Para quem tem duvidas sobre a IPO

Boas!
Depois de ler neste forum algumas "barbaridades" acerca das inspecções,decidi que talvez o melhor seria postar aqui um tópico acerca do assunto, para o pessoal que continua a ter duvidas e reclamações acerca das Inspecções a veiculos.
Sou inspector há 3 anos e gostava de ver as pessoas mais esclarecidas sobre certos assuntos relacionados ás inspecções.

É um bocado frustrante ouvir as pessoas dizer que o carro foi REPROVADO por um motivo qualquer que nem sequer é legalmente motivo para a reprovação do veiculo.

Não estou a querer dizer que os Centros de Inspecções são todos perfeitos, nem que "aquele" ou outro inspector não teve culpa.Eu sei perfeitamente que em Portugal alguns centros funcionam irregularmente e que os inspectores são constantemente precionados pelas entidades patronais.

Só achei boa ideia meter aqui um topico para esclarecer as duvidas da malta 8)

Por isso já sabem.......qualquer cena é só meter aqui k vou tentar ajudar naquilo que puder. :wink:
 
Não é por nada, mas axo que vais ser o user mais requisitado aki do fórum! Dá sempre jeito termos um INSPECTOR por aki 8) Por um acaso não tenho dúvidas, mas se precisar sei onde vir. Fica bem :wink:
 
Boas.
Um carro k vá á inspecção sem catalizador e xipado( muuuuuito fumo) passa no co??? Já ouvi dizer k muito fumo não significa muito co, e k mesmo sem catalizador há carros k não atingem o valor de co suficiente para chumbar.
Em tempos tive uma xad, e por duas vezes k foi ó IPO veio ku mesmo defeito " pneumaticos divergentes do livrete" mas eu tinha a medida k tava no livrete, nunca percebi essa.....
E já agora, no meu livrete vem pneus 195/45-16 posso montar 205/40-16 ??

Desculpa lá tantas dúvidas......


Cumps
 
é assim :
A falta de catalisador é uma anomalia de grau 2 , logo implica a reprovação do veiculo, tanto seja a diesel como a gasolina.
Nos diesel não se mede CO, mede-se a opacidade do fumo.
A opacidade é medida por um sensor de luz e um receptor de luz.O fumo ao passar por esse feixe de luz faz com que a transmissao de luz seja parcialmente interompida e depois é transmitida em valores (m-1).
Ou seja.....se o carro fizer fumo preto : é muito provavel reprovar.
Por incrivel e ilógico que pareça....se o carro fizer fumo branco ( que é fumo altamente tóxico ) o analisador não capta esse fumo!!!e passa!! :shock: engraçado não é?
Posso dizer por experiência que +/- 90% dos diesel não passariam na inspecção se o inspector fosse rigoroso ao fazer o teste.Nem os carros novos passavam! A lei define que o teste de opacidade seja feito com 3 acelerações rápidas e até à rotação de corte do motor(red-line).Se o teste fosse feito assim não passava nenhum carro!!! nem os hdi que têem 2 catalisadores escapavam!
Normalmente os inspectores entendem a situação e fazem o teste de maneira mais racional.Acelarar devagar e progressivamente.

Para quem tem medo do carro não passar por causa da fumarada preta, tem uma solução muito facil . Agarram numa chave de fendas e uma chave de anel, e é só afinar o parafuso do débito de gasóleo.
Em relação aos catalisadores dos diesel....eu pessoalmente nunca xumbei por o catalisador não estar a funcionar. Tanto mais que um catalisador de diesel faz no maximo 2 anos de vida e custa muitos€€€€€.E no teste de opacidade não é o catalisador que faz muita diferença!mal se nota!
Nos a gasolina a conversa já é outra....se não tiver catalisador nao passa de maneira nenhuma no teste de gases, porque o valor Lambda estára sempre atrofiado. Um exemplo: basta um pequeno buraco no sistema de escape de um gasolinas catalizado, para o valor lambda ficar alterado,tou a falar dum buraco milimétrico! as vezes as ponteiras que o pessoal mete tambem interfere na medição de gases, porque ao alargar o diametro da saida de gases, tambem entra mais Oxigénio.....

Quanto a essa medida de pneus agora não posso dizer pq não tenho aki a tabela das equivalências de medidas.
Os pneus é assim : mede-se o DIAMETRO total do Pneu,e sobre esse diametro o pneu que se pretende usar so podera ser 5 % superior ou inferior ao diametro dakilo k vem no livrete. Mas em caso algum o pneu podera ter menos largura que o mencionado no livrete.

