problema..ventoinha nao dispara, agua nao circula

Boas tardes

Ca por casa tenho um ibiza 6k2 110cv penso que esta com um problema.

O carro demora a chegar aos 90º e quando chega acende a luz de perigo. A agua vai desaparecendo em andamento.

Parado os tubos ganham pressao enkuanto acelero, se deixar ao relantim eles ficam mais moles, mas a agua nao circula nem a ventoinha trabalha.. mesmo aos 90º

Sera o termoestato que pifou fechado?

Onde fica o termoestato?
 
Talvez tenha sido mesmo o termostato e o carro já ter apanhado um aquecimento por causa disso o que por sua vez deve ter queimado a junta da cabeça do motor, visto que a água desaparece.
 
Amigo, troca o termoestato que isso é barato, liga directamente a ventoinha a ver se funciona e verifica a tampa do reservatório.
 
Se fosse problema do termostato não perdia àgua. Isso parece-me ser fuga de anticongelante. Talvez pela junta da colassa.
 
Se fosse problema do termostato não perdia àgua. Isso parece-me ser fuga de anticongelante. Talvez pela junta da colassa.

Martins, tanto quanto sei mesmo com problema na colassa a agua circula sempre se o termoestato tiver bom.
Perder a água já é outro assunto, mas uma coisa de cada vez.
 
Martins, tanto quanto sei mesmo com problema na colassa a agua circula sempre se o termoestato tiver bom.
Perder a água já é outro assunto, mas uma coisa de cada vez.


Sim masterart é verdade que podem ser várias coisas. Referi a junta da colassa por causa do aumento de pressão. Perda de àgua com aumento de pressão nos tubos costuma ser sintoma de problemas na junta de colassa. Se fosse termostado a temperatura não deveria aquecer e passar dos 90ºC, ou pelo menos fazer disparar as ventoínhas?
 
jonnhy88 segue o tubo de baixo do radiador que vai dar a uma falange. atrás dessa falange está o termostato. não é muito simples de trocar para quem não tem experiência em mecânica pois o local não é dos que têm o melhor acesso...
cumps
 
O carro demora a chegar aos 90º e quando chega acende a luz de perigo. A agua vai desaparecendo em andamento.
se demora a chegar aos 90 em principio o termostato está bom ...
se ela desaparece tem de ir para algum lado ...
faz o seguinte mete o carro a trabalhar e vê se aparece agua no chão ...
ou se está a sair agua ao pé da bomba de agua ...
atenção que convém tirares o resguardo do carro porque se não o fizeres não vês agua no chão ...
se agua desaparece vê se esta também não está a sair pelo vaso de expansão ...
se tiver tens pressão no circuito pode ser a bomba de agua a dar as ultimas ...
vê e diz
 
O demorar a chegar aos 90 não quer dizer que esteja bom, pode estar avariado na posição fechado e continuar a subir a temperatura e acender o sinal de sobreaquecimento porque segundo já ouvi falar o manometro de temperatura nunca passa acima dos 90º mesmo que na realidade o motor já esteja a mais que essa temperatura.
 
tive a ler tudo com atençao, e realmente a temperatura nao passa dos 90.. o tubo ganha perssao quando acelero para chegar aos 90 depois deixo o a trabalhar e alivia a pressao. a ventoinha nao dispara mesmo. ja comprei o termoestato vou trocar este fim de semana como aqui foi dito. existe alguma purga ou cuidado em voltar a fechar o circuito e meter a agua? aquilo que vou fazer é ligar a sofagem no quente e deixar o reservatorio aberto apos meter o termoestado.


Obrigado pela ajuda :D
 
O demorar a chegar aos 90 não quer dizer que esteja bom, pode estar avariado na posição fechado e continuar a subir a temperatura e acender o sinal de sobreaquecimento porque segundo já ouvi falar o manometro de temperatura nunca passa acima dos 90º mesmo que na realidade o motor já esteja a mais que essa temperatura.
Passar até passa, mas quando começa a subir já está muito acima dos 90º...
 
tive a ler tudo com atençao, e realmente a temperatura nao passa dos 90.. o tubo ganha perssao quando acelero para chegar aos 90 depois deixo o a trabalhar e alivia a pressao. a ventoinha nao dispara mesmo. ja comprei o termoestato vou trocar este fim de semana como aqui foi dito. existe alguma purga ou cuidado em voltar a fechar o circuito e meter a agua? aquilo que vou fazer é ligar a sofagem no quente e deixar o reservatorio aberto apos meter o termoestado.


Obrigado pela ajuda :D

Nao podera ser a valvula de temperatura que tens no radiador ter dado o berro? Testa as ventoinhas, faz uma ligaçao direta e ve se funcionam, se nao funcionar e' pq a valvula de temperatura do radiador entregou a alma ao criador mas nao te preocupes que isso ainda e' mais barato que o termostato salvo erro ;)
 
Como é que sabes que a água não circula?
Se realmente não circula, então tens que verificar o estado da bomba de água.
 
já ouvi falar o manometro de temperatura nunca passa acima dos 90º mesmo que na realidade o motor já esteja a mais que essa temperatura.

não será bem assim amigo ...
se o termostato estiver fechado o carro aquece rápido ...
por isso é que quando eles colam abertos há logo bué malta a dizer o meu carro não aqueçe ...
e isso do carro não passar dos 90º graus não acredito que o grupo VAG tivesse essa falha ...

quando ele diz que acende a luz vermelha é porque não tem agua ... e por isso a luz acende ... e ainda bem que acende porque se não andava sem agua ...
 
tive a ler tudo com atençao, e realmente a temperatura nao passa dos 90.. o tubo ganha perssao quando acelero para chegar aos 90 depois deixo o a trabalhar e alivia a pressao. a ventoinha nao dispara mesmo. ja comprei o termoestato vou trocar este fim de semana como aqui foi dito. existe alguma purga ou cuidado em voltar a fechar o circuito e meter a agua? aquilo que vou fazer é ligar a sofagem no quente e deixar o reservatorio aberto apos meter o termoestado.


Obrigado pela ajuda :D

se estas acelerar é normal que ele ganhe uma beca de pressão ...
o carro sangra sozinho , liga é a sofagem no quente para agua circular por todo o circuito ...
 
Como é que sabes que a água não circula?
Se realmente não circula, então tens que verificar o estado da bomba de água.

eu tb já lhe tinha dito isso , ou termostato colou fechado ou a bomba d agua está na sucata ... e se ela está na sucata até pode estar a babar-se e agua estar a desaparecer por lá ...
 
não será bem assim amigo ...
se o termostato estiver fechado o carro aquece rápido ...
por isso é que quando eles colam abertos há logo bué malta a dizer o meu carro não aqueçe ...
e isso do carro não passar dos 90º graus não acredito que o grupo VAG tivesse essa falha ...

quando ele diz que acende a luz vermelha é porque não tem agua ... e por isso a luz acende ... e ainda bem que acende porque se não andava sem agua ...

Quanto a esse ponto ja foi mais que falado, os engenheiros tiveram a esperteza de por a sonda de temperatura na entrada da cabeça, ou seja quando chega aos 90º, ja a agua que esta no motor esta a sair com 95...
 
Quanto a esse ponto ja foi mais que falado, os engenheiros tiveram a esperteza de por a sonda de temperatura na entrada da cabeça, ou seja quando chega aos 90º, ja a agua que esta no motor esta a sair com 95...
Curiosamente é assim em todos os carros que conheço.

Quando estás a tomar banho, interessa-te a temperatura a que a água atinge a tua cabeça ou a temperatura a que sai da caldeira?
 
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