Problemas no turbo ! Help !

Boas,

Gostaria de saber se alguém me pode ajudar, se alguém já teve um problema semelhante. Tenho uma sport van 130 cv de 2002 e tenho tido alguns problemas com o turbo. Vou tentar resumir:

1º Estava com problemas com o carro pq estava a entrar sp em safe mode e desligava.me o turbo cada vez a menor velocidades. Levei à maq e acusou um erro qq de sobrealimentação ou qq coisa excessiva :)) já não me lembro bem) Solução: o mecânico diz que tem de descarbonizar o turbo. Ok . problema resolvido.

2º umas semanas mais tarde o carro começa a engasgar e a prender qd devia disparar o turbo. Vai à maq e acusa erro na pressão da regulação do turbo. O mec diz que vai limar as palhetas do turbo (?) pq podem estar a prender.

O carro volta pior. Perdeu completamente a potência. Em 5ª quase nao passa das 3100 rpms , não passa dos 180 kmh, tenho de reduzir de 6ª para 5ª em sitios que antes nem sequer perdia velocidade.

Levei à maq novamente e desta vez nao acusa erro nenhum.

O mec pos um medidor de massa de ar novo (emprestado) para ver se o problema era daí mas continua com os mesmos problemas.


Já não sei o que fazer. Alguém tem uma ideia do que possa ser ?

Agradeço a vossa ajuda !!
 
Viva.

Pode ser a geometria do turbo presa (mas uma vez que isso foi visto vamos descartar), pode ser a válvula que controla a geometria do turbo (N75) ou podem ser os tubinho do vácuo que ligam a válvula ao turbo, à válvula da EGR , à propria bomba do vácuo.

1º vê se tens algum desse tubo desencaixado ou se está rasgado, esses tubos fazem parte de um circuito fechado logo se houver uma fuga o sitema não funciona ou funciona mal.

2º se não forem os tubos experimenta outra N75, que facilmente encontras percorrendo o tubinho que sai do turbo.

3º se não resolver volta a rever o turbo numa casa especializada no assunto.


Cumps


PS: Eu tinha um problema parecidíssimo com o teu e é o medidor de massa de ar que está estragado, mas se tu dizes que o mecânico experimentou um novo...

http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=61082
 
Last edited:
Obrigado pelas sugestões. O mecânico disse que ligou a máq e que nao acusava nenhuma fuga.

Quanto ao medidor ele trocou-o à minha frente pelo novo. Andei com ele um dia e o carro estava igual.

Ele pp já não sabe o que poderá ser. O carro está quase igual a quando entrava em safe mode.

Se o mecânico não sabe o que fazer imaginem eu que nao percebo nada do assunto.
 
Obrigado pelas sugestões. O mecânico disse que ligou a máq e que nao acusava nenhuma fuga.

Quanto ao medidor ele trocou-o à minha frente pelo novo. Andei com ele um dia e o carro estava igual.

Ele pp já não sabe o que poderá ser. O carro está quase igual a quando entrava em safe mode.

Se o mecânico não sabe o que fazer imaginem eu que nao percebo nada do assunto.

não querendo ser mau e nem desfazer o trabalho dos outros, mas será que o mecânico sabe o que faz?sei lá, já vi tanta asneira a minha frente e eu não percebo nada de mecânica imaginem se eu fosse entendido...

Quando vi um colega meu andar 3 mês com o Erro da EGR e o mecânico não saber de que era e cada vez que ele lá ia (todas as semanas) era de uma coisa diferente e o problema continuava.. já não digo nada..

boa sorte com isso amigo e lamento não poder ajudar


abraço
 
amigo kuase de certexa k isso é a geometria do turbo...

a minha 6k2 ja levou um turbo por motivos identicos....ate k um dia nao passava dos 120km/h...levou turbo novo e ficou do asuuuu...

espero ter ajudado abraço
 
Obrigado pelas dicas malta.

Vou deixar o carro no mec. novamente para a semana e vou deixá-lo lá até que ele me diga o que é que ele tem.

Já lhe perguntei várias vezes se não seria o turbo estragado mas ele diz q levou o turbo ao tipo que o descarboniza 2 x's e que ele diz que não tem nada de mal.

O problema é se tenho de meter um turbo novo e aquilo tá igual, acho que será sp a última medida. A n ser que dê para experimentar com outro.

Já agora, tendo de trocar o turbo, onde posso fazê-lo e qual devo por ?
 
Last edited:
Turbo

Boas

Não sei se já tens o teu problema resolvido...mas tem em consideração que sendo um 6L de 130 ainda tens um sensor logo a seguir ao intercooler, ou melhor está mesmo á saida .....verifica esse tb porque tive um caso semelhante e depois de trocar o turbo..a Maf ficou na mesma....e depois lá descobriram esse tal sensor e foi remédio santo......

Espero ter ajudado

Cumps
 
Back
Top