Oléo para Ibiza 6L 1200 64cv 2004

Bom dia, pessoal.

A altura da revisão da fera gasolineira (lol) avizinha-se e estou a pesquisar alguma coisa sobre óleos mas estou um bocado confuso no que diz respeito às normas, etc.

Acham o Shell Ultra Extra 5w30 um bom óleo para o motor?

Obrigado desde já.
 
Shell helix hx7 10w 40 é muito bom, é o que uso no meu 1.4 101cv.

Mais do que isso é deitar dinheiro fora...
 
tive um polo com esse motor e na altura metia visco 7000 05 w 40 ou melhor a vw metia e eu pagava lool era o oleo k metia na altura a vw levou sempre esse ate o vender
 
eu nao tenho esse motor mas é a gota tambem.. e tenho 10W40 mas na proxima muda vou meter 5W30.. é mais fino e e melhor para carros desportivos...
 
eu nao tenho esse motor mas é a gota tambem.. e tenho 10W40 mas na proxima muda vou meter 5W30.. é mais fino e e melhor para carros desportivos...

Mais fino, menor protecção do motor... bom para climas frios onde se quer que o oleo circule o mais rápido possivel em arranques frios, e onde o motor mal atinge a temp. ideal de funcionamento, por exemplo.

Motores já com muitos quilometros pode ainda aumentar bastante os consumos de oleo.
O 5W 30 normalmente têm a especificação long-life, não sei se será o mais indicado para o teu caso...:roll:

Porque não um 0W-40 ou 5W-40?
De qualquer forma se fosse eu, mantinha-me no que estava.

Cumps
 
ja ca na suiça me disseram que o 5w30 era bom para o motor do meu carro.. em PT tambem ja me disseram( o meu mecanico) disse que é um oleo que flui mais rapidamente e é de 15000km..
ate foi ele que me vendeu o oleo.. tenho ca o bidao de 5 litros para lhe meter mas secalhar vai ser so no verao e nao sei se compensa.. posso tentar meter um 5w40 ou mesmo 0w40 pro verao e o experimentar o 5w30 para o inverno porque ca fazem mesmo baixas temperaturas de inverno, tipo o normal é -5 a -20...
eu noto tambem na caixa quando o carro ta frio que custa a entrar as mudanças... sera a valvolina?
 
Last edited:
Boas noites..

Quero partilhar uma situação q me aconteceu..

Fui à midas para mudar o oleo (60000km) e não é q me disseram q não metiam 10w40 no meu 6l 1.2? disseram q tinha pelo fabricante q levar long life.. doidos os tipos..

Vi o Castrol Magnatec 10w40 (com norma 501.01 e 505.00, acho) sabem-me dizer qq coisa deste oleo? é q fica baratinho, cerca de 30€. E ja agora, perdi o manuel do meu 6L, confirmam-me s.f.f. a norma para o meu motor? Obrigado.

P.s.

Estive a ver tb o Castrol Edge sport 0w40 e o Helix 5w40, ambos 100% sintéticos, o q me dizem?? sff.. amanhã queria mudar o óleo.

Cumprimentos.
 
Last edited:
Pessoal, já aqui foi dito um 10w 40 serve perfeitamente, se é para fazer a mudança de 15k em 15k não vale a pena estar a extorquir €€€ num óleo todo xpto.

Qualquer óleo de marca seja Shell, Castrol, ou BP, já obedece a todas as normas e mais algumas, por isso é só uma questão de ver o que seja mais barato.

Eu no meu 1.4 100 estou a usar o Shell HX7 10w40...

Cumps
 
Boas pessoal.

está na hora de fazer a revisao ao meu ibiza 6l 1.2 12v 64cv. o carro tem 75.000km.

qual oleo meter? 5w-40?10w40? outro?

e marcas ? abraço
 
Bem..

Aqui o tópico já tem boa informação sobre o assunto..

Pela razão, acabo por concordar q um 10w40 será o suficiente..

Como no modelo está com 25% de desconto, acabei por meter o Visco 7000 5w40, q me pareceu ser um óptimo oleo e ficou por 37,50 €. Valor bastante razoável tendo em consideração q fui eu q fiz a manutenção, incluindo filtros de óleo, ar e habitaculo, mais velas, por cerca de 60€ tudo.

Depois da revisão feita, uma limpeza geral à séria e o pópó ficou lindo.

Passei foi o dia todo de volta dele e o corpinho ficou uiui.. mas valeu a pena.

Cumps.
 
Pessoal, já aqui foi dito um 10w 40 serve perfeitamente, se é para fazer a mudança de 15k em 15k não vale a pena estar a extorquir €€€ num óleo todo xpto.

Qualquer óleo de marca seja Shell, Castrol, ou BP, já obedece a todas as normas e mais algumas, por isso é só uma questão de ver o que seja mais barato.

Eu no meu 1.4 100 estou a usar o Shell HX7 10w40...

Cumps

eu axo k aqui esta uma valente resposta..sem sombra de duvida..eu uso o mesmo oleo k este amigo ate pk tenho o msm motor e foi por ajuda dele (obrigado poelas dicas k tens dado Tsilva)

cumps... :)
 
Bem..

Aqui o tópico já tem boa informação sobre o assunto..

Pela razão, acabo por concordar q um 10w40 será o suficiente..

Como no modelo está com 25% de desconto, acabei por meter o Visco 7000 5w40, q me pareceu ser um óptimo oleo e ficou por 37,50 €. Valor bastante razoável tendo em consideração q fui eu q fiz a manutenção, incluindo filtros de óleo, ar e habitaculo, mais velas, por cerca de 60€ tudo.

Depois da revisão feita, uma limpeza geral à séria e o pópó ficou lindo.

Passei foi o dia todo de volta dele e o corpinho ficou uiui.. mas valeu a pena.

Cumps.

eu meti o mesmo oleo ... sabes me dizer onde es encontra o filtro do habitaculo na 6l?

ja agora as velas sao aconselhadas mudar de quantos mil em quantos em quantos mil kms? qual a referencia das mesmas?

e acho muito pouco o valor que deste ... só 22,5 euros pelo filtro de oleo, ar, habitaculo e velas?
 
eu meti o mesmo óleo ... sabes me dizer onde se encontra o filtro do habitáculo na 6l?

já agora as velas são aconselhadas mudar de quantos mil em quantos em quantos mil kms? qual a referencia das mesmas?

e acho muito pouco o valor que deste ... só 22,5 euros pelo filtro de óleo, ar, habitáculo e velas?

A mudança é feita aos 60mil...

Sempre podes retirar-las e dar-lhes uma escovadela para limpar o carvão que ficam quase novas,
se verificares que os eléctrodos apresentam algum desgaste, então mais vale meter novo...
 
Meti "stock".. as indicadas para o nosso 3 cilindros da Beru. E sim.. só gastei isso pq tenho descontos bons, não é pvp claro.

Abraço. (P.s. o oleo no continente está de novo com 50% de desconto, é de aproveitar para os oleos mais caros)
 
Back
Top