Recuperação da frente dum Ibiza 1.0MPI de 2001

Tive um pequeno percalço, espatifei a frente do carro. O melhor orçamento que me deram foi de 1.500 Euros valor que o carro já não vale, pelo que decidi meter mãos à obra e tentar eu mesmo fazer a recuperação. Vamos ver no que isto vai dar.

Primeiro que tudo o estrago

https://www.dropbox.com//weral5yz4zrj9r5/DSC05001.JPG?dl=0
https://www.dropbox.com/s/x7bbw7yvf6xnnh7/DSC05002.JPG?dl=0
https://www.dropbox.com/s/h2qszf71s07xu0r/DSC05003.JPG?dl=0
https://www.dropbox.com/s/sm7gcfq12tq9tmg/DSC05004.JPG?dl=0
https://www.dropbox.com/s/7oh4mz4cwmhpeq3/DSC05010.JPG?dl=0
https://www.dropbox.com/s/al58s7wuiwx15o9/DSC05023.JPG?dl=0

O trinco do fecho do capot teve de ser cortado para o poder abrir.
https://www.dropbox.com/s/545bgtjkp61s4x3/DSC05005.JPG?dl=0
https://www.dropbox.com/s/531h5n7jamq9nbu/DSC05006.JPG?dl=0

O radiador também sofreu uma pequena fuga

https://www.dropbox.com/s/tpgau7zrgj5adkh/DSC05025.JPG?dl=0
 
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Obrigado fabregas, bem vou precisar dela.
250€ Deus te ouça pedro bernardo.

Já comprei o capot de um Cordoba por 40€ foi barato porque tem alguns podres do lado de dentro, e comprei a frame frontal do mesmo Cordoba por 20€ a um individuo que desmancha carros na estrada que vai para Sesimbra. Tem alguma ferrugem mas superficial, precisa de uma limpeza um pouco de anti ferrugem e uma pintura.
Estive a ver o resto do material que posso precisar:
A grelha está toda partida não tem arranjo.
O parachoques também está partido e faltam bocados.
As opticas tem os apoios superiores partidos. Já tentei colar com supercola III mas quando tento apertar voltam a partir. Já tentei colar por calor com o ferro de soldar mas acontece o mesmo descolam.
O fecho do capot também tem de ser trocado assim como o radiador.
 
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Obrigado Barna

Tenho andado pelo OLX e pelos VFV (Veículos em Fim de Vida), Bentos em samora correia e afins mas como diz o Obelix "Estes Romanos estão loucos!!!"
Tiveram o desplante de me pedir 80€ por um para-choques em segunda mão e já estalado num dos lados.. 98€ por umas opticas também em 2ª mão. No OLX estão umas a 20€ mas teem os apoios superiores partidos como as minhas. Portanto as minhas no OLX valem 20€ cada uma… se alguém estiver interessado??. Dúvido os farois ficam sempre a tremer..
O capot já comprado

https://www.dropbox.com/s/xvdx0dow1lk5mlk/DSC05008.JPG?dl=0

e a frame frontal também já comprada

https://www.dropbox.com/s/gbde4cpgombglqn/DSC05009.JPG?dl=0

A frame já foi tratada. Foi lixada nos sitios onde tinha alguma ferrugem, foi aplicado anti ferrugem e pintada de primário e a seguir de preto como a que estava montada no carro e ficou assim:
https://www.dropbox.com/s/rijwpg0dd02qeks/DSC05051.JPG?dl=0

Processo de desmontagem:
https://www.dropbox.com/s/8i5i28k0v7vimno/DSC05050.JPG?dl=0
A frente do carro é toda aparafusada, não há soldaduras o que é porreiro.
A alma do para-choques não sofreu qualquer dano isto porque bati em travagem portanto com o carro afocinhado e meteu-se por baixo da traseira do outro carro e a pancada não foi muito violenta. Os airbags não dispararam. As longarinas estão impecáveis não havendo empeno do chassis.
A alma do para-choques:

https://www.dropbox.com/s/be3ezfecb2eogjg/DSC05054.JPG?dl=0
Continua no próximo episodio...
 
