Oleo no minimo - Ajuda!

Boa tarde Pessoal,

Tenho um Ibiza FR 2.0 TDI 143cv com 14000 kms desde novembro do ano passado, quando estava a lavar o carro este fim de semana reparei e com o meu grande espanto que o nivel do oleo se encontrava no minimo dos minimos (mas ainda não acendeu a luz).

Fui a uma das oficinas da Seat que me informaram que era normal este tipo de motor gastar assim tanto oleo, e que normalmente gasta 1L a cada 30000 kms.

Sinceramente custa-me acreditar na vericidade desta informação... porque afinal o carro é novo e já gasta assim tanto oleo?

O que me dizem sobre isto?

Obrigado!
 
Ainda está em rodagem, agora ao principio é normal, depois melhora, mas não é muito lol

Tem uma coisa boa, não é preciso mudar o oleo, é só acrescentar :D
 
Acho um erro fazerem 30mil com o mesmo oleo.

As marcas aseguram a qualidade do mesmo mas eu não o fazia...

Cumprimentos
 
Acho um erro fazerem 30mil com o mesmo oleo.

As marcas aseguram a qualidade do mesmo mas eu não o fazia...

Cumprimentos
aguenta bem os anos em que o carro está na garantia... e nem em todos os casos isso acontece. depois de passar a garantia quem se fød€ é quem tem o carro :rir: isto dos 30.000km é muito bonito, mas se existir um carro a fazer mesmo os 30.000km por ano e apenas a mudar o óleo de 30.000km em 30.000km, isso é um crime que é feito à saúde do motor!
para mim, fosse qual fosse o carro, fosse qual fosse o óleo, com 14000km já tinha até passado o prazo da muda de óleo e filtro de óleo.


quanto ao tópico em si, é normal acontecer um motor novo gastar 1litro por cada 3000km. cyrus para teres uma noção, o manual de utilizador vw dos anos 90 dos 1.6D, 1.6GTD, 1.9D e 1.9TD dizia que era normal gastar 1 litro por cada 1000km. opa com 14000km estar no mínimo da vareta é gastar pouco mais de 1litro... espero que pelo menos já tenhas acrescentado...
 
Boa tarde Pessoal,

Tenho um Ibiza FR 2.0 TDI 143cv com 14000 kms desde novembro do ano passado, quando estava a lavar o carro este fim de semana reparei e com o meu grande espanto que o nivel do oleo se encontrava no minimo dos minimos (mas ainda não acendeu a luz).

Fui a uma das oficinas da Seat que me informaram que era normal este tipo de motor gastar assim tanto oleo, e que normalmente gasta 1L a cada 30000 kms.

Sinceramente custa-me acreditar na vericidade desta informação... porque afinal o carro é novo e já gasta assim tanto oleo?

O que me dizem sobre isto?

Obrigado!

Em principio é normal! A minha Maria tem um igual ao teu, com 17000 e também já gastou meia vareta. Em conversa com o comercial, visto que foi algo que me surpreendeu, é normal que bebam óleo, sendo que até à primeira revisão podem beber até 1lt, mais que isso é que já é necessário verificar se existe algum problema.
Mas que depois da da primeira revisão deverá consumir, as em menor quantidade, meia vareta, agora não sei se é verdade ou não, mas como podes reparar não és o único.

Espero ter ajudado.
 
No meu também me assustei, antes da prmeira revisão acendeu a luz do oleo, mas depois melhorou bastante, o motor é mais antigo que o teu, mas agora consome pouco entre cada muda, uso oleo para 15KKms mas mudo aos 10KKms e o motor já passou os 300000kms á uns anos lol
 
aguenta bem os anos em que o carro está na garantia... e nem em todos os casos isso acontece. depois de passar a garantia quem se fød€ é quem tem o carro :rir: isto dos 30.000km é muito bonito, mas se existir um carro a fazer mesmo os 30.000km por ano e apenas a mudar o óleo de 30.000km em 30.000km, isso é um crime que é feito à saúde do motor!
para mim, fosse qual fosse o carro, fosse qual fosse o óleo, com 14000km já tinha até passado o prazo da muda de óleo e filtro de óleo.

