Poli alternador

Boas,

ontem o ibiza decidiu pregar um susto, ele já andava a fazer um barrulho estranho, mas estava na ideia que era o tensor da correia dos acessórios, como não tenho tido grande tempo ultimamente tive de ir deixando andar até que ontem mandou um estoiro, e logo de seguida acendeu a luz da bateria. a maria aflita ligou me e eu disse lhe para continuar o que depois começou a chiar.
em chegando a casa deparo me com a poli na proteção do motor e a correia a tocar o alternado pelo veio, ou seja a poli partiu e a parte que enrosca ficou presa ao veio do alternador :shock:

já alguém teve algo parecido? logo ja vou desmanchar ver como aquilo está..
 
depois de desmanchar quase toda a frente do carro lá consegui tirar o alternador e trocar a poli por outra que tinha do golf. já parece uma relógio suíço novamente :D
 
Ja me aconteceu. Ah pouco tempo até falei disso noutro tópico.
Mas no meu caso nunca mais vi nem polie nem correia.
Mas foi igual, chiava, um dia estoirou, acendeu a luz da bateria e deparei com aquele cenário.
No meu caso ainda ainda 2 ou 3 dias assim. Quando cheguei a oficina morreu e durante a viagem não razia piscas, quando travava ele destrancava e voltava a trancar. Foi mesmo ah conta eheh.
 
ter tem, mas tudo o que eu posso/sei fazer prefiro ser eu a fazer, o único mecânico que tenho confiança ainda vive longe de mim

tas como eu, tb prefiro ser eu a fazer :)
já agora não preciso de momento mas nesse serviço como se coloca/tira a correia? sempre me deixou na duvida como fazem para dar folga ao tensor para colocar / tirar a correia
 
Last edited:
E eu ainda não fiz nada mas tb vou começar a trabalhar para mim em algumas coisas no carro.
Brevemente vou comprar um macaco e preguiças como deve de ser.
Vou estrear-me nas mudanças de óleo e filtro.
 
da ultima vez fui eu que mudei, até gostei de o fazer.
ficou no nível certinho, da ultima vez que tinham feito numa oficina meteram 0,5L a mais e depois diziam que não foram eles...
o óleo é o mesmo que já tinha sido usado numa outra vez mas desta vez o motor está mais suave... porque será? hehehe...
 
este aqui começou a fazer um barrulho estranho, mas pensava ser do tensor a dar de si, uns 2 dias antes o barrulho intensificou se e pronto ja sabia que no fim de semana tinha de ir mexer naquilo, a maria ia no carro derepente aquilo mandou um estoiro ( foi quando a polie partiu e saltou fora) e não sei como mas a correia continuou no mesmo sitio a tocar o alternador no veio, só que pronto ficou a chiar..

o tensor tem la uma parte para meter um ferrinho que é para o trancar, para o encolher perto da roldana tem la uma espécie de uma porca, metes la uma chave e com força encolhes o esticador e a outra pessoa mete a chave no sitio..

eu sempre fui bastante curioso então fui mexendo e nos fóruns e com os amigos fui aprendendo a fazer as coisas, e agora tudo o que posso fazer faço, só ainda não troco é distribuições ehehe
 
Gongas isso foi defeito do material ou manutenção deficiente. Ao contrario do que muitos mecânicos aconselham, é recomendado trocar o tensor, a poli do alternador e a polia reversora (para carros com A/C) aquando da correia da distribuição. Troca isso e fica bom novamente. ;-)
 
eu sempre fui bastante curioso então fui mexendo e nos fóruns e com os amigos fui aprendendo a fazer as coisas, e agora tudo o que posso fazer faço, só ainda não troco é distribuições ehehe

isso e embraiagem que mais tarde ou mais cedo vou ter de trocar, que está a fazer barulho metálico a largar já há pelo menos 30.000kms até me dá pesadelos de pensar que vou ter de deixar o carro numa oficina sem eu ver o que eles andam a fazer, digo isto após ter tido muitas, mas muitas más experiências.
 
Gongas isso foi defeito do material ou manutenção deficiente. Ao contrario do que muitos mecânicos aconselham, é recomendado trocar o tensor, a poli do alternador e a polia reversora (para carros com A/C) aquando da correia da distribuição. Troca isso e fica bom novamente. ;-)

pois provavelmente nunca foi trocado e o carro com 285mil kms.. pois esse outra poli não a troquei, mas pronto quando for a distribuição vou ver como está ;)


dm222 o meu carro chegou a estar 1 mes no mecânico porque ele andava sem tempo, no meu mecanico tenho total confiança e vive a 150kms de mim :D
 
E eu ainda não fiz nada mas tb vou começar a trabalhar para mim em algumas coisas no carro.
Brevemente vou comprar um macaco e preguiças como deve de ser.
Vou estrear-me nas mudanças de óleo e filtro.

Se fores de Lisboa tem ali algumas oficinas self service, para torcar oleo é o ideal... em 30 min fazes-lo, pagas 10€... e o oleo fica lá e não sujas a garagem nem tens o trabalho de dispachar o óleo... até usei chave dinanometrica para apertar o parafuso do carter a 30nm dado que não tenho experiência hehe.
 
Desconhecia esse tipo de oficina...
Isso é onde?
É bom até mesmo por causa da situação de não saber o que fazer ao óleo usado.
 
tens duas, uma na zona de sintra e outra na zona de lisboa.

ufix (sintra) 20€ a hora taxado em periodos de 30min (10€) e myauto (lisboa) 25€ a hora.

eu costumo ir a de sintra.
 
Se calhar é uma opção. ... É mesmo pela questão de não saber o que fazer ao oleo antigo porque sitio onde fazer eu tenho... So me falta mesmo um macaco, preguiças e uma chave dessas... No lidl as vezes aparecem umas dessas em promoção.
 
Back
Top