindo como os F1 mas agrarra e escoa a agua que é um espetaculo dando-te para fazer uma media de 110.000kms com eles (isto se trocares os pneus de tras pa frente e frente pa tras a cada 30mil kms) e nao sao muito caros...

uns tambem muito bons sao os pirelli que a FR tras!! bem adoro estes pneus mas lambem num abrir e fexar de olhos. se fizer 50 mil com eles :respect: .... fico fliz da vida!!!

em relaçao a ela fugir com 195 mais do que com 185 acho estranho mas é possivel!!!
eu vou falar com um amigio meu ke percebe disso a potes e mais tarde ou mais cedo digot...
kero ajudart

abraço
 
Last edited:
o GTTDI vem originalmente, ou vinha, com os 185/55R15 Michelin Pilot SX GT (nunca mais tive uns pneus tão bons)

depois de queimar uns 2 jogos desses pneus, deixaram de fabricar, e como a medida é rara e o livrete permitia pus 195/50r15. Primeiro uns falken (nunca mais) e depois uns Goodyear eagle f1. O comportamento manteve-se embora menos com os goodyear.

Voltei aos 185/55r15 - Bridgestone re720 (mais caros uns 50€ por pneu nesta medida:-( ) e o comportamento é muito melhor.

A unica conclusao que +/- cheguei, foi que a jante original do GTTDI não "calça" bem a medida 195/50.

Sobre isso abri até um thread: -> http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=18571 ...se quiseres aprofundar lê, pode ser que consigas chegar a uma conclusão melhor que a minha, até agradecia :)

ja estive a ver o teu caso...:D
é assim os falken é "normal" pois a borracha é mais fraca, menos qualidade e mais dura... logo nao agarra tanto

os F1 teem muita goma é aconselhavel trocar os de frente para tras aos 7.500kms...

Bridgestone re720 - nada a apontar:D

um abraço
 
mas o problema não é de aderencia da borracha, é mesmo o comportamento do pneu, chegaste a ler o treath que indiquei ?
 
:)

mas o problema não é de aderencia da borracha, é mesmo o comportamento do pneu, chegaste a ler o treath que indiquei ?

tens razao nao te respondi totalmente:D

a explicaçao para isso so pde ser uma

ma formaçao do Pneu estando ele em S

fiz a pergunta a um amigo meu ke percebe disso a potes e foi o que ele me disse e realmete a meu ver so pode!

penso eu de ke..... lol

abraço
 
estabilidade de gt tdi

ola. primeiro dia primeiro post!
tenho um gt tdi assim assim. todo de origem (aparentemente)
a soluçao para os problemas de estabilidade é uma: travar a direito!
o chassis do carro nao é como o de um golf, p ex... e a fisica nao ajuda nas curvas...
 
pessoal...klaro q e normal fugir d traseira o meu karro era exactamente igual, e kk pessoa q th 1 Seat d origem vai confirmar o mm problema, eu dd q meti as KW c a barra AA nc + tive problemas...mas la esta, ate ao dia q 1 gajo venha c 1 bom andamento e th q travar em kurva!!!;) abraços
 
Back
Top