Revisão do Turbo!

Boas Pessoal :)

Ah pouco tmp um amigo meu estoirou com o turbo do seu ibiza 90cv!!! O carro tem 140.000km fazia regularmente a mudança do óleo (a cada 10.000km)... Porém era gajo de puchar logo pelo motor a frio!!! O arranjo ficou em quase 1000€ (ñ levou o turbo novo, reparou-o) :eek:

Posto isto, fiquei um pouco preocupado!!! O meu Ibiza (TDI 130cv) está a quase a chegar aos 100.000km e q eu saiba nunca foi feita uma revisão do turbo...

Deixo aqui as minha duvidas para quem possa responder ;o)

Já alguém fez alguma?
Com q kms é q deve ser feita?
Onde posso fazer?
Qto pode custar?

Aproveitando a deixa... gostava ainda de perguntar qual o melhor óleo para estes carros? Tenho usado o Shell Helix Ultra, mas ouvi dizer q ñ há melhor que o puntoline... que sugerem?

Cumps,
Ricardo.
 
também gostava de saber...o meu também é um ibiza de 90 cv com 144mil kilometros...e nunca foi limpo também!
 
primeiro o turbo é uma peça de desgaste, é um consumível! No entanto há que ter cuidado necessários;
-a frio não puxar
- puxar somente a partir de 85 graus de óleo, não é quando o ponteiro da água está no meio, a essa altura está o óleo a 70º!
- Depois de puxar, deixar o carro a trabalhar um bocado (2-5 minutos) para que o turbo continue a ser lubrificado, evitando choques de temperatura.
- Não andar sempre a fundo
- Não fazer viagens porto-lisboa quase a fundo (pk sempre ninguém consegue) se tiveres estes cuidados 300.000km faz

shell helix ultra é o k usas? k norma ? 505.01?
abraço
 
rjqp disse:
Boas Pessoal :)
Ah pouco tmp um amigo meu estoirou com o turbo do seu ibiza 90cv!!! O carro tem 140.000km fazia regularmente a mudança do óleo (a cada 10.000km)... Porém era gajo de puchar logo pelo motor a frio!!! O arranjo ficou em quase 1000€ (ñ levou o turbo novo, reparou-o) :eek:
Posto isto, fiquei um pouco preocupado!!! O meu Ibiza (TDI 130cv) está a quase a chegar aos 100.000km e q eu saiba nunca foi feita uma revisão do turbo...
Deixo aqui as minha duvidas para quem possa responder ;o)
Já alguém fez alguma?
Com q kms é q deve ser feita?
Onde posso fazer?
Qto pode custar?
Cumps,
Ricardo.
Boas,
A rasgar logo a frio não existem milagres!!
Os cuidados a ter já o Tiago disse e muito bem.
O meu (tdi 90 cv´s) está com quase 150 kkm´s e ainda faz boas pressões:
- Constante: 0,9-1bar
- Pico: 1,1-1,2 bar
Claro desde que está nas minhas mãos os cuidados foram sempre feitos!
Agora 1000€ para reparar/recondicionar um turbo (presumo GT15) é muita nota.
Um de um 1.6 td cá de casa (com 200 kkm´s) chegou perto de 1/4 desse preço... mas tb foi preço de amigo:D :D
Para o teu carro, sendo um TGV (presumo que o do tdi de 90 não seja mas tb os há) deves ter os cuidados ditos anteriormente, mas de vez em quando e a quente descarbonizar o bicho, pois podes ficar com a geometria presa, uns dos calcanhares de aquiles dos TGV´s:( - (não se pode ter tudo!):rolleyes:
Cumps
jtdi
 
€1000.00? Descupe, mas com €650.00 compras um VNT17va com a compressora do vb já preparado pro's 6K! E ainda ficas com o teu turbo para venderes! A reparação de um turbo nunca ultrapassa os € 400.00 salvo se a geometria tiver toda partida que implicaria a troca do turbo... acho que ele foi chulado, penso eu de que....
 
Para além de já saber acho que são informações bastante uteis. Mas já agora que entendem por puxar antes dos 85º...consideram por exemplo puxar uma mudança até as 2500rpm antes dessa temperatura muito prejudicial?
Não é o k faça mas são curiosidades.

Abraços
 
ontem falei com o meu mecanico por estar a pensar fazer uma limpeza ao meu turbo...visto que ele já conta com 144000 kilometros e o ex dono nunca fez....a resposta que ele me deu foi:


Eu perguntei:
-"Quando é que pode fazer uma limpeza ao meu turbo?"
E ele respondeu:
-"Limpar o turbo para quê, nao está bom?"
Ao qual eu respondi:
-"Sim nao tenho razao de queixa dele mas como ja tem muitos kilometros também ja deve ter muito carvao.."
E ele responde:
-"Isto tá bom assim....o que tá bom nao se mexe...isso é só gastar dinheiro!"
 
Epah, não é por limpar o carvão, mas acho que merece um reforço para fazer outros 140 mil com fiabilidade. Hibrida mais é isso.
Abraço.
 
Red_Ibiza disse:
ontem falei com o meu mecanico por estar a pensar fazer uma limpeza ao meu turbo...visto que ele já conta com 144000 kilometros e o ex dono nunca fez....a resposta que ele me deu foi:


Eu perguntei:
-"Quando é que pode fazer uma limpeza ao meu turbo?"
E ele respondeu:
-"Limpar o turbo para quê, nao está bom?"
Ao qual eu respondi:
-"Sim nao tenho razao de queixa dele mas como ja tem muitos kilometros também ja deve ter muito carvao.."
E ele responde:
-"Isto tá bom assim....o que tá bom nao se mexe...isso é só gastar dinheiro!"

axo k ele tem razao. gasta mazé o dinheiro em bom oleo e revisoes como deve ser e se ta bom nao mexas. isso de mandar limpar é pior. eu proprio tenho um turbo recondicionado mas n me lixem pk um turbo calibrado de fabrica é diferente de ser calibrado aí nessas tabernas de reparaçoes de turbos ......
 
Boas :)

>> Tiago, obrigado pela excelente sessão de esclarecimento :)

Mas já agora, o q é q consideras puxar pelo turbo? Normalmente não passo das 2000rpm enquanto ñ tenho a temp do óleo perto dos 90º... Mas no meu ibiza às 2000rpm o turbo já vai a puxar... pouco mas vai!!!

Em relação ao óleo, a norma está de acordo com a q vem no manual ;)

Cumps,
 
Last edited:
Back
Top