Opiniões acerca de Turbos Híbridos

Qual o melhor "hibridanço"?


  • Total voters
    335
Para que medida acham que dá mais rendimento hibridar?

Quais os efeitos?
Que IC é mais aconselhado?

Ps: Não venham cá com conversas de Scanias, nem de DAFs porque já estive a tentar e não dá... :lol:
 
Eu tenho um hibrido com a compressora do vnt17 mas... só optei por um hibrido porque para colocar um vnt17b completo no nosso carro é n€c€ssário algumas alterações e, assim sendo, a opção mais barata foi hibridar o vnt15.

Se pud€r€s opta sempre por um turbo completo superior.

Penso que o Tigas tem um VNT15 hibrido com a compressora do 20, mas ele que confirme.
 
Epa, penso que seja o 17, se não com o VNT20 podes ter baixas muito más ..
A menos que tenhas o carro bem mexido, ai já é outra conversa.
 
RoyaL disse:
Eu tenho um hibrido com a compressora do vnt17 mas... só optei por um hibrido porque para colocar um vnt17b completo no nosso carro é n€c€ssário algumas alterações e, assim sendo, a opção mais barata foi hibridar o vnt15.

Se pud€r€s opta sempre por um turbo completo superior.

Penso que o Tigas tem um VNT15 hibrido com a compressora do 20, mas ele que confirme.

Royal sabes mais ou menos que alteraçoes sao necessarias efectuar para se por um turbo do 150 ou do 2.5 v6???
 
Ti@goTDI disse:
RoyaL disse:
Eu tenho um hibrido com a compressora do vnt17 mas... só optei por um hibrido porque para colocar um vnt17b completo no nosso carro é n€c€ssário algumas alterações e, assim sendo, a opção mais barata foi hibridar o vnt15.

Se pud€r€s opta sempre por um turbo completo superior.

Penso que o Tigas tem um VNT15 hibrido com a compressora do 20, mas ele que confirme.

Royal sabes mais ou menos que alteraçoes sao necessarias efectuar para se por um turbo do 150 ou do 2.5 v6???

Meteres o VNT20 é mais fácil (se o colector que escolheres for o mais correcto). Basicamente alterar um tubo da admissão, o downpipe e, provavelmente, o de lubrificação do turbo. O VNT17B, por ter o colector agarrado, é mais complicado pois fica mais para baixo, batendo no apoio de motor, sendo necessário alterar este. Dá muito mais trabalho.

O mais €quilibrado ainda será arranjar o turbo VNT17A (dos audis e alguns VW tdi130, que é bem melhor que os KKK dos Ibizas) que não têm colectores agarrados, e arranjar um colector a direito para este turbo.
 
O Marmanjo disse:
Royal, quais são as diferenças entre hibridar para VNT20 e pôr um VNT20 completo?

Começa logo pela palavra hibridar! :) Se tens um VNT15 e hibridas com a compressora do 20, vais ficar com a turbina do 15 na mesma (a parte quente como alguns chamam). É a turbina com a ajuda da geometria que tem o poder de fazer com que a compressora faça mais ou menos pressão. Logo se a parte quente é a mesma de origem, os ganhos com um turbo hibrido nunca chegam aos do turbo completo.

Mas em relação ao VNT20 completo, também já ouvi dizer que num tdi110 (nem 130) não resulta muito bem se não for alterado com outras peças. Mais pormenores não sei... talvez o TDiSportR saiba! :twisted:
 
outra questão importante é quem hibrida os turbos... Por vezes é mais importante que a escolha do turbo...
Quanto à pressão que um vnt20 pode fazer (de pico) deixo aqui uma foto

manapexi4fc.png
 
Melhor ainda.
Mesmo que a bomba não consiga dar gasóleo suficiente para tanta pressão de ar, é sinal que o Turbo nunca anda no limite das suas capacidades.
 
O Marmanjo disse:
Melhor ainda.
Mesmo que a bomba não consiga dar gasóleo suficiente para tanta pressão de ar, é sinal que o Turbo nunca anda no limite das suas capacidades.

Errado. Os turbos têm um flowchart que deve ser seguido. Não vou entrar em explicações profundas (até porque não sou expert) mas, se tiveres pouco gasoleo para fazeres girar a turbina e tiveres a pedir para fazer x pressão (onde x está fora do flowchart) o mapa estará muito fora da zona de eficiência (fora do surge limit) o que provoca a morte prematura do turbo.

Olha aí um flowchart:

flow_map.jpg


Para mais informações, é favor contactar o JohnnyBoy! :lol:
 
O Marmanjo disse:
Tenho de falar mais vezes contigo, pelo que vejo... 8) :wink:

Após conversa na costa vi que te referes a hibridar um vnt15 com compressora do 20 e não meter um VNT20 completo...

Aí a conversa muda! :)
 
Back
Top