TdiSportR, eu nao sei onde queres chegar, mas pronto.
Temos uma situação inicial que é esta.
Encurtas o tempo de injecçao a troco de maior pressão de injecçao. Nao é benéfico nestes motores.
Ou mantém o mesmo tempo para uma quantidade de injecção superior.
Eu nao concordo contigo nas condições normais, pois o aumento da pressão de abertura do injector reduz o tempo de injecçao. Evidente que ha forma de compensar, mas mesmo nessa compensação ( mecanica ou electronica ) irás ter ser maior tempo de injecção quanto menor for a pressão de abertura do injector.
Disses-te que aumentando a pressao de abertura dos injectores, que iria atrasar o inicio de injecçao. pronto, concordo.
Mas ja chegamos à conclusão que basta afinar a bomba para conseguir o o ponto de inicio de injecçao pretendido. Penso que ate aqui estamos de acordo.
De acordo, mas nao foi nisso que discordamos. Eu discordei com o seguinte:
Ou mantém o mesmo tempo para uma quantidade de injecção superior.
Agora falas em temperaturas de combustivel.
Sim, quanto maior for a pressao de injecção maior sera o trabalho da bomba e mais altas seram as temperaturas. Mas isso tambem se resolve.
Um bom radiador de gasoleo consegue baixar a temperatura.
Uma pre-bomba de combutivel e retorno de combustivel melhorado, tambem ajudam muito.
Aqui ja começamos a aprofundar algo que é um pouco off-topic, mas nao deixa de ser verdade.
Quanto a ganhos com mais pressao, a minha opinião é muito simples:
Quanto maior for a pressao mais facil vai ser injectar grandes quantidades de combustivel.
Se a bomba tiver caudal para tal.
Reduz muito ao fumo.
True.
E lembra-te que quanto menos for a janela de injecçao, mais eficiente sera a combustão.
O que se torna complicado numa bomba injectora pois nao ha comando a dizer: "abre", "fecha".
A bomba injectora faz mais de 300bar, tambem não é por ai.
Internamente nao os faz
Esta é a minha opinião e, para mim, é a melhor configuração num TDI Vp. Não sao 300bar, mas anda la perto. E para usar essas pressões sao precisos os injectores da transportes para nao correr o risco de encravarem.
Ja fiz varios motores VP e sempre tentei estudar ao maximo todas as alterações.
Se algum desses tiver mais de 250cv diz-me com que pressão de abertura de injector se encontra afinado.
um user deste forum, tem esta configuração à mais de 2 anos e mais de 70000kms.
Ate hoje, não deu problemas.
Puxa bem em alta rotação e a bomba tem-se portado bem.
A temperatura de combustivel, anda mais baixa que o do meu carro com injecçao stock.
Mesmo em AE a fundo.
Com a caixa original, o carro tem que fazer muito mais de 5000rpm para fazer ponta.
Tenho varios logs a essa rotaçao e a temp de combustivel não sobe muito.
abraço
Nao faz sentido. Se na teoria a maior pressão de abertura de injector provoca aumentos de temperatura, como pode andar com temperatura inferior a um com afinação stock? Ou o sensor mede incorrecto ou tem algo a provocar o arrefecimento.