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O pessoal dos centros de abate estica-se para caraças. Umas óticas novas na concorrência da marca DEPO para esse carro andam na casa dos 45-50€ cada. Se não partiste o avental, o para-choques também se arranja novo por 50-60€.
 
Obrigado fabregas, bem vou precisar dela.
250€ Deus te ouça pedro bernardo.

Já comprei o capot de um Cordoba por 40€ foi barato porque tem alguns podres do lado de dentro, e comprei a frame frontal do mesmo Cordoba por 20€ a um individuo que desmancha carros na estrada que vai para Sesimbra. Tem alguma ferrugem mas superficial, precisa de uma limpeza um pouco de anti ferrugem e uma pintura.
Estive a ver o resto do material que posso precisar:
A grelha está toda partida não tem arranjo.
O parachoques também está partido e faltam bocados.
As opticas tem os apoios superiores partidos. Já tentei colar com supercola III mas quando tento apertar voltam a partir. Já tentei colar por calor com o ferro de soldar mas acontece o mesmo descolam.
O fecho do capot também tem de ser trocado assim como o radiador.

No caso das ópticas, para os Ibiza 6L sei que podes comprar os apoios à parte.
Eu fiz isso. Troquei de Monofocal para Bifocal mas uma das ópticas tinha os apoios de cima partidos. Comprei os apoios, apliquei e até agora impecável no carro.
Pelo que vi para 6k2 não é possível comprar os apoios, mas talvez o Martins te possa ajudar com essa questão. Ele é das pessoas mais entendidas em 6k2 que podes encontrar aqui no forum.
miO0yAG.png


Gf71ZfD.png
 
Obrigado MartinsSdi e gcerq

As minhas opticas são as da segunda figura

Em relação ás peças já decidi:
O para-choques vai vir da DeepCar do Porto novinho em folha da marca Prasco com 2 anos de garantia pintado em primário por 39€ + 10€ de portes a entregar em minha casa.
Têm um atendimento cinco estrelas para 80€ em 2ª mão vai uma diferença do caroço.
O resto das peças vem da www.auto-doc.pt com sede em Berlim a constar:
Tudo material novo com 2 anos de garantia
Grelha 18,51€
Fecho do capot marca Miraglio 29,79
Opticas 41,46 cada
Radiador de 648mm de comprimento marca Prasco por 34,01€
Tudo isto vem numa embalagem em que pago de portes 9,95€ mas como ultrapasso os 130€ não pago os portes.e entregam-me em casa.
 
Last edited:
Eu também tenho comprado bastante material da autopecasonline24, que é uma empresa desse grupo. Tenho muito bom feedback deles. Embora cá em Portugal consiga os mesmos preços que eles praticam, a grande vantagem deles é que têm um leque de marcas muito maior comparativamente com qualquer loja de peças e têm disponíveis peças que na grande maioria das lojas fisicas, só por encomenda.
 
Olá Martins
Também andei a ver no autopeçasonline24, no misterauto, e no autodoc e pareceu-me que a nivel de preços o autodoc é o melhor, além de se pagar por entidade referencia multibanco.
Está tudo encomendado basta esperar pela entrega.
Entretanto

Bom, hoje é um dia importante na minha vida, licenciei-me em pintura automóvel, quero com isto dizer que vi o último video no youtube sobre pintura auto.
Algumas cadeiras foi tipo Relvas (por equivalência) mas acho que já sei para que servem os controles nas pistolas de pintura, como se afina a pressão no compressor, como a mão deve correr ao longo da superficie a pintar, como se preparam as tintas nos copos de mistura (muito confuso aquela história de 2:1 + 10%), como se deve variar o leque na pistola etc. Tenho uma cábula na parede para não me confundir.
Hoje mesmo vou começar a licenciatura em soldadura Mig Mag, já seleccionei uma serie de videos do youtube.
ATENÇÃO: Embora esteja na ironia com as licenciaturas não pretendo menosprezar aqueles que ganham o pão nestas profissões, pelo contrário tenho grande apreço pelos grandes profissionais que existem, o nabo aqui sou eu que acho que me estou a meter numa alhada das grandes. Nada de confusões.
 