Para o pessoal que pensa em comprar jantes e pneus enormes e que não possam vir a ser homologados, pensem bem....
As ultimas infos da DGV é que para breve vai deixar de ser anomalia de grau 1 a divergencia de pneumaticos! xumba logo !
Pois é.... estamos em Portugal.......os legisladores da DGV andam sempre a inventar coisas pra mamar mais alguns €€€

A cena das peliculas no carro é uma das coisas que não há hipotese de passar na inspecção. Não só o carro reprova como pode ser apreendido!
Já não era o 1º a ser caçado pela BT e ter de voltar a inspecção para mostrar os vidros limpinhos para lhe devolverem os documentos :lol:
Se bem que já vi por aí muitos carros com peliculas e inspecção feita....
 
Em relação á pelicula ouvi dizer k apartir de janeiro passa a ser legal até um certo valor para os vidros de tras... Isto é verdade?
 
é assim :
A falta de catalisador é uma anomalia de grau 2 , logo implica a reprovação do veiculo, tanto seja a diesel como a gasolina.
Nos diesel não se mede CO, mede-se a opacidade do fumo.

tho um corsa B kom escape directo e kom o debito de gasoleo espremido ate ao tutano so pra ver komo é o nosso pais o meu carro passou na ipo sem nenhuma anotaçao
 
Isso que falaste do catalisador é verdade para os carros a gasolina, no carro dos carro a diesel é falso, porque não são obrigados a ter catalisador até um certo ano senão todos, já não tenho a certeza :)
 
Olha lá, eu liguei pro centro de inspecção e disseram que até 2000 os carros à gazoil não precisam de CAT para passar na inspecção! Aliás, muitos dos nossos colegas ai do fórum foram sem ele e passaram na BOA :wink: Como ficamos :?: Fica bem.
 
Oh sr inspector, como ek podes dizer k um karro comercial kom os vidros de tras xumba se há um drecreto de lei k diz rigorosamente o contrario!? carros komerciais podem ter os 3 vidros traseiros fumados, É PERMITIDO POR LEI!!!
 
Oh sr inspector, como ek podes dizer k um karro comercial kom os vidros de tras xumba se há um drecreto de lei k diz rigorosamente o contrario!? carros komerciais podem ter os 3 vidros traseiros fumados, É PERMITIDO POR LEI!!!

O que eu vi sobre isso, era que se pode ter película nos 3 vidros de trás mas só se for opaca... Agora como o pessoal usa acho que não se pode...
 
Eu disse que esse Tópico ia dar o que falar :wink: Tem que ser assim....olha, muito sinceramente..a lei é igual para todos mas infelizmente(ou felizmente) varia de centro pra centro...e não venham dizer que não é assim porque à casos de carros que n passam nuns e vão para outros e passam sem lhes tocar a mão(o dono). Bom, como liguei num aki ao pé de casa e lá me disseram que não existe lei que me obrigue a ir com o CAT, tô sussegado 8) .
 
WondeRBoYGT disse:
Oh sr inspector, como ek podes dizer k um karro comercial kom os vidros de tras xumba se há um drecreto de lei k diz rigorosamente o contrario!? carros komerciais podem ter os 3 vidros traseiros fumados, É PERMITIDO POR LEI!!!

Podem ter s vier n livrete ou d origem.
S o teu for comercial, mete os d tras escuro a ver s passas :wink:
 
WondeRBoYGT disse:
Oh sr inspector, como ek podes dizer k um karro comercial kom os vidros de tras xumba se há um drecreto de lei k diz rigorosamente o contrario!? carros komerciais podem ter os 3 vidros traseiros fumados, É PERMITIDO POR LEI!!!

Olha que acho que não. Embora possas ter um certo grau de opacidade nos vidros, é ilegal aplicar qualquer tipo de pelicula do lado interior dos vidros. Ou seja, são fumados se os vidros em si já são escuros.

Cheers
 
WondeRBoYGT disse:
Oh sr inspector, como ek podes dizer k um karro comercial kom os vidros de tras xumba se há um drecreto de lei k diz rigorosamente o contrario!? carros komerciais podem ter os 3 vidros traseiros fumados, É PERMITIDO POR LEI!!!

É lol... essa é nova para mim. Os carros comerciais, n podem ter pelicula... de nenhum tipo. Meteres vidros fumados, so é permitido se fores á DGV, para alterar o livrete. penso eu de k...
 
segundo sei

carros comerciais pode ter pelicula OPACA
ou seja 100%
caso contrario chumba

nos 2 vidros laterais

como ja pessoal disse ai..

penso eu de que!


ja agora pergunto eu

e ausencia de panela final num turbo diesel?
ou seja
com catalisador mas sem panela..
[/code]
 
Back
Top