Eu já nem vou dizer mais nada porque ao que parece esse user está muito bem informado. Como tal desejo-te boa sorte se entrares com essa atitude numa Operação Stop.
Só para os que ainda têm dúvidas: se as autoridades notarem1 um sistema de suspensão diferente do que vem de origem levantam o auto na hora e apreendem o veículo para inspecção B. Se quiserem o carro já só sai do sítio para o IPO em cima de um reboque.
Na inspecção B se se provar que realmente aquela suspensão não é original, o proprietário leva com a coima (que já a pagou)2 e ainda leva com a despesa da inspecção B3 e todas as despesas inerentes (reboques e afins)4.
Se se confirmar que vem de origem, então o proprietário não paga nada e se quiser (repito, se quiser, porque tem que ser ele a reclamar), pode impugnar o auto de contra-ordenação levantado anteriormente.
As coisas são como são. Se estão corretas ou erradas já é outra história, mas são assim e temos que nos aguentar e dar a volta da melhor maneira.
O conselho que eu dou: é tudo uma questão de atitude quando se é fiscalizado.
O post mais acertado que li neste fórum no que toca a fiscalizações, alterações e derivados.
Ainda há pessoal que tem uma ideia muito errada de quais são as implicações das alterações nos carros
1 - o agente não tem de provar
NADA - em caso de dúvida é auto de contra-ordenação, documentos apreendidos e ordem de IPO B. (atenção às maroscas das películas sobrepostas, xenons sem
TODOS os requisitos obrigatórios, etc.)
2 - 250€ logo à cabeça, para depois começar a trilhar o percurso da recuperação de documentos apreendidos.
3 - 98€ IPO B + 15€ IMTT de devolução de documentos apreendidos + 150€ se quiser aproveitar a boleia da IPO B para acrescentar qualquer coisa no DU.
4 - resultado final: carro não pode circular + 250€ de multa + 98€ IPO B se passar à 1ª, reprovações são +98€ para voltar a fazer + 15€ IMTT + 150€ opcionais para novo DU com averbações + semanas de espera
Meus amigos, na hora do aperto não vale a pena ser chico-esperto. Mais vale assumirem e que vão tratar de pôr tudo em conformidade o quanto antes e apelas à compreensão do agente. Um simples pisca de guarda-lamas alterado pode deixar-vos mal.
Adianto-vos no entanto que de momento a tolerância é 0, principalmente no que toca à divisão de trânsito da PSP, cuidado nos centros urbanos!