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No caso das ópticas, para os Ibiza 6L sei que podes comprar os apoios à parte.
Eu fiz isso. Troquei de Monofocal para Bifocal mas uma das ópticas tinha os apoios de cima partidos. Comprei os apoios, apliquei e até agora impecável no carro.
Pelo que vi para 6k2 não é possível comprar os apoios, mas talvez o Martins te possa ajudar com essa questão. Ele é das pessoas mais entendidas em 6k2 que podes encontrar aqui no forum.

Que tenha conhecimento não existem essas peças para 6K2. A única solução será colar ou soldar.

Olá Martins
Também andei a ver no autopeçasonline24, no misterauto, e no autodoc e pareceu-me que a nivel de preços o autodoc é o melhor, além de se pagar por entidade referencia multibanco.
Está tudo encomendado basta esperar pela entrega.
Entretanto

Bom, hoje é um dia importante na minha vida, licenciei-me em pintura automóvel, quero com isto dizer que vi o último video no youtube sobre pintura auto.
Algumas cadeiras foi tipo Relvas (por equivalência) mas acho que já sei para que servem os controles nas pistolas de pintura, como se afina a pressão no compressor, como a mão deve correr ao longo da superficie a pintar, como se preparam as tintas nos copos de mistura (muito confuso aquela história de 2:1 + 10%), como se deve variar o leque na pistola etc. Tenho uma cábula na parede para não me confundir.
Hoje mesmo vou começar a licenciatura em soldadura Mig Mag, já seleccionei uma serie de videos do youtube.

Começa a treinar nas peças menos visíveis para ganhares alguma experiência. Depois passas para a parte exterior.
 
olá Martins
Obrigado pela dica. Já fiz um teste na frame da frente e ficou assim assim. Acho que a culpa é da pistola de pintura que tem um bico 1.2.
Acho que vou encomendar uma com o bico 1.4. Quanto ao pintor é um autentico Renoir.
 
A nova pistola com o bico 1.4 deve chegar amanhã.

Enquanto esperamos vamos tratar do capot

Primeiro vou tratar da parte interior e todo o sitio que suspeite que tenha ferrugem vai ser tratado com o berbequim e a catrabucha de aço para limpar até à chapa para seguidamente aplicar o liquido anti ferrugem. Vou retirar o forro, as borrachas e os esguichos de água assim como as respectivas canalizações para poder trabalhar à vontade.
Estou a chegar à conclusão que preciso de uns cavaletes que isto de trabalhar em cima de caixotes de cartão não é muito pratico.
 
Vai pondo fotos para irmos acompanhar o processo.
Gabo-te a coragem de te aventurares nesse serviço :)
 
Olá gcerq vamos ás fotos

Já recebi o email da Autodoc a confirmar que a encomenda já está no transportador

Tratamento interior do capot
O capot por dentro está um pouco atacado de ferrugem como se ve na foto
https://www.dropbox.com/s/jfhej764jk3yhtz/DSC05056.JPG?dl=0

todas essas bolhas tem de ser tratadas
https://www.dropbox.com/s/cmdzyiwlzqpikjj/DSC05059.JPG?dl=0

Depois há os buraquinhos que tem de ser fechados e aí a porca torce o rabo, vai ser a minha primeira experiência com a máquina de soldar MIG MAG que comprei o ano passado e que ainda está por abrir e espero não apanhar nenhum esticão.

https://www.dropbox.com/s/3p876ozytz4d1is/DSC05057.JPG?dl=0
e não é fácil porque a primeira coisa que me aconteceu foi alargar o buraco. Até conseguir afinar a potencia e o puxar do fio fluxado para não alargar o buraco sofri um pouco, mas vai-se conseguindo
O buraco tapado e rebarbado
https://www.dropbox.com/s/0aw5v02dlununu1/DSC05058.JPG?dl=0
.
O ponto mais critico é este
https://www.dropbox.com/s/96lbfzg04xezudz/DSC05055.JPG?dl=0

Como se vê tem um buraco e qual vai ser o plano de ataque ao buraco:

