Poço ao acelerar (entre 1900 e 2000 rpm) - Opinião

Boas pessoal,

Tenho um amigo com uma carrinha Alfa 159, 1.9 jtdm 150cvs de 2008..

Está completamente stock.

Ele nota uma quebra na aceleração +- entre as 1900 e as 2000 rpm.. No entanto, quando mete gasóleo "ultimate/gForce/e10" isso não acontece..

Alguém tem alguma ideia do que poderá ser? Algum tipo de teste extra que possa ajudar ao diagnóstico?

Obrigado!
 
Não pode usar combustível mais barato com percentagem elevada de biodiesel. A alfa não gosta,lol.
Depois o ideal é ligar o cabo ecuscan, e ler erros e valores do sensor de pressão do turbo.
Outra questão, é se o carro todos os 90.000kms limpa a admissão e egr, pois também afecta. Faz parte de uma revisão cuidada em particular nesse modelo. Tenho uma 159 jtdm 16v em casa, e sei do que a casa gasta. Avisa o teu amigo que também partem pernos do colector, originando fugas. É feitio alfa, lol.
 
O meu amigo apenas usa combustível "bom".. ou seja, galp/bp/repsol.. nada de marcas brancas ou biodiesel tipo prio.. com o gasóleo normal da gapl/bp/repsol sente o tal poço.. com o "ultimate, etc" já não..

obrigado pela dica, vou passar essa info..
 
o que eu acho estranho é o facto da situação não acontecer com gasóleo "top".. ignorando a situação do combustivel poderia ser muita coisa, MAF, FAP, geometria, sensor map.. mas aquilo não ter os sintomas com gasóleo do bom... é que é come cacos..
 
Nao será um efeito Psicológico. Falo sério Valter, é que estamos a falar de diferencia de 100rpm!!
 
Nao será um efeito Psicológico. Falo sério Valter, é que estamos a falar de diferencia de 100rpm!!

já cheguei a pensar nisso.. já lhe disso k tenho de ser eu a experimentar..



no ecu scan não tem erro nenhum.. apenas apareceu há coisa de um mês um erro de velas.. mas a situação do "poço" ele nota praticamente desde que tem a carrinha..
 
já cheguei a pensar nisso.. já lhe disso k tenho de ser eu a experimentar..



no ecu scan não tem erro nenhum.. apenas apareceu há coisa de um mês um erro de velas.. mas a situação do "poço" ele nota praticamente desde que tem a carrinha..

poço nao digo, mas no meu manco as vezes noto diferença quando mete geforces ultimates, parece que sai mais rapido, e com o normal tenho essa especie de sintoma, mas nada de anormal
 
poço nao digo, mas no meu manco as vezes noto diferença quando mete geforces ultimates, parece que sai mais rapido, e com o normal tenho essa especie de sintoma, mas nada de anormal

Pois é a isso a que refiro amigo, eu na minha "cabra" não noto diferença nenhuma em diferentes combustiveis a não ser nos km, ou seja, chamo a isso um efeito psicológico.
É como os filtros!!!!
 
Pois é a isso a que refiro amigo, eu na minha "cabra" não noto diferença nenhuma em diferentes combustiveis a não ser nos km, ou seja, chamo a isso um efeito psicológico.
É como os filtros!!!!

Aquilo que eu penso que pode estar a acontecer, caso não seja problema "técnico", é ele ter sempre colocado gForces, ultimates, etc.. e provavelmente, naquela faixa de rotação em que o turbo ainda não está lá com toda a força, a combustão seja melhor e se note um melhor desenvolver..

Ou seja, se, em vez de ter usado sempre ultimate, tivesse usado sempre do normal, em vez de dizer "tenho um poço quando uso normal" diria "quando meto ultimate ela sai melhor"..
 
Tentem colocar aditivo liquimoly speedTEC e vão ver o que é bom.
Custa cerca de 10€ nos pontos de venda e transforma o combustível em ultra xpto.
Até fica melhor. Um frasco da para 2 depósitos. Colocá-se todos os 3000kms. Foi o único que aprovei até hoje.
 
Tentem colocar aditivo liquimoly speedTEC e vão ver o que é bom.
Custa cerca de 10€ nos pontos de venda e transforma o combustível em ultra xpto.
Até fica melhor. Um frasco da para 2 depósitos. Colocá-se todos os 3000kms. Foi o único que aprovei até hoje.

Qual é o objectivo desse produto? Altera o combustível? Se sim, porque se usa em 2 depósitos e depois só se volta a usar passado 3000km?

É interessante mas queria perceber melhor como funciona..
 
Aquilo que eu penso que pode estar a acontecer, caso não seja problema "técnico", é ele ter sempre colocado gForces, ultimates, etc.. e provavelmente, naquela faixa de rotação em que o turbo ainda não está lá com toda a força, a combustão seja melhor e se note um melhor desenvolver..

Ou seja, se, em vez de ter usado sempre ultimate, tivesse usado sempre do normal, em vez de dizer "tenho um poço quando uso normal" diria "quando meto ultimate ela sai melhor"..

Pois, não sei mas aquilo também é CR e esses sistemas são muito picuinhas, basta uma "migalha na palheta" para desembolsar uma quantia consideravel de €... Por tanto até pode ser do combustivel...mas ele tem um sentido para notar uma poço de 100rpm!!!!:D
 
se fosse uma pessoa picuinhas nos carros, etc, até poderia pensar isso.. mas é realmente uma pessoa fora deste mundo dos carros, daí achar que o que ele diz é o que realmente ele sente.. penso que se puxares de baixo e o carro for em aceleração constante, se quebrar ali em 100rpms, até podes nem notar mt a nível de andamento, mas aquela falha de binário empurra-te o corpo para a frente, pois ias a ser empurrado para trás.. digo eu, não sei se será bem assim..
 
Em relação ao "psicológico", falei com ele, ele diz que vários amigos quando andam com ele até perguntam se é ele que faz aquilo... portanto é algo notório mesmo..
 
tive esse problema precisamente entre 19000rpm e 20000rpm o problema estava na válvula EGR. substituída a válvula e toda a cablagem e ficou novo
 
ehehe

já agora, alguém sabe que turbo leva a máquina.. na net só encontrei "GT17", mas daí a saber a referencia completa..
 
tive esse problema precisamente entre 19000rpm e 20000rpm o problema estava na válvula EGR. substituída a válvula e toda a cablagem e ficou novo

as vezes pode ser algo aí.. ele limpou a egr há cerca de 15k km.. acho estranho já estar entupida, mas nunca se sabe..
 
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