Os motores evoluiram, juntamente com os materiais utilizados e o mesmo aconteceu com os óleos.
Não se pode olhar para os óleos com as normas mais modernas e comparar com o banal 15w40 dos anos 90!
 
Os motores evoluiram, juntamente com os materiais utilizados e o mesmo aconteceu com os óleos.
Não se pode olhar para os óleos com as normas mais modernas e comparar com o banal 15w40 dos anos 90!

A marca também é importante! Não se pode comparar um óleo do Continente a um Castrol.
 
aguenta bem os anos em que o carro está na garantia... e nem em todos os casos isso acontece. depois de passar a garantia quem se fød€ é quem tem o carro :rir: isto dos 30.000km é muito bonito, mas se existir um carro a fazer mesmo os 30.000km por ano e apenas a mudar o óleo de 30.000km em 30.000km, isso é um crime que é feito à saúde do motor!
para mim, fosse qual fosse o carro, fosse qual fosse o óleo, com 14000km já tinha até passado o prazo da muda de óleo e filtro de óleo.


quanto ao tópico em si, é normal acontecer um motor novo gastar 1litro por cada 3000km. cyrus para teres uma noção, o manual de utilizador vw dos anos 90 dos 1.6D, 1.6GTD, 1.9D e 1.9TD dizia que era normal gastar 1 litro por cada 1000km. opa com 14000km estar no mínimo da vareta é gastar pouco mais de 1litro... espero que pelo menos já tenhas acrescentado...

Compreendo o que me diz, mas sinceramente também não vou esperar pelos 30000 kms para mudar o oleo, pelo que devo mudar la para os 25000 kms... ou mais cedo..

Fui à Seat onde comprei o carro e acrescentaram meio litro de oleo, pelo que na vareta agora encontra-se na medida "normal".

Mas por curiosidade até vou verificar o manual do carro e ver o que diz sobre o oleo..
 
Em principio é normal! A minha Maria tem um igual ao teu, com 17000 e também já gastou meia vareta. Em conversa com o comercial, visto que foi algo que me surpreendeu, é normal que bebam óleo, sendo que até à primeira revisão podem beber até 1lt, mais que isso é que já é necessário verificar se existe algum problema.
Mas que depois da da primeira revisão deverá consumir, as em menor quantidade, meia vareta, agora não sei se é verdade ou não, mas como podes reparar não és o único.

Espero ter ajudado.

Obrigado pelo comentário JFidalgo!

Sendo assim já fico mais descansado, até porque nunca tinha visto tal coisa... e uma vez que quando falei com a comercial que me vendeu o carro também não me parecia muito confiante nas palavras que me estava a dizer que "pensava" que era normal mas não tinha a completa certeza.

Esperemos que depois da primeira revisão isto melhore! Porque o oleo que aconselham para o carro é uma pipa de massa! 37 € + IVA por litro...
 
A ter em atenção que óleo desaparece não só pelo número de quilómetros, mas também devido ao que tem de lubrificar! um carro turbo consumo sempre óleo, pois existe sempre passagem desde inicio. Quanto maior o turbo, maior o consumo. Depois tem a haver com os percursos, forma de conduzir, entre outros!
 
Os motores evoluiram, juntamente com os materiais utilizados e o mesmo aconteceu com os óleos.
Não se pode olhar para os óleos com as normas mais modernas e comparar com o banal 15w40 dos anos 90!
além de ter em casa um carro com o "famoso" 15w40, também tenho outro que usa uma das "normas mais modernas" de óleo... falem o que falarem, mudas de óleo aos 15000km nunca! muito menos aos 30000, lol. quem quiser que o faça...
 
Obrigado pelo comentário JFidalgo!

Sendo assim já fico mais descansado, até porque nunca tinha visto tal coisa... e uma vez que quando falei com a comercial que me vendeu o carro também não me parecia muito confiante nas palavras que me estava a dizer que "pensava" que era normal mas não tinha a completa certeza.

Esperemos que depois da primeira revisão isto melhore! Porque o oleo que aconselham para o carro é uma pipa de massa! 37 € + IVA por litro...
37euros + IVA por litro na marca... não és obrigado a fazer revisões na marca para manteres a garantia...
 
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