Eu na minha opinião deixo estar o permutador de agua!!
1 - Porque vai fazer com que o oleo aqueça mais depressa, embora a bolacha tenha termoestato ela deixa passar sempre oleo na mesma, senão o motor agarrava, não sendo esta como o termoestato do iquido de refrigeração,vai é diminuir e aumentar o caudal de oleo a passar pelo radiador tendo esta bolacha termoestato!!
2 - Temos que ter sempre o oleo a temperatura ideal o mais depressa possivel para ter uma melhor lubrificação dos componentes internos no motor, assim com a bolacha com termoestato vai ajudar e o permutador tambem vai ajudar porque todos sabemos que a agua aquece muito mais depressa que oleo, e o oleo é so ao fim de algum tempo em relação à agua, por isso é preciso que o mesmo aqueça depressa para melhorar a lubrificação do motor!!
3 - Acho que devemos por entre o corpo do filtro de oleo (exemplo nos PD's), visto que quando fazemos muitos quilometros e se for-mos a puxar a agua de refrigeração do motor vai ficar acima de 90º e as temperaturas de funcionamento do oleo no motor tdi's se não estou em erro tambem é 90º assim entre o corpo do filtro de oleo e o permutador vai arrefecer um pouco o oleo que é aquecido pela agua!!
Abraço