referencia injectores transporter

TdiSportR, eu nao sei onde queres chegar, mas pronto.

Temos uma situação inicial que é esta.

Encurtas o tempo de injecçao a troco de maior pressão de injecçao. Nao é benéfico nestes motores.

Ou mantém o mesmo tempo para uma quantidade de injecção superior.

Eu nao concordo contigo nas condições normais, pois o aumento da pressão de abertura do injector reduz o tempo de injecçao. Evidente que ha forma de compensar, mas mesmo nessa compensação ( mecanica ou electronica ) irás ter ser maior tempo de injecção quanto menor for a pressão de abertura do injector.

Disses-te que aumentando a pressao de abertura dos injectores, que iria atrasar o inicio de injecçao. pronto, concordo.
Mas ja chegamos à conclusão que basta afinar a bomba para conseguir o o ponto de inicio de injecçao pretendido. Penso que ate aqui estamos de acordo.

De acordo, mas nao foi nisso que discordamos. Eu discordei com o seguinte:

Ou mantém o mesmo tempo para uma quantidade de injecção superior.

Agora falas em temperaturas de combustivel.
Sim, quanto maior for a pressao de injecção maior sera o trabalho da bomba e mais altas seram as temperaturas. Mas isso tambem se resolve.
Um bom radiador de gasoleo consegue baixar a temperatura.
Uma pre-bomba de combutivel e retorno de combustivel melhorado, tambem ajudam muito.

Aqui ja começamos a aprofundar algo que é um pouco off-topic, mas nao deixa de ser verdade.

Quanto a ganhos com mais pressao, a minha opinião é muito simples:

Quanto maior for a pressao mais facil vai ser injectar grandes quantidades de combustivel.

Se a bomba tiver caudal para tal.

Reduz muito ao fumo.

True.

E lembra-te que quanto menos for a janela de injecçao, mais eficiente sera a combustão.

O que se torna complicado numa bomba injectora pois nao ha comando a dizer: "abre", "fecha".

A bomba injectora faz mais de 300bar, tambem não é por ai.

Internamente nao os faz ;)

Esta é a minha opinião e, para mim, é a melhor configuração num TDI Vp. Não sao 300bar, mas anda la perto. E para usar essas pressões sao precisos os injectores da transportes para nao correr o risco de encravarem.
Ja fiz varios motores VP e sempre tentei estudar ao maximo todas as alterações.

Se algum desses tiver mais de 250cv diz-me com que pressão de abertura de injector se encontra afinado.

um user deste forum, tem esta configuração à mais de 2 anos e mais de 70000kms.
Ate hoje, não deu problemas.
Puxa bem em alta rotação e a bomba tem-se portado bem.
A temperatura de combustivel, anda mais baixa que o do meu carro com injecçao stock.
Mesmo em AE a fundo.
Com a caixa original, o carro tem que fazer muito mais de 5000rpm para fazer ponta.
Tenho varios logs a essa rotaçao e a temp de combustivel não sobe muito.

abraço

Nao faz sentido. Se na teoria a maior pressão de abertura de injector provoca aumentos de temperatura, como pode andar com temperatura inferior a um com afinação stock? Ou o sensor mede incorrecto ou tem algo a provocar o arrefecimento.

Eu nao concordo contigo nas condições normais, pois o aumento da pressão de abertura do injector reduz o tempo de injecçao. Evidente que ha forma de compensar, mas mesmo nessa compensação ( mecanica ou electronica ) irás ter ser maior tempo de injecção quanto menor for a pressão de abertura do injector.

vamos estar aqui a argumentar e não vamos chegar a nenhuma conclusão pk temos ideias diferentes.Mas siga.

Se não concordas cmg, eu tambem não concordo ctg. Muito simples:
Ao aumentar a pressao de abertura do injector, estas a atrasar o inicio de injecção. Pk a bomba injectora vai demorar mais tempo a criar a pressao no injector. Mas olha que a diferença de tempo é minima.
mas ja vimos que isso pode ser compensado com a posição da bomba.
Dizes que encurta o tempo de injecção.... estas errado.
Encurtas se quiseres. Se precisares de mais tempo para injectar mais combustivel com a mesma pressao, tambem o consegues.
Nos injectores dos motores Vp, consegues controlar a pressao de abertura e fecho. Logo, podes ate conseguir um tempo de injecção superior .
O ideal é um curto tempo de injecção no ponto certo.

Se a bomba tiver caudal para tal.

Não te preocupes com isso. Chega perfeitamente para mais de 250cv

O que se torna complicado numa bomba injectora pois nao ha comando a dizer: "abre", "fecha".

Pressao de abertura e fecho de injecção.
Mais uma vez: É controlado nos injectores e não na bomba. Basico.

Internamente nao os faz

Não faz 300 bar internos?

Ok... é a tua opinião.
Uma coisa é a pressao medida na cabeça da bomba, outra coisa é a pressao medida nos tubos para os injectores.
É que na cabeça da bomba so tens 10bar... mas com pouca coisa consegues 13/14 bar.....

