REPRO e outras modificações ... Fiablidade ...

Bem como user deste forum a algum tempo , e em breve possuidor de um tdi gostaria de ver algumas das duvidas que tneho esclarecidas , todas aos opiniões são bem vindas.

Apenas agradeço que o tópico não seja de conflitos , nem de esta ou aquela casa .

Por este forum tem andado varios post , alguns que me deixaram intrigado .

Frases como : "até de origem parte" fizeram me ficar a pensar na possiblidade de não ter ideias de coloor nada no meu carro a nivel de mods mecanicas e de stoftware ( repro).

O que não faltam por ai e carro de ORIGEM ( meti em caps só para que se veja bem ) que andam todos os dias e fazem muitos quilometros alguns deles a uma velocidade considerável e sem darem qualquer tipo de problema.
Na minha opinião estão feitos para isso e os problemas são raros e os que acontecem são maioritariamente por mau tratos do dono (ex: não fazer revisões a tempo e horas )

Sei de antemão que ao mexer num carro e modifica-lo corre-se um risco , mas quando as pessoas o fazem querem um risco controlado ( meu caso) e com o menor risco possivel de o carro entregar a alma ao criador.

Falando de factos concretos e este forum e exemplo disso ... Carros com 250 cv são varios por aqui e apesar de diminuirem o tempo entre revisões os carros parecem se aguentar com fiablidade , desde que tenham o caterial correcto para os 250 cv comop por exemplo : turbo 22 , ic , linha ...

Assim penso que se pode dizer que se tem um carrro alterado com alguma fiablidade se a repro for sem pressoes malucas e mesmo assim conseguir 250.

Penso que a maioria dos problemas se deve ao facto de alguns donos quererem muitos cavalos , com pouco investimento , ex repro 17vb, linha , ic fr, e puxarem demasiado pelos ficheiros das repros ( eles mesmos pedem aos reprogramadores).

Queria a opinião de quem tem um tdi alterado acerca destas questoes , ois eu como tenho um carro atmosferico de momento e só conheço tdis de origem gostava de ter algumas opiniões de pessoas mais experientes em relação a este assunto.

Agradeço a todos que não chamem nomes de preparadoras ao barulho... não quero gerras apenas quero ficar esclarecido pois brevemente vou ter um tdi e estava a pensar na probablidade de o alterar ... ou não.

abraço a todos
 
53 visitas a este topico e nenhuma opinião , se fosse um topico de guerras entre empresas ja tava tudo aqui a armar confusão :S:redcard:
 
boas.

qual a motorizaçao?? qual o objectivo?? faças o que fizeres faz com pes e cabeça respeitando as temperaturas (o mais importante) , do motor.

se fizeres uma modesta repro , por exemplo + 25 cv , n teras que mudar nada a curto prazo. se fores para uma coisa mais hard, convem ic maior e frontal, embragem.. etc etc.

è mais facil dizeres qual a motorizaçao, qual o patamar de potencia e os euros desponiveis. ;)
 
Last edited:
Queria algo mais que uma repro ;).

Mas a minha questão é : se por exemoplo um carro com o material certo um trubo grande uma repro linha ic nao ficará fiavel , porque pelo que vejo pelo forum a varios assim e de certeza que os donos nao querem que eles partam e o querem com o minimo de fiablidade ;).

Isto tudo começou como disse no primeiro post porque vi comentarios num topico que me deixaram baralhado e axo que o risco de partir e muito maior quando se puxa pela repro sem ter material para o fazer .
 
isto resume se facil. : qualqer motor pode partir , mesmo stock. vai da sorte e vai do usuario do carro. o motor è projectado para uma certa potencia, se vais aumenta la (e bem) , è claro q a durabilidade sera menor. mesmo mudando os orgaos mais sensiveis.. turbo, embreagem.... Atençao tb as revisoes, e uso dum bom oleo, o espaço de mudas..... etc etc

a grande questao, è de facto se o bloco aguenta. epa. o 1.9 ta mais que provado que aguenta uma boa carga por mto e mto tempo.
 
boas

O problema é sempre a carga termica que se induz a estes motores de guerra 1.9Tdi:clap:

Ao colocar o dobro da potencia e mesmo mais que o dobro as temperaturas do Motor passam a ser proibitivas a pontos de derreter material,claro que num projecto bem estruturado essa carga termica é minimizada com um bom IC,Radiadores de Oleo,Gazoil,mesmo assim será sempre um carro que não pode fazer muitos km's a em carga maxima devido as Egt's que tendem ser sempre altas e perto do perigo 900 graus.;)

claro que um bom oleo,e mudanças de filtros em curtos intervalos tambem fazem diferenças,depois claro depende do pé do condutor e da sua mentalidade e da carteira;)

Cump
 
Se fizeres um projecto tipo o meu, com carga, radiadores como deve ser e uma electronica em condições, nunca tens problemas... Tao fiável como de origem...


