não sei a que te referes quando dizes pintar um carro.
pintar um carro todo nunca vi, pintar partes ou peças isso sim.
antigamente o site da Motip até tinha lá vídeos de reparações todas feitas com produtos deles.
lembro-me de um deles ser a pintura de um guarda lamas em que se colocava betume, lixar, primário, tinta e por fim verniz tudo com produtos da marca Motip.
Com pistola fica muito melhor. Não consegues arranjar uma? Ou que te emprestem? E um espaço para o efito com tudo? Nem que tivesses de pagar o aluguer durante umas horinhas...
O problema do spray é que é preciso ter muita mãozinha para ficar bem. E muitas vezes (quando é o caso de se pintar um carro escuro de uma cor clara) é preciso dar várias de mão sempre de forma super uniforme. Em áreas maiores, como é um carro inteiro, fica mesmo mais complicado.
Para além de que se o carro a pintar for grande ou se fores pintar várias coisas compensa mais comprar aos 4 litros de cada vez.
Sei que na PintaDip eles tinham à venda a pistola de pintura por cerca de 60 euros. E cada 4 litros para a pistola ficavam por valores entre os 80 e 100 euros, dependendo da cor escolhida.
Eu tenho usado motip para pequenas pinturas, pintei agora os puxadores das portas e as capas de espelho e até agora tudo impecável, usei verniz para proteger. Nunca fica como se fosses a um pintor, disso podes ter a certeza. Mas se fizeres as coisas com cuidado e atenção ao detalhe (desengordurar bem, lixar, primário, várias camadas de tinta, verniz) fica bem porreiro, no entanto, só o tempo o dirá.
Costumo comprar as tintas ao user fbau, ele vende mesmo a gama especial para carros e a um preço bestial, procura o anúncio dele no tópico das vendas, em outros produtos.
Sim existe verniz mate, eu tenho em casa, comprado ao fbau.
Lá por quereres preto mate, isso não significa que não precises de verniz, o verniz serve para proteger a tinta das agressões (sol, chuva, poeiras, etc) convém usar sempre verniz.