E se andam carros com 300 bar de abertura nos injectores e o motor pega, é pk a bomba faz muito mais.
Se ao relantin ja faz +300bar para abrir o injector, as 5000rpm faz muito mais.
como ja disses-te atras: a pressao da bomba aumenta com a subida de rotaçao.

Se algum desses tiver mais de 250cv diz-me com que pressão de abertura de injector se encontra afinado.

Um ja passou os 260cv com um turbo fraco....
ronda os 300 bar de abertura de injector.
a pressao de fecho, ja é outra historia.
Se estou a continuar esta conversa, é pk sei do que estou a falar e posso provar o que digo.

Nao faz sentido. Se na teoria a maior pressão de abertura de injector provoca aumentos de temperatura, como pode andar com temperatura inferior a um com afinação stock? Ou o sensor mede incorrecto ou tem algo a provocar o arrefecimento.

Se na tua opinião o que digo nao faz sentido, amigos na mesma. Nao podemos todos pensar da mesma forma. ainda bem que é assim....

Quanto as temperaturas, o sensor é sempre o original e ja falei atras sobre formas de baixas as temperaturas de combustivel. Mas passas-te à frente e disses-te que era offtopic.

Para terminar esta conversa:

Eu nao sou melhor que ngm nem sei mais k ngm.
O que disse aqui, é o resultado de varios testes.
Todos sabem que tives-te um carro com este motor e que estava muito bom.
Sempre admirei o teu projecto e a investigação que faziam.
Não sei a que nivel de potencia chegaram, mas sei que sempre tiveram bons resultados quando os outros nem dos 200cv passavam.

Mas isso não quer dizer que tudo o que fizeram no carro fosse o mais correcto. Por isso é que continuavam a investigar.
Como voces fizeram no teu, ha quem faça em outros.
Uns conseguem, outros ficam-se por 200cv com pressoes de turbo para 280.... Preferem passa para os PD's onde tudo é mais facil... É quase so electronica....

Mesmo com um orçamento baixo, conseguem-se bons resultados nestes motores. Basta investigar e ter cabeça.

O que foi falado aqui, é um aspecto muito importante neste projectos mas por vezes o que resultou no teu, pode não resultar nos outros devido a estarem a usar material diferente.

Tu podes estar correcto e eu tambem. Uma coisa é teoria mas o mais importante é o comportamento do motor na pratica. e ate hoje, o que disse neste topico foi o melhor que encontrei. tanto em banco como na estrada.....

Abraço

vamos estar aqui a argumentar e não vamos chegar a nenhuma conclusão pk temos ideias diferentes.Mas siga.

Se não concordas cmg, eu tambem não concordo ctg. Muito simples:
Ao aumentar a pressao de abertura do injector, estas a atrasar o inicio de injecção. Pk a bomba injectora vai demorar mais tempo a criar a pressao no injector. Mas olha que a diferença de tempo é minima.
mas ja vimos que isso pode ser compensado com a posição da bomba.
Dizes que encurta o tempo de injecção.... estas errado.
Encurtas se quiseres. Se precisares de mais tempo para injectar mais combustivel com a mesma pressao, tambem o consegues.

Estás a divagar muito. Em condições mecanicas normais, sem se alterar seja la o que for, aumentas a pressão de abertura de um injector e encurtas o tempo de injecçao e a quantidade é de imediato reduzida.

Nos injectores dos motores Vp, consegues controlar a pressao de abertura e fecho. Logo, podes ate conseguir um tempo de injecção superior .
O ideal é um curto tempo de injecção no ponto certo.

Por esse motivo se largou a injecçao por bombas injectores rotativas e se passou ao pump deuse e ao common rail.

Não te preocupes com isso. Chega perfeitamente para mais de 250cv

Mostra-me entao um teste.

Não faz 300 bar internos?

Nao. Internos nao os faz. Faz nos canais. Internos se fizer 9Bar é muito.

Ok... é a tua opinião.
Uma coisa é a pressao medida na cabeça da bomba, outra coisa é a pressao medida nos tubos para os injectores.
É que na cabeça da bomba so tens 10bar... mas com pouca coisa consegues 13/14 bar.....

Escrevi atrás... ronda os 8-9Bar.

E se andam carros com 300 bar de abertura nos injectores e o motor pega, é pk a bomba faz muito mais.
Se ao relantin ja faz +300bar para abrir o injector, as 5000rpm faz muito mais.
como ja disses-te atras: a pressao da bomba aumenta com a subida de rotaçao.

Ninguem diz o contrário, digo-te é que no fim do ciclo ja nao tens os 300Bar que julgas ter, por falta de caudal.

Um ja passou os 260cv com um turbo fraco....
ronda os 300 bar de abertura de injector.
a pressao de fecho, ja é outra historia.
Se estou a continuar esta conversa, é pk sei do que estou a falar e posso provar o que digo.