Abraço
 
;) obrigado Black-Demon.

Realmente tenho ca visto projectos com bastante cavalagem e nenhum se queixa de fiablidade é claro o tempo de mudanças do oleo diminui.

Mas penso que com radiadores e um bom turbo se consegue ter alguns cavalos 2XX sem problemas, com uma electronica ponderáda .
 
bem ha pessoal que pensa que fazer modificaçoes ou repros n afecta o carro. ta mal entao pensemos... porq ha carros mais caros que outros? os materiais sao feitos para terem a sua durabilidade e resistencia, logo se altermos alguma coisa eses materiais ja nao vao ter a mesma resistencia nem durabilidade como é obvio !!!
n qero com isto dizer q se derem um tratamento meigo ao carro ele n dure
por exemplo deichar o carro aquecer e n sair logo afundo, ou chegar ao destino e desligar logo..ha que deichar o carro a trabalhar para arefecer o turbo.. mas como referi os materiaias forma feitos para sairem assim do stand e com alteraçoes a durabilidade alera-se
mas claro penso q todos sabem isto
foi so a minha opiniao

ps. n sou contra alteraçoes nem repros..mt pelo contrario :clap:
 
bem ha pessoal que pensa que fazer modificaçoes ou repros n afecta o carro. ta mal entao pensemos... porq ha carros mais caros que outros? os materiais sao feitos para terem a sua durabilidade e resistencia, logo se altermos alguma coisa eses materiais ja nao vao ter a mesma resistencia nem durabilidade como é obvio !!!
n qero com isto dizer q se derem um tratamento meigo ao carro ele n dure
por exemplo deichar o carro aquecer e n sair logo afundo, ou chegar ao destino e desligar logo..ha que deichar o carro a trabalhar para arefecer o turbo.. mas como referi os materiaias forma feitos para sairem assim do stand e com alteraçoes a durabilidade alera-se
mas claro penso q todos sabem isto
foi so a minha opiniao

ps. n sou contra alteraçoes nem repros..mt pelo contrario :clap:

concordo ctg com aquilo de deixar o carro aquecer e arrefecer devidamente em caso de termos carga ou apenas repro, mas pensa tambem que a maioria das pessoas que têm carros turbodiesel (stock) nao esperam k ele aqueça e muito menos deixam o carro 1minuto para o turbo arrefecer, é chegar ao destino e desligar e sair pela porta fora... ja nem vou falar de ver niveis de oleo, etc e de fazer revisoes atempadamente ou ate antes do tempo previsto entendes?
 
claro que sim, mas o q eu dise aplica-se quer o carro tenha repros ou alteraçoes ou nao.. tb acho que ja vai da cabeça de cada um, ha os que tem mesmo gosto no que tem e estimam e os que simplesmente qerem dereter peneu e depois quando ha problemas a culpa nunca é deles mas sim de quem reprogramou ou mesmo do proprio carro
sao maquinas e tb falham, mas a probabilidade de elas falharem se forem bem tratadas e estimadas penso q sera bem maior..
é quase como nos, se formos bem estimados tb duramos mais
mas n ficamos para a semente
:rir:
 
Falar de fiabilidade é um assunto perigoso. Pior que isso é assumir verdades absolutas quando se fala de fiabilidade; cuidado com isso.

Cada motor é um motor, cada condutor é um condutor, cada ambiente é um ambiente.

Está mais que provado que o motor 1.9tdi é bom, porque continua a dar provas disso. Aguenta carga à fartazana e felizmente para nós, salvo alguns casos, não dão problemas de maior.
Há problemas que os motores têm e os donos nunca saberão disso (como as cabeças estaladas junto às sedes ou junto aos injectores nos VPs). Problemas existem, simplesmente não contam para a estatísticas, porque os motores não param por isso.

O que eu acho é que existe o factor responsabilidade. Queremos carga, arcamos com as consequências. Quer seja um tubo do IC roto, quer seja um pistão derretido. Fala-se em setups softs para não estragar, mas isso não invalida de se deitar um pistão... E a culpa é do condutor? Do material? Da carga? Ou simplesmente porque as oficinas precisam de trabalho? ...

Discutir o sexo dos anjos não serve para nada.

Abraço
 
Back
Top