Não me importo que o google saiba o que pesquiso, etc.. quando os dados são usados para melhorar o meu serviço com eles. Não me incomoda minimamente ter publicidade direccionada aos meus interesses que, diga-se, é extremamente não intrusiva, nem tão pouco reparo nela. Até porque posso não estar logado para usar os serviços do google (pesquisa, youtubes, etc). Quanto ao mail, não me incomoda minimamente. Coisas importantes trato-as pessoalmente ou por email da empresa. Agora o facebook usa o facto de ser o que é (rede social) para catalogar as pessoas, definir as mesmas automáticamente, permite analisar quase ao pormenor a vida de todos e co-relaciona automáticamente tudo o que se faz, comenta, gosta, etc, de modo a controlar (muito diferente do orientar publicidade do google). Ao menos no google os dados são para uso da própria empresa e não vendidos .. mas mais uma vez, o grande problema não é propriamente o facebook, mas as pessoas que lá colocam tudo e mais alguma coisa, tendo completamente perdido a noção de privacidade. Daqui a uns tempos vão pôr as mãos na cabeça.. Eu já vejo empresas que, a cada currículo recebido, o primeiro passo é investigar o facebook (há já empresas unicamente especializadas nisso) para avaliarem as pessoas em causa. uns comentários ou fotos mais "ao lado" e estamos marcados para a vida.. alguns já bateram com a cabeça.. mas isto só lá vai daqui a uns anos, quando os miúdos de hoje perceberem que o que colocaram no facebook lhes lixou parte da vida (para não dizer a vida)..