Ruído na Caixa de Velocidades?

Boas pessoal!

No outro dia fui dar umas gazadas na AE só para tirar o caruncho ao bicho :lol: e correu tudo 5*****, tirando a gota que essa evaporou-se :twisted:.
Na vinda em velocidade de cruzeiro 110/120, notei um ruido estranho que parecia aquele som "eléctrico" de um turbo ou assim...
Até desliguei o rádio para o ouvir com mais atenção. Quando passei junto a um muro comprido parecia metal a raspar.:-k:-k:-k

Ouve-se mais quando o carro está acima dos 80km/h em desaceleração com a 5ª ou 4ª metidas e não noto vibrações anormais.
Quando carrego na embraiagem tudo fica silencioso. Em ponto-morto também está tudo normal.

Alguém já passou pelo mesmo ou sabe do que se trata?

Obrigado desde já!
 
Não será o rolamento de encosto???

quando está em ponto morto, nao faz barulho e assim que carregas na embraiagem ele pára?

cumps
 
no meu tambem tive esse barulho ao inicio e depois tive de por uma caixa nova porque o barulho foi aumentando e depois as velocidades nao entravam.. :?
mas ate pode ser menos grave no teu..
abraço
 
Sim, tenho um problema no rolamento de encosto que faz ruído mas só o ouço com o carro parado na garagem que não há barulho. Na estrada com o vento e o rolar dos pneus é imperceptível. Se carrego na embraiagem desaparece. Já tinha falado com o mecânico sobre isso e ele disse-me que não tinha problemas em andar assim. Que depois mudava-se quando fosse para mudar a embraiagem por ex.. Será que é assim??


Mas isto é outra história...

Hoje de tarde fui ao mecânico dar uma volta lá na zona a ver se por ouvir sabia dizer alguma coisa, mas não arranjei sitio para acelerar aos 120 com segurança e demonstrar-lhe o que se passava.
Fiquei-me pelos 60/70 km/h que já se ouvia qualquer coisa.. Lá me falou de um outro rolamento na caixa "acho eu" que não o de encosto (Não memorizei o nome :oops:) e que terá tendência em aumentar o barulho, tal como diz o fabregas, mas podia ir a Lisboa que não tinha problema.

Agora o fabregas vem dizer que teve de meter uma caixa nova... Espero que não seja o caso [-o< Mas já agora por quanto te ficou a brincadeira fabregas?

Agora fiquei preocupado :-( :-(
 
no meu quando embraiava ele ficava silencioso tambem..mas depois engatava deus me livre.. :?
comprei usada na sucata sem mao-de-obra por 250 euros + a outra a troca..
mas pode ser que nem seja esse o teu problema..
o meu mecanico na altura tambem me falou que eram os rolamentos da caixa a dar o berro..
 
Fabregas, foi preferível trocar a caixa do que substituir os rolamentos???
Pq? :confused: Quanto tempo/quilómetros andaste com esse problema?

Acho que o meu mecânico mencionou em rolamento do veio primário da caixa de velocidades.... :-& Dass.. só pelo nome já parece caro.. lol

Desde já obrigado pelos esclarecimentos!
 
Last edited:
porque piorou e as mudanças nao entravam..
andei uns 500 km..
foi logo depois de comprar o carro..
ja nao tinha conserto.. :?
 
Pelos sintomas que foram descritos, tive algo parecido e era simplesmente do flexivel / serpentina na linha de escape.
Acreditem ou nao, desde a 1ª revisão me queixei e só agora aos 50mil mudei-a. foi da noite pro dia! fazia barulho metálico, nas trocas de caixa, nas desacelerações, etc... ao puxar e ao ralenti nao faz. por vezes parecia como um molho de chaves a tilintar debaixo do carro... habituei-me até àquilo, mas depois da troca, é um silêncio sem comparação....
Vejam isso... se nao for, é um rolamento livre que está na caixa, mas isso já são outros 500, obra desenganada :?
 
Pois é pessoal..

Parece que agora foi de vez..

Ontem à noite estava no parque nascente e ao chegar ao parque a transmição/caixa/ou lá o que seja..
deu de si :shock:

Parecia metal a moer e o carro até bloqueava o andamento :cryy:
Até me doía só de ouvir tal barbaridade.. Parei de imediato!

Lá liguei para o seguro a pedir um reboque e deixei-o no mecânico.

Vamos lá ver quantos zeros vai ter esta factura.. :cryy::cryy:
 
de certeza que é o mesmo problema que tive...
uma caixa usada nao te fica caro..comparado com as novas..
abraço
 
Ontem fui buscar o bicho.

Confirma-se que foi o rolamento do veio primário.

Ao que parece, foram os roletes no interior do rolamento que ficaram quase desfeitos.
E por pouco não empenou mais nada na caixa de velocidades.
"A tua sorte foi teres parado logo e vires de reboque, se não era bem pior" :shock: Disse-me ele.

Com a caixa desmontada, aproveitei para meter uma embreagem nova.

Conclusão BEM dolorosa:
Rolamento do veio primário novo + Kit embreagem LUK novo + Óleo novo para caixa de velocidades + Mão de obra
= Aprox. 400€ #-o#-o FDX!!


Fica assim o meu testemunho para todos vós.
 
Ontem fui buscar o bicho.

Confirma-se que foi o rolamento do veio primário.

Ao que parece, foram os roletes no interior do rolamento que ficaram quase desfeitos.
E por pouco não empenou mais nada na caixa de velocidades.
"A tua sorte foi teres parado logo e vires de reboque, se não era bem pior" :shock: Disse-me ele.

Com a caixa desmontada, aproveitei para meter uma embreagem nova.

Conclusão BEM dolorosa:
Rolamento do veio primário novo + Kit embreagem LUK novo + Óleo novo para caixa de velocidades + Mão de obra
= Aprox. 400€ #-o#-o FDX!!


Fica assim o meu testemunho para todos vós.

Olha que o mecânico até foi meiguinho contigo... Não foi nada caro acredita...
Ainda bem que a máquina já rola novamente.

Abraço
 
acredita até te ficou barata a brincadeira, nestes carros a caixa é cancro, a minha também foi à vida e meti uma do 1.6, mudanças + compridas masainda esta semana a caixa foi aberta porque mudei a embreagem e meti umas molas que tinham partido do veio da alavanca, conclusão a caixa já vai com 3 anos nas minhas mão e está nova, nunca + tive problemas.
as caixas do 1.4 são muito frágeis para o motor rotativo que é.. logo não há uma que sobreviva... :p
 
Back
Top