pressões exageradas com geometria toda aberta

boas pessoal!

é o seguinte:

como já alguns sabem meti turbo no manco, mas estou com uns problemas que estão difíceis de solucionar..

1a situação:

com a geometria toda aberta (mecanicamente, pois estava a testar-se), a partir das 3mil rpm o turbo começa a fazer pressão, pressão essa que rapidamente (mas mesmo muito rápido) sobe para lá dos 2 bar :drool::cryy: volto a repetir, com a geometria TODA ABERTA MECANICAMENTE..a electronica pede 1,5 até às 4mil rpm, depois dessa rotação deveria começar a baixar..mas quanto mais rotação, mais pressão faz..

o carro tem bastante gasóleo (embora com injectores de origem), e msm a fazer pressões exageradas lá em cima faz bastante fumo..a hipótese de geometria presa está fora de questão pois o turbo tem meia dúzia de kms, e o teste foi efectuado com a geometria toda aberta (não controlada pela electronica pois estava a trabalhar por pressão e não por vácuo)..

2a situação:

turbo já a trabalhar por vácuo com a caixa de electrovalvulas de um 130..geometria toda aberta na electronica..passa-se exactamente o mesmo que na situação anterior


alguém tem ideia do que estará a provocar este aumento de pressão exagerado? demasiado gasóleo? (não me quer parecer pois os 130 têm bem mais gasóleo..)..sensor map de origem? (só lê até 1,5bar..)

Ps: o turbo é um 17..

desde já o meu obrigado por possíveis ajudas do pessoal :)
 
o problema aqui não deve ser electrónica, pois mesmo mecanicamente faz essas pressões exageradas...

mas sim, a electrónica tem lá o mapa de geometria (já trazia de origem por mais estranho que possa parecer lol :D), no qual o Filipe da TWE "pediu" a geometria toda aberta, já para verificar o problema encontrado no teste realizado mecânicamente...
 
vê a valvula que faz abrir e fechar a geometria, akela vareta grande! ficou como veio? ou ja mexeram?

isso em vez de fazer pico e ir baixando, faz pico e depois a alta rotação aumenta mais um pouco certo?

um amigo meu tinha esse stress, dps fazia safe..roscou-lhe 2mm para fora e ja ficou porreiro, picava e dps descia a pressao..

isto foi o que percebi..confirma lá isso. posso estar enganado
 
Last edited:
sim é isso que acontece..

mas já está melhor o xaruto..tinha um erro de N75..limpamos com vag com..

agora o máximo que faz é 1,65bar quase às 5 mil :weedman::weedman: com a geometria toda aberta na msm..

a meio pedal, das 2 às 4500rpm, faz 0,5bar..

e confirmo que o sensor map só lê até 1,5bar..
 
sim é isso que acontece..

mas já está melhor o xaruto..tinha um erro de N75..limpamos com vag com..

agora o máximo que faz é 1,65bar quase às 5 mil :weedman::weedman: com a geometria toda aberta na msm..

a meio pedal, das 2 às 4500rpm, faz 0,5bar..

e confirmo que o sensor map só lê até 1,5bar..

Mas neste momento continua a fazer aquele boost maluco, certo?
 
Mas neste momento continua a fazer aquele boost maluco, certo?

neste momento já não faz picos de pressão :)

respondendo ao Caspinha também, neste momento está a trabalhar por vácuo sendo controlado pela electrónica (tal e qual como nos 130), a qual pede sempre a geometria toda aberta em todo o regime :)

se pisar abaixo das 3 mil o carro faz safe, pois não faz pressão nenhuma, ou quase nenhuma..até aqui tudo bem...mas se pisar acima das 3 mil, vai fazendo pressão lentamente até chegar a cerca de 1,65bar por volta das 5 mil..

obrigado e todos!
 
neste momento já não faz picos de pressão :)

respondendo ao Caspinha também, neste momento está a trabalhar por vácuo sendo controlado pela electrónica (tal e qual como nos 130), a qual pede sempre a geometria toda aberta em todo o regime :)

se pisar abaixo das 3 mil o carro faz safe, pois não faz pressão nenhuma, ou quase nenhuma..até aqui tudo bem...mas se pisar acima das 3 mil, vai fazendo pressão lentamente até chegar a cerca de 1,65bar por volta das 5 mil..

obrigado e todos!

Falta resolver o problema ate as 3 mil !! :axe:
Vais andar smp a fazer safe ou smp d estouro pa fugir a safe :rir:
 
neste momento já não faz picos de pressão :)

respondendo ao Caspinha também, neste momento está a trabalhar por vácuo sendo controlado pela electrónica (tal e qual como nos 130), a qual pede sempre a geometria toda aberta em todo o regime :)

se pisar abaixo das 3 mil o carro faz safe, pois não faz pressão nenhuma, ou quase nenhuma..até aqui tudo bem...mas se pisar acima das 3 mil, vai fazendo pressão lentamente até chegar a cerca de 1,65bar por volta das 5 mil..

obrigado e todos!

e ta bem assim? :S se pisas antes das 3000 faz safe lol

Curtes o carro asim?!

faz-m lembrar o vti.. antes das 5000 nao havia nada lol mas ao menos nao entrava em safe mode nem partia turbos :S ( e andava bem mais )
 
ainda não perceberam...

está-se a pedir a geometria toda aberta para verificar o problema de fazer pressão a mais..

é lógico que basta fechar a geometria em baixas para fazer pressão :D:D

o problema é fazer pressão a mais lá em cima, com a geometria toda aberta...

a partir dos 1,5bar deixa de ler o sensor map..terá a ver com isto?
 
tenho aqui um log feito a meio pedal desde as 1800 até às 4200..se algum entendido na matéria precisar que avise que mando por PM..

obrigado!
 
Boas, normalmente esse problema deve-se ao tirante da westgate estar demasiado curto, saca fora e aumenta ao curso do tirante que à partida fica resolvido;)
 
Pelo que entendi, tens a geometria mecanicamente aberta mas essa ainda não é o suficiente, com o audi.power diz, tens de aumentar mais um pouco o curso da wastgate para que então ela possa ser aberta! O teu sintoma é normal ( mas não aconselhavel ) quando a geometria anda bastante fechada.

Cumps,
 
obrigado ao Audi.power e ao Nuno pela ajuda :)

mas foi realizado um teste sem wastegate (não me perguntem como) e com a geometria toda aberta e o mesmo se passava :cryy::cryy:
 
Last edited:
boas pessoal!


com a geometria toda aberta (mecanicamente, pois estava a testar-se), a partir das 3mil rpm o turbo começa a fazer pressão, pressão essa que rapidamente (mas mesmo muito rápido) sobe para lá dos 2 bar :drool::cryy: volto a repetir, com a geometria TODA ABERTA MECANICAMENTE..a electronica pede 1,5 até às 4mil rpm, depois dessa rotação deveria começar a baixar..mas quanto mais rotação, mais pressão faz..

:)

ta do açu isso :D :clap: a XU ker é carga
 
Sem tubo de vacuo ligado no actuador tambem chega a 1,65Bar as 5000RPM?

1,6bar às 4500 :cryy::cryy:

teste realizado em 3ª (não havia estrada para mais)..eu já não sei o que pensar ](*,)

começo a colocar a questão de gasóleo a mais, ou fora de ponto (ou lá como lhe chamam), pois msm com essa pressão o carro fuma bastante..
 
Last edited:
Back
Top