Problema em TDI PD (ARL)

Boas a todos.

Infelizmente toca a todos e desta tocou-me a mim, o meu menino começou a dar chatice :cryy:
Trata-se de um Leon 1M FR TDI motor ARL(150cv), vinha eu na minha vidinha descansado depois do trabalho quando derrepente acende a luz do motor e entra em safe mode, ate aqui tudo bem, parei o motor pus a trabalhar e devolta a estrada, mas com a luz acesa.
Nesse mesmo dia a luz apagou, e o carro parecia normal. No dia seguinte piorou a coisa, ia em andamento, quando derrepente la vem novo safe e a luz, mas a coisa nao fica por aqui, paro o carro paro o motor ponho a trabalhar e devolta a estrada, passados segundos o gajo começa a falhar e vai-se a baixo o motor para de trabalhar,(como se tivesse desligado a chave em andamento), isto em andamento continuo carro engatado em 6ª cerca das 2000RPM, la encosto dou a chave e depois de muita insistencia e dificuldade la pega mas sempre em safe. desde entao a coisa tem piorado, cada vez mais o motor para e agora ja até parado ao relentim ele desliga-se e depois e um bico para o por a trabalhar.

Fiz um log com vag-com e os erros são os seguintes.

5 Faults Found: 17932 - Fuel Pump Relay (J17):
P1524 - 35-10 - - - Intermittent 19561 - Valve for Intake Manifold
P3105 - 35-10 - - - Intermittent 18080 - Coolant Fan Control
P1672 - 35-10 - - - Intermittent 17849 - EGR Valve (N18):
P1441 - 35-10 - - - Intermittent 17957 - Boost Pressure Regulation
P1549 - 35-10 - - - Intermittent
Readiness: N/A
Sempre que acende a luz são estes os erros que aparecem.
Apagos e eles voltam logo passado alguns minutos.

Ja andei a ver fusiveis relés e algumas fichas e nao vejo nada de anormal.
Ja ando a dar em tolo com isto.

Ja aconteceu a alguem ou alguem tem alguma ideia do que possa ser?

Cumprimentos ;)
 
Vai ver se a valvula que esta no conjunto de EGR se abre e fecha devidamente.

Boas Amigo Pedro.

Desde ja obrigado pela opinião, e sempre muito gratificante receber concelhos de quem tanto ajuda e entende das maquinas neste forum.:clap:

Ja tirei a tampa de plastico que resguarda o motor, inclusive anda sem ela, e pelo que consigo ver a valvula abre,(pelo menos aquele tirante de plastico mexe a faz mover a veio que vai para dentro da egr), ja me apercebi que quando o carro esta a trabalhar ao relentim e vai a baixo a egr fecha antes do carro parar, pelo menos da essa sensação.
Sera que a borboleta ta partida dentro da egr?
Caso fosse problema da egr causaria tantos erros? E que pelos erros registados fiquei com a sensaçao de que era problema electrico.
E que sempre que ele ta a trabalhar ao relentim e tem uma falha, ou pára mesmo (depende da vontade do artista), aparecem esses erros, por vezes esta a trabalhar constante ao relentim e da-se uma quebra pequena na rotaçao acende-se a luz do motor e aparecem esses erros.
Na estrada vai a andar e para memo de puxar, se puser o pé na embraiagem vai a baixo e custa a pegar, se ensistir muito mas muito com ele passado alguns minutos la pega mas tambem tanto anda uns km`s como uns metros.
 
Last edited:
Se tiveres hipotese, experimenta tirar todo o sistema de EGR fora e meter um supressor, com junta cega á saída do colector de escape...

Podes ter a EGR danificada e a falha vir daí...


E vê os fuziveis, aí diz que o J17 (Relé da bomba de combustivel) está a dar erro...


Experimenta 1º o relé J17 e vê o comportamento do carro... Se não resultar, passa para a EGR...


Cumps
 
Se tiveres hipotese, experimenta tirar todo o sistema de EGR fora e meter um supressor, com junta cega á saída do colector de escape...

Podes ter a EGR danificada e a falha vir daí...


E vê os fuziveis, aí diz que o J17 (Relé da bomba de combustivel) está a dar erro...


Experimenta 1º o relé J17 e vê o comportamento do carro... Se não resultar, passa para a EGR...


Cumps

Pois pelos erros da a entender que se trata de um problema electrico parece-me que ha um corte de corrente em varias varias valvulas electricas, inclusive corte da bomba de combustivel, agora o que origina estes erros tambem ainda não consegui descobrir, ja estive a ver fusiveis e estao todos ok, ja estive a ver os relés e tambem me parece estar bem. :redcard:

Ja estou a ficar maluco com isto e que nao faço a minima ideia do que possa ser. :mad:
 
Back
Top