Primeiro tornar o buraco com uma forma regular (rectangulo) com o disco de corte do Dremmel que faz um corte fininho
Depois fazer um molde do buraco em cartolina com a marcação dos limites e dos pontos onde a chapa tem de ser dobrada
Depois colar a cartolina na chapa nova e cortar com a tesoura para chapa e no torno fazer as dobras (nada de complicado)
https://www.dropbox.com/s/lcqqf6x37mgboen/DSC05061.JPG?dl=0
Ainda tenho de dar mais uns pontos de solda. Não estou a soldar em continuo para não empenar a chapa.
Estou a usar o fio fluxado que veio com a máquina e que é de diâmetro 0,9 mm mas se calhar devia usar o 0,6mm mas não tenho.
A máquina permite usar fio com diâmetros de 0,6, 0,8 e 0,9 em bobines de 450 gramas.
Com o 0,9 a sensação que tenho é que a soldadura fica um bocado grossa e depois tenho sessões de rebarbadora sem fim e quando já estamos muito perto da chapa tenho de usar o dremmel ou com pedra de amolar ou com lixas grossas e estou a ficar sem acessórios.
O capot já todo lixado interiormente com lixa de água 1000 e pronto para levar o primário.
https://www.dropbox.com/s/kbjn7u03yphgesy/DSC05060.JPG?dl=0
Hoje foi um dia complicado. Laus Deo
 
Last edited:
O capot do lado de dentro já foi pintado a primário
https://www.dropbox.com/s/66kyspxclmyw7me/DSC05062.JPG?dl=0
Esta é a zona do remendo, não tem betume porque na confusão em que tenho a garagem não encontrei a lata do dito cujo. o que se vê é a chapa e a soldadura pintadas de primário. Não ficou muito mal.
https://www.dropbox.com/s/v9mze0hoz918oo8/DSC05063.JPG?dl=0

Entretanto já chegou a minha nova pistola de pintura, é uma HVLP, "Hight Volume Low Pressure" com bico 1.4
https://www.dropbox.com/s/nr8um2c0tgy5s78/DSC05081.JPG?dl=0
https://www.dropbox.com/s/6077a6jzjpwv3lf/DSC05085.JPG?dl=0
Ainda hoje vou dar a tinta e o verniz do lado de dentro com ela.
 
Já pintei o interior do capot utilizando a nova pistola e de facto a diferença é notória. Tem uma atomização espectacular nem parece uma pistola de vinte e pouco euros. Esta sim ensina uma pessoa a pintar.
https://www.dropbox.com/s/g27w95zlp08f79r/DSC05068.JPG?dl=0
Também já montei a estrutura frontal
https://www.dropbox.com/s/7gzo0q5004av2dg/DSC05052.JPG?dl=0
Bate tudo certo, todos os parafusos entraram sem problemas. Até agora tudo bem.
Aguardo a chegada das peças.
Para ir adiantando vou tratar o capot do lado de fora. Já comprei os cavaletes no Leroy Merlin, 3,99€ cada, aguentam até 400Kg.
https://www.dropbox.com/s/i50o2spyr8gw9m7/DSC05073.JPG?dl=0
Agora é outro luxo com os cavaletes.
A tactica vai ser lixar completamente com lixa de agua 1000, depois utilizar betume massa fina para disfarçar as imperfeições e voltar a passar a lixa 1000 e depois dar o primário.
 
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É Natal, é Natal… chegaram as prendas ou melhor as peças, logo de manhazinha.
https://www.dropbox.com/s/xprmek89hf64bqz/DSC05069.JPG?dl=0
https://www.dropbox.com/s/u60lem6tbe2484e/DSC05070.JPG?dl=0
Tudo bem embalado, mas há um problema: Mandaram-me o radiador de 43cm e o meu é de 64,8cm e foi isso que encomendei
https://www.dropbox.com/s/cf8u2559abeystq/DSC05077.JPG?dl=0
Já preenchi o formulário de reclamação e no mesmo minuto recebi da Autodoc um email a confirmar a aceitação da reclamação.
Pela hora do almoço recebi um email do transportador com um voucher para fazer o envio de devolução gratuitamente. só não percebi se me vão devolver o dinheiro ou mandar o radiador correcto.
As novas opticas
https://www.dropbox.com/s/1cewtomkbzrxrwd/DSC05071.JPG?dl=0
Entretanto já tenho o capot com primário do lado exterior. Agora segue-se uma sessão de lixa 1000.
https://www.dropbox.com/s/g5569d6iy5a53ea/DSC05074.JPG?dl=0
 
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