Envia o teste. Estás a continuar a escrever porque foste complicar algo que era muito simples.
Eu disse e torno a dizer... subir a pressão de abertura de injector, reduz o tempo de injecçao e tu foste dizer que mantem o mesmo tempo. Mantem se houver alterações em redor nesse sentido, mas tambem nao é tao linear como se julga pela limitação da mecanica dado que é uma bomba injectora.

Se na tua opinião o que digo nao faz sentido, amigos na mesma. Nao podemos todos pensar da mesma forma. ainda bem que é assim....

A meu ver faz algum sentido, mas ha partes em que discordo, porque ha situações que na prática acabem por nao coincidir com a teoria.

Quanto as temperaturas, o sensor é sempre o original e ja falei atras sobre formas de baixas as temperaturas de combustivel. Mas passas-te à frente e disses-te que era offtopic.

Nas mesmas condições é que nao poderia nunca ter temperatura mais baixa que um OEM.

Para terminar esta conversa:

Eu nao sou melhor que ngm nem sei mais k ngm.
O que disse aqui, é o resultado de varios testes.
Todos sabem que tives-te um carro com este motor e que estava muito bom.
Sempre admirei o teu projecto e a investigação que faziam.
Não sei a que nivel de potencia chegaram, mas sei que sempre tiveram bons resultados quando os outros nem dos 200cv passavam.

Mas isso não quer dizer que tudo o que fizeram no carro fosse o mais correcto. Por isso é que continuavam a investigar.
Como voces fizeram no teu, ha quem faça em outros.
Uns conseguem, outros ficam-se por 200cv com pressoes de turbo para 280.... Preferem passa para os PD's onde tudo é mais facil... É quase so electronica....

Mesmo com um orçamento baixo, conseguem-se bons resultados nestes motores. Basta investigar e ter cabeça.

O que foi falado aqui, é um aspecto muito importante neste projectos mas por vezes o que resultou no teu, pode não resultar nos outros devido a estarem a usar material diferente.

Tu podes estar correcto e eu tambem. Uma coisa é teoria mas o mais importante é o comportamento do motor na pratica. e ate hoje, o que disse neste topico foi o melhor que encontrei. tanto em banco como na estrada.....

Abraço

Tó, eu tambem falo pelas experiencias... se nunca se passou a PD, foi porque ali estava um desafio e ha "merdices" que muito se descura e na realidade fazem diferença.
Eu sei que se alguem quiser la colocar 4 mangueiras de rega e outro alguem puser uns injectores a 300Bar, se se quiser, que mijam mais os injectores que a mangueira. Basta aperta-las e nao debitam nada. Só que a ideia inicial mantem-se... em condições normais ao se subir, atrasa-se, logo reduz-se o tempo. As vantagens ja tu referistes e as desvantagens ja eu referi.
Sem stress.
Se hoje tivesse ainda um VP, era capaz de testar essa pressão de injecção e ver como resultava actualmente essa afinação. É que ja la vão 3 anos e meio.

isto sim sao discussoes construtivas de kem percebe na verdade dakilo k faz no dia a dia!
cmprimntos aos 2;)

Ambos teem razão no que dizem..em algumas coisas ,não posso dizer que falam os dois iguais porque teem ideias diferentes...apenas acabei por aprender um pouco convosco...

Existem pontos que não foram aprefundados...
Uma came tem influencia no timing de injecção tambem...
Um emblo de 11 tem uma relação de pressão diferente para os 300 falados..emblo de 12 etc,quanto menor for o emblo para se fazer os 300bar´s vai ser mais dificil....ou seja ajuda a fazer mais rapido..mas acaba por acabar o tempo cedo,e tal avança....e atraza....o assunto é complicado....

Eu vou usar o que me foi aconcelhado,depois posso dizer os resultados,tenho pena de não ter uns corpos de injectores de trasporter para trabalhar com 240bar´s que é o que vai ser feito...Para ser franco acho que os 300bar´s já é abusar....So em altas se poderá vereficar algo bom....e tem de ser acompanhado com emblo maior radiadores,pre-bomba,came,etc etc

Taxa compressão motor ABL 22.5:1
Taxa compressão dos motores que estamos a falar 19.5

Isto apartida tambem terá alguma relevancia.vencer a taxa,o fazer rotação etc..mas são ontros pontos já para o offtopic.

Na minha openião ,do que tenho visto ser feito e no que tenho tambem exprimentado,a pressão de 190/200bars é boa para os bicos origem
bicos de 0.232 tambem se trabalha na casa dos 200bar´s

Os 240bar´s são aconcelhados para 260mm,acho estranho falarem em emblos,pressões de injecção e não terem falado na medida dos ditos,isto deve ser porque se usa os 260mm suponho..lol

Era bom ter-mos muitos €€€ para tentar aprender uns com os outros e ao mesmo tempo desenvolvermos etc etc....os comparativos em estrada são fundamentais...não me venham com valores de bancos que se pode meter e tirar cv´s...por isso não vale

Blue..mostra ai uns testes do antes e depois...assim com banda desenhada é mais facil de compreender do que se